“INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE VÍDEOS:

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“INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE VÍDEOS: PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMETAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO NATAL “INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE VÍDEOS: ANALISANDO, PRODUZINDO E (RE)CONSTRUINDO O AUDIOVISUAL”

OBJETIVO * Promover a formação dos professores da rede municipal do Natal para o uso da linguagem audiovisual no processo ensino-aprendizagem, tanto no que se refere aos elementos que compõem essa linguagem, quanto as etapas de produção de vídeos.

JUSTIFICATIVA * As novas formas de se transmitir informações, a partir do surgimento das TIC’s, geram outras maneiras de se produzir o conhecimento e, conseqüentemente, aponta para a redefinição do papel reservado a escola no mundo contemporâneo. O trabalho a ser desenvolvido por esta instituição através de seus professores, precisa ser modificado. Nessa perspectiva, faz-se necessário, que o professor aprenda como ensinar a ver e seja capaz de criar estratégias que possibilitem aos seus alunos se apropriarem dos códigos específicos da linguagem audiovisual para ultrapassarem o patamar de meros consumidores de vídeos produzidos por terceiros.

- 16 horas/aula a distância para estudos individuais. CARGA HORÁRIA DO CURSO * 40 horas/aula: - 24 horas/aula presenciais, distribuídas no decorrer de 06 encontros de 04 horas/aula; - 16 horas/aula a distância para estudos individuais.

* 20 % de desistência – 32 concluíram; RESULTADOS ALCANÇADOS * Elaboração de pequenos roteiros que resultaram em produção de vídeos de 1-3 minutos; * Professores cursitas fazendo uso do material do curso em suas aulas com seus alunos; * 20 % de desistência – 32 concluíram; * 02 novas turmas para o próximo semestre do curso “Introdução à produção de vídeo” e 01 turma do “Curso avançado em produção de vídeo”, cujo trabalho final será um documentário sobre Dorian Grey, artista potiguar de renome nacional com fins didáticos.

PRÓXIMOS PASSOS * Os cursos serão ações permanentes do NTE – Natal com objetivo de preparar os professores para serem capazes de ler e produzir imagens, inclusive documentários sobre a cultura do RN; * Organização de uma base de pesquisa fundamentada na imagem enquanto elemento norteador de produção de conhecimento no Ensino Fundamental.

“A escola é o lugar onde os conhecimentos transmitidos são os valiosos que não são transmitidos no dia a dia. Conteúdos indispensáveis ao desenvolvimento da sociedade e que não são diluídos no dia a dia. (...) O papel do professor passa a ser de um formador e não mais de informador. As informações estão na Internet deserarquizadas”. Arnon Andrade

Multiplicadores: Elizete Vasconcelos Arantes Filha elizetearantes@gmail.com Maria de Lourdes Valentim Barbalho lourdes.valentim@natal.rn.gov.br (84) 3232 3397