Texto 1 Imagine que, ao navegar em uma página da internet especializada em orientação vocacional, você encontra um fórum criado por concluintes do Ensino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Reorientação curricular
Programa aluno pesquisador
Você é um professor digital?
Modalidades discursivas e Gêneros textuais
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Unicamp 2012 – Prova de Redação
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
TECNOLOGIA DE EDUCAÇÃO
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Tutorial da Plataforma MOODLE
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Metodologia Científica
Comunicação Digital // ESPM-Rio Klaus Denecke-Rabello
ALEXANDRA ALINE VERA.
Requisitos de Hardware e Software Conhecimentos Básicos Acesso ao EaD
O Uso Pedagógico do Blog
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
seminário: redes sociais, os professores e o ensino
Inovação no uso da internet na educação Sr.(a) Prefeito(a)
Vetores Imagine que você tem que receber o nome e a nota de 50 alunos de uma escola, e depois listar o nome de cada um e a média final de cada aluno e.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ACESSA ESCOLA PARA APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CURRÍCULO+ NAS ESCOLAS.
Gêneros textuais diversos
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Gêneros textuais diversos
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Desafio virtual Descubra se você está on-line ou off-line quando o assunto é internet Entrar Conte os acertos!
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 11) Prof. Alessandro Bernardo.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
13 Liderança nos Grupos - Atividades
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
CURSO - LIVRO DIGITAL.
CIRCUITO CÂMERA COTIDIANA CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE MULTIPLICADORES - julho/agosto 2013 A cada ano, uma equipe de 15 Multiplicadores passa por um curso.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
DANIELA DELAVECHIA CAÇADOR INTRODUÇÃO O USO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TANTO PARA ALUNOS, QUANTO PARA PROFESSORES TEM POR OBJETIVO.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
O computador como Meio e como Fim...
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
SALA DE TECNOLOGIA DA EEB PROF. LAÉRCIO CALDEIRA DE ANDRADA Vania Beatriz Rossato – Resp. Sala de TI Benicia Maria Ternus - Diretora MEIO DE COMUNICAÇÃO.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Novo e-proinfo Página inicial.
Transcrição da apresentação:

Texto 1 Imagine que, ao navegar em uma página da internet especializada em orientação vocacional, você encontra um fórum criado por concluintes do Ensino Médio para discutir o que leva uma pessoa a investir na profissão de cientista. Um dos participantes do fórum, que se autonomeia Estudante Paulista, postou o gráfico reproduzido abaixo e escreveu o seguinte comentário: Às 15h42, Estudante Paulista escreveu: Vejam este gráfico! Ele mostra o resultado de uma pesquisa sobre o interesse de estudantes de vários lugares do mundo pela carreira científica. Vocês não acham que essa pesquisa reflete muito bem a realidade? Eu, por exemplo, sempre morei em São Paulo e nunca pensei em ser cientista!

Você decide, então, participar da discussão, postando um comentário sobre a mesma pesquisa, em resposta à pessoa que assina como Estudante Paulista. No comentário, você deverá: • fazer uma análise do gráfico, sugerindo o que pode ser concluído a partir dos resultados da pesquisa; • posicionar-se frente à opinião do Estudante Paulista, levando em conta a análise que você fez do gráfico.

Respostas de estudantes de vários países à pergunta “Gostaria de ser cientista?”, apresentadas em escala de 1 a 4. Quanto maior o número, maior a quantidade de respostas positivas. Em destaque, os índices dos municípios brasileiros de Tangará da Serra (MT) e São Caetano do Sul (SP). (Adaptado de Ciência Hoje, n. 282, vol. 47, jun. 2011, p. 59.)

Texto 2 Coloque-se no lugar dos estudantes de uma escola que passou a monitorar as páginas de seus alunos em redes sociais da internet (como o Orkut, o Facebook e o Twitter), após um evento similar aos relatados na matéria reproduzida abaixo. Em função da polêmica provocada pelo monitoramento, você resolve escrever um manifesto e recebe o apoio de vários colegas. Juntos, decidem lê-lo na próxima reunião de pais e professores com a direção da escola. Nesse manifesto, a ser redigido na modalidade oral formal, você deverá necessariamente: • explicitar o evento que motivou a direção da escola a fazer o monitoramento; • declarar e sustentar o que você e seus colegas defendem, convocando pais, professores e alunos a agir em conformidade com o proposto no documento.

Texto 3 Imagine-se na posição de um leigo em informática que, ao ler a matéria Cabeça nas nuvens, reproduzida abaixo, decide buscar informações sobre o que chamam de computação em nuvem. Após conversar com usuários de computador e ler vários textos sobre o assunto (alguns dos quais reproduzidos abaixo em I, II e III), você conclui que o conceito é pouco conhecido e resolve elaborar um verbete para explicá-lo. Nesse verbete, que será publicado em uma enciclopédia on-line destinada a pessoas que não são especializadas em informática, você deverá: • definir computação em nuvem, fornecendo dois exemplos para mostrar que ela já está presente em atividades realizadas cotidianamente pela maioria dos usuários de computador; • apresentar uma vantagem e uma desvantagem que a aplicação da computação em nuvem poderá ter em um futuro próximo.

Cabeça nas nuvens Quando foi convidado para participar da feira de educação da Microsoft, Diogo Machado já sabia que projeto desenvolver. O estagiário de informática da Escola Estadual Professor Francisco Coelho Ávila Júnior, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), estava cansado de ouvir reclamações de alunos que perdiam arquivos no computador. Decidiu criar um sistema para salvar trabalhos na própria internet, como ele já fazia com seus códigos de programação. Dessa forma, se o computador desse pau, o conteúdo ficaria seguro e poderia ser acessado de qualquer máquina. A ideia do recém-formado técnico em informática se baseava em clouding computing (ou computação em nuvem), tecnologia que é a aposta de gigantes como Apple e Google para o armazenamento de dados no futuro. Em três meses, Diogo desenvolveu o Escola na nuvem (escolananuvem.com.br), um portal em que estudantes e professores se cadastram e podem armazenar e trocar conteúdos, como o trabalho de matemática ou os tópicos da aula anterior. As informações ficam em um disco virtual, sempre disponíveis para consulta via web. (Extraído de Galileu, no. 241, ago. 2011, São Paulo: Editora Globo, p. 79.)