Procura-se um engenheiro  Segundo um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI): Brasil tem hoje 6 engenheiros para cada 100 000 habitantes,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Cursos Profissionalizantes
FACULDADE METROPOLITANA
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
Encontro com Engenheiros três desafios para a engenharia nacional
Inovação e Criatividade
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Exigências das organizações na qualificação dos administradores
Universidade – Tecnologias – Articulação
Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Ensino Superior Maria Ieda Costa Diniz 08 de Outubro de 2010.
Gerência de Infra-Estrutura
Workshop GT-VII Expansão e diversificação Industrial
COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE
Um modelo Coreano de desenvolvimento baseado no conhecimento
Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2009.
O crescimento se mantém em 2008
Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Lívia Santos Coordenação Adjunta Instituto Capixaba de Ensino
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
PARCERIA TECNOLÓGICA UNIVERSIDADE - EMPRESA:
ENCONTRO TÉCNICO “ARTICULAÇÃO DA GRADUAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO” Brasília-DF, 01 de abril de 2008.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Dados sobre demanda de mão de obra no mercado de trabalho
Cursos de Graduação a Distância da UFSC
Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
Talentos para Inovação
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
Mapa Estratégico da Indústria
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Um Exemplo de COOPERAÇÃO entre Empresas Concorrentes
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Perspectivas da Indústria Brasileira
Carolina Oliveira Guilherme Barbosa Otávio Kaiser Renata Gonçalo Tábata Major Viviene Bauer.
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas,
Administração.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Objetivo Apresentar a metodologia implementada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA para capacitação na área de segurança dos profissionais.
Política Educacional Brasileira
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
II CONFERÊNCIA ESTADUAL ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS – APL’s Do RS.
Educação na sociedade da informação
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Vilmar Santos Nepomuceno. Roteiro Mercado Global Mercado Nacional Mercado Local Orientação a Objetos – Vilmar Santos.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Por quê Competitividade Industrial? Jorge Arbache Universidade de Brasília FIEMG - Lançamento do Plano de Competitividade Industrial de Minas Gerais, 2.
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
Seminário Caminhos para a Inovação 2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal EDUCAÇÃO BÁSICA & FORMAÇÃO.
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
C,T&I COMO ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO NO CENÁRIO INTERNACIONAL Ester Vilela de Andrade Gomide Coordenadora de Pesquisa Universidade Tiradentes - Sergipe.
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

Procura-se um engenheiro  Segundo um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI): Brasil tem hoje 6 engenheiros para cada habitantes, quando eles deveriam ser pelos menos 25 por habitantes para dar conta das vagas atualmente abertas.  Em 2006, estudantes brasileiros saíram da universidade diplomados em engenharia. A Coréia do Sul graduou A China despejou no mercado novos engenheiros VEJA 19 Dezembro Edição 2039

 20/08/2008  "A fraca educação e treinamento é talvez o maior peso para o crescimento do País", afirmou Flávio Castelo Branco, economista-chefe da Confederação Nacional da Indústria (CNI).  Brasil sofre com baixo número de engenheiros e empresas recorrem a profissionais estrangeiros. Secretário do MEC afirma: "enfrentamos um blecaute de trabalhadores”  Com a economia brasileira avançando ao ritmo mais rápido em décadas, a falta de engenheiros petrolíferos a eletricistas está abalando a competitividade do País e desacelerando o crescimento. Freio no crescimento - CNI

Procuram-se engenheiros 26/3/2008

“O número de doutores na área das engenharias é insuficiente para atender a demanda. O que formamos mal substitui as aposentadorias dos núcleos de pesquisa das universidades”, disse o presidente da Capes, Jorge Guimarães. Em 2005, o Brasil formou doutores em engenharias de um total de titulados no mesmo ano. Terá de formar pelo menos quatro mil em Segundo Guimarães, a velocidade do desenvolvimento de empresas e indústrias de um país depende da disponibilidade de engenheiros altamente qualificados. “Não temos falta de qualidade, mas de quantidade”, salientou. O País tem professores nas engenharias. São 139 cursos de doutorado, 98% dos quais em instituições públicas. “Há enorme demanda de pessoal qualificado nas áreas de energia, petróleo e gás, minas e metalurgia, automação industrial, bens de capital e muitas outras.” Doutores Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Pesquisa Oferta x Demanda ABINEE/RS  Avaliar a situação no estado  Suscitar a discussão  Motivar a indústria e instituições de ensino a liderar processo de melhoria da situação  Encaminhar ações

Empresas Participantes Full Gauge GLGlobusImobrásImplyIMSInovaIntralIriel Jobe Cabos Johson Controls LogmasterMagmattecMDIMennoNBN Nossa Ducha NovusParksRasatronicSolarisSpringerStampgrafStemacTeikonTeracomTothTrafoVenaxZPM ActiaAltusAZBCMCoesterCPDigiconDigistarDigitelDimelthoz Eliseu Kopp EloElsterEpcosExatron

Instituições de Ensino Participantes Centro Universitário FeevaleNovo Hamburgo Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC/RS)Porto Alegre Universidade de Caxias do Sul (UCS)Caxias do Sul Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)São Leopoldo Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) Porto Alegre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Porto Alegre Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Canoas

Instituições de Ensino Participantes Esc. Téc. Est. Frederico G. SchmidtSão Leopoldo Esc. Téc. Est. ParobéPorto Alegre Esc. Téc. Est. Monteiro Lobato (Cimol)Taquara Esc. Téc. Santo InácioPorto Alegre Faculdade de Tecnologia SENAI (FATEC)Porto Alegre Fund. Esc. Téc. Liberato Salzano V. da CunhaNovo Hamburgo SENAI – Ney Damasceno FerreiraGravataí SENAI – Nilo PeçanhaCaxias do Sul SENAI – Plínio Gilberto Kroeff (CETEMP)São Leopoldo SENAI – Visconde de MauáPorto Alegre

Participação de Empresas por Cidade

Tamanho Médio da Equipe Técnica Situação atual e projeção  Crescimento projetado até 2011 de 4,12 vezes em relação a 2006

Tamanho Médio da Equipe Técnica Situação atual e projeção  Crescimento projetado até 2011 de 3,1 vezes em relação a 2006

Tamanho Médio da Equipe Técnica Situação atual e projeção  Crescimento projetado até 2011 de 3,25 vezes em relação a 2006

Previsão de Formandos

Previsão de Contratações

Relação Oferta x Demanda Note-se que a comparação direta não é válida pois não foi pesquisado o universo das empresas. No entanto observa- se que as relações entre oferta e demanda são diferentes para cada tipo de profissional

Observações Relevantes  Os dados apresentados nesta pesquisa não representam a totalidade do setor. Estão computadas as expectativas apenas das:  Empresas filiadas à ABINEE que responderam a pesquisa  Instituições de Ensino de maior representatividade da região metropolitana de Porto Alegre e Caxias do Sul (região que compõem o APL Eletroeletrônico – Automação e Controle)

Observações Relevantes oEngenharia Elétrica/Eletrônica oEngenheiro de Software, compreendendo os cursos: oEngenharia da Computação oCiências da Computação oTécnico de Nível Médio do Setor Eletroeletrônico

oSegundo a CaixaRS, em uma pesquisa realizada junto a 4 grandes empresas de TIC (HP, DELL, SAP e SOFTEK), há um prognóstico de contratações de profissionais por ano, para cada uma destas empresas, nos próximos 3 anos, o que dá uma idéia da demanda de profissionais de TIC no estado do Rio Grande do Sul. oExistem ainda os profissionais contratados pelas Estatais, por Instituições de Ensino, Empresas de Software e Outros Setores da Indústria além do Eletroeletrônico, não contemplados nesta pesquisa. oAs principais dificuldades apresentadas pelas empresas na pesquisa dizem respeito a falta de experiência e qualificação dos candidatos. Observações Relevantes

oOs números referentes às demandas representam a expectativa de contratações por parte das empresas, com base na previsão de aumento da produção, planejamento de expansão das empresas e outros fatores associados, que podem variar conforme o panorama econômico. oOs n ú meros referentes à s ofertas representam a expectativa de formandos das Institui ç ões de Ensino, com base no n ú mero de alunos matriculados e nas estat í sticas de conclusões de cada curso. oO setor eletroeletrônico reclama da escassez de mão-de-obra dispon í vel para contrata ç ão.

Observações Relevantes oAs empresas que têm atividade econômica distinta da atividade predominante da região possuem uma dificuldade na contratação de mão-de-obra, já que as instituições de ensino procuram formar profissionais relacionados com a atividade predominante da região onde estão situadas.

oO custo/benefício de investir tempo e dinheiro na capacitação de um profissional ou pagar salários mais altos e ter, em curto prazo de tempo, um profissional melhor preparado é um dos dilemas das empresas, já que esta prática pode se tornar uma ameaça para a própria empresa. oNa medida em que a empresa capacita o seu funcionário, abre espaço para que este seja sondado e contratado por outras empresas, dispostas a pagar salários mais altos por um profissional já capacitado (caso das multinacionais demandantes de MO pronta). Observações Relevantes

 Como a indústria do estado pode ajudar no processo?  Nossa indústria está dando a prioridade adequada ao problema ?  As instituições de ensino tem capacidade instalada para prover a demanda?  Este cenário é conhecido pelos futuros engenheiros?  Quais os novos recursos para formação de RH existem ? O que fazer ?

Posição CNI oAtuar na formação de mão-de-obra de nível superior buscando uma maior integração universidade-empresa que possibilite a redefinição do sistema de ensino, de modo a atender as necessidades geradas nas atividades econômicas é uma das sugestões da CNI (Confederação Nacional da Indústria) para reduzir a distância entre a formação de Capital Humano e as demandas das empresas.

Futuro oEstima-se que nos pr ó ximos 20 anos, nos pa í ses desenvolvidos, 80% dos empregos a serem oferecidos sejam “ cerebrais ” e apenas 20%, bra ç ais, gerando uma demanda crescente pelos processos de educa ç ão continuada, que serão passaportes para a empregabilidade. 80% 20%

Muito Obrigado! (51)