A ATUAÇÃO DA EGAP/FUNDAP NA FORMAÇÃO DE TUTORES E A CUSTOMIZAÇÃO DE CURSOS ONLINE. Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP Escola de Governo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Plano de Aula LUIZ AGNER COMUNICAÇÃO IMPRESSA E DIGITAL
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
MISSÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA AVALIATIVA III Congresso Internacional em Avaliação Educacional Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica.
Pontifícia Universidade Católica
Universidade de Aveiro
Desafios e oportunidades do EAD
Contexto de Educação a Distância
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Estratégias de atuação da FNQ
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Curso de Capacitação Docente
Universidade Agostinho Neto
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Curso de Docência Universitária
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Escolhendo o nosso Futuro
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Desafios do Design Instrucional na Educação Corporativa
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Promovendo Soluções Sociais
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
International Seminar on Distance Learning Escola Nacional de Administração Pública – ENAP Brasilia, June 18-20, 2007 Local: Auditorium of ENAP Profa.
Programa UNIVESP Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Ensino Superior Agrega as universidades estaduais, Fundação Padre.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Capacitação de Professores Daniela Lopes Soluções Pearson.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
Formação de Tutores a Distância
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Laboratório de Ensino a Distância
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Papel do Tutor em EAD.
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES

Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 03/12/2010.
Transcrição da apresentação:

A ATUAÇÃO DA EGAP/FUNDAP NA FORMAÇÃO DE TUTORES E A CUSTOMIZAÇÃO DE CURSOS ONLINE. Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP Escola de Governo e Administrativa - Egap

Destacamos o curso de Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG; Principal característica em relação ao PDG é a observância criteriosa em sua customização à cada específica área para qual ele será ofertado.

Como essa customização foi idealizada? Criação de um Design Educacional específico para cada curso. O curso ofertado é realizado em três etapas distintas, que em seu conjunto constitui um curso único.

Estrutura desenvolvida: a. Auxiliar o especialista a interar-se de campo de saber específico do curso, como por exemplo: Saúde, Educação, Sustentabilidade; b. Capacitação do tutor como gerenciador do AVA, tutoria e validação de atividades; c. Acompanhamento e análise permanente do ambiente do aluno para eventuais correções a serem desenvolvidas diretamente no curso em andamento ou em edição futuras.

a.Auxiliar o especialista a interar-se de campo de saber específico do curso, como por exemplo: Saúde, Educação, Sustentabilidade: O trabalho dos especialistas atuantes no Programa de Desenvolvimento Administrativo – PDG é desenvolvido a partir do trabalho realizado em conjunto com especialistas atuantes nas áreas Gerenciais das Secretarias Estaduais envolvidas no Projeto.

Ambiente destinado aos especialistas para desenvolvimento de conteúdo e atividades.

Principal característica apresentada: Gerenciamento de informações.

Cronograma: Orienta os especialistas quanto ao tempo desenvolvimento dos trabalhos a ser realizados pelos especialistas

b. Capacitação do tutor: Como gerenciador do AVA, tutoria e validação de atividades; Os saberes são compartilhados – especialistas das áreas; Específicas para as quais os cursos são direcionados atuam em conjunto com os especialistas que desenvolvem o Programa de Desenvolvimento Gerencial

c. Acompanhamento e análise permanente do ambiente do aluno para eventuais correções a serem desenvolvidas diretamente no curso em andamento ou em edição futuras

Métodos: Pesquisa-ação e o conceito estrutural da Community of Inquiry, ou Comunidade de questionamentos compostos por: a. Presença Cognitiva – Exploração, Integração e Resolução; b. Presença Social – Afetividade; Comunicação aberta; Coesão do Grupo ; c. Presença de Ensino - Desenho e organização, Facilitação de Discurso, Direção Instrucional

Andrea Corrêa Silva Mestre em Gerenciamento de sistemas de informação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; Mestranda em Design pelo Centro Universitário Senac/SP Técnica em desenvolvimento organizacional da Fundação do Desenvolvimento Administrativo atuando na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional. Principais áreas de pesquisa: e-learning, interoperabilidade, ambientes virtuais 3d, design instrucional e design de hipermídia.

Ana Sílvia Montrezol Antunes Mestre em Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem pela Universidade Pontifícia Católica de São Paulo – PUC/SP; Especialista em administração de Recursos Humanos pela Faculdades Universidades Unidas – FMU/SP; Membro da equipe de Especialista em Desenvolvimento Tecnológico: Área de Concentração – Gestão de Projetos Educacionais Diretoria de Formação da Escola de Governo e administração Pública Da Fundap

Flávio Roberto Bueno de Camargo Pós Graduando em Desgin Instrucional pelo Centro Universitário Senac Bacharel em Design Digital com ênfase em Design Gráfico pelo Centro Universitário FIEO Consultor da Fundação do Desenvolvimento Administrativo de São Paulo e do Centro Universitário FIEO. Atua na gestão de ambientes de educação a distância, customização de cursos e temas no moodle para melhor atender as diferentes metodologias adotadas e criação de cursos de educação a distância utilizando serviços da web 2.0.