Instituto de Ciências da Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Políticas Públicas de Esporte e Lazer
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO Promovendo Envelhecimento Saudável
O Professor de Educação Física e os
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
MISSÃO: formar professores de educação física
Teatro na Escola Jussara L. de Andrade.
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica
SÉCULO XX.
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Programa Segundo Tempo: Esporte e Cidadania na Universidade
BragAtiva – Pratica Desporto
Educação Física Perfil do Egresso Objetivos do Curso Objetivo Geral
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
10 na Bola 10 na Escola “Nenhum país é melhor que seu povo.”
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
TURNO INTEGRAL MARISTA
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
PROGRAMA FORMANDO CRIANÇAS PARA O FUTURO
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Componentes Ellen Gabriela RA: Gleide Almeida RA: Kamilla Dares RA: Maria Alves RA:
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC Núcleo de Gestão Pública Núcleo de Arte e cultura Núcleo de Educação Básica Núcleo de Ciências e.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Docência universitária: repensando a aula
A importância do Programa Vida Ativa
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
IMPLANTADO EM 01 JULHO DE 2006 NA EMPRESA SINTETIC BOOL ATRAVÉS DE UMA PARCEIRA COM O PROESPUFMG, SENDO QUE A EMPRESA ESTÁ NA ÁREA ESPORTIVA E SOCIAL.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Instituto de Ciências da Saúde Curso de Educação Física A EXTENSÃO E A PESQUISA NA EDUCAÇÃO FÍSICA Coordenador do Curso de Educação Física: Teobaldo Kruse da Costa Professores da Extensão: Francisco Carlos Lemes de Menezes Gustavo Roese Sanfelice Marcelo Silva da Silva Ricardo Reuter Pereira

PROGRAMA QVT NA FEEVALE Objetivos Desenvolver ações de Promoção da Saúde e Qualidade de vida junto à comunidade interna da Feevale. Desenvolver ações integradas com o Ensino, Extensão e Pesquisa; Permitir a integração da comunidade interna da Feevale através da promoção e da atenção integral à saúde;    

PROGRAMA QVT FEEVALE Objetivos Promover a multi, inter e transdisciplinaridade entre os diversos cursos e institutos (intra e entre cursos e institutos); Promover e integrar a prática como um espaço para a pesquisa; Atender as demandas dos colaboradores no que diz respeito ao PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) e dos indicadores de satisfação identificados pelo setor de Recursos Humanos.

PROGRAMA QVT FEEVALE COORDENADORES DO PROGRAMA Francisco Carlos Lemes de Menezes franciscoclm@feevale.br Fone: 586-8800 – ramal 7129 Jacinta Sidegum Renner jacinta@qualivida.com Atendimento de 2ªa 6ª feira pela tarde. Campus I - Sala 05 / 4º Andar.

PROJETO GINÁSTICA LABORAL Objetivos Promover a saúde e a qualidade de vida no trabalho; Prevenir e amenizar os efeitos do trabalho sobre os indivíduos, principalmente no que se refere aos Distúrbios Ósteo-musculares Relacionados ao Trabalho (DORT) ; Produzir conhecimentos sobre a Ginástica Laboral e sua contribuição para os indivíduos; Contribuir para o aumento do grau de satisfação junto à Instituição; Despertar o interesse por um estilo de vida sadio e ativo;

PROJETO GINÁSTICA LABORAL Objetivos Propiciar uma maior consciência corporal; Melhorar o relacionamento interpessoal; Criar um espaço de pesquisa e estudo para que os acadêmicos de educação física possam vivenciar a prática além da sala de aula. Coordenadora: Profª Magale Konrath Contato: magalek@feevale.br

PROGRAMA CRIANÇAS DE CANUDOS OBJETIVO Possibilitar espaços educativos não-escolares, que contribuam para a permanência na escola, para a aprendizagem nas diferentes áreas de intervenção e para a construção da cidadania das crianças e jovens de Canudos, através de um trabalho sistemático de atividades recreativas, desportivas, pedagógicas, culturais e de programas de saúde e de geração de renda. 

PROGRAMA CRIANÇAS DE CANUDOS O projeto atende crianças de 4 a 16 anos, no bairro Canudos na Cidade de Novo Hamburgo/RS, integrando ações solidárias em parcerias com cursos da Instituição e da Comunidade, tanto formal como não formal. São ofertadas para as crianças as modalidades de Atletismo, Capoeira, Dança, Futebol, Voleibol, Recreação, Judô de segunda a sexta.

PROGRAMA CRIANÇAS DE CANUDOS COORDENADOR DO PROGRAMA Gustavo Roese Sanfelice sanfeliceg@feevale.br - ramal 7129 Atendimento de 2ªa 6ª feira pela tarde. Campus I - Sala 05 / 4º Andar

PROGRAMA DA 3ª IDADE Objetivos Promover a integração entre a população idosa da região e a comunidade acadêmica, visando a formação dos indivíduos, a produção do conhecimento e a promoção da qualidade de vida. Através do desenvolvimento de ações que promovam a saúde, a cultura, as artes e a educação; Oferecer atividades que colaborem para a busca constante do conhecimento, para a autonomia,para a independência e para a qualidade de vida; Proporcionar momentos de integração geracionais; Oportunizar à comunidade acadêmica um espaço para estudo, pesquisa e prática.

PROGRAMA DA 3ª IDADE Informações 586-8800 ramal 7127 Email 3idade@feevale.br. Horário de contato: 2ª e 6ª - 13h30min 17h30min;3ª, 4ª e 5ª 8h-12h e 13h30min até 17h30min; 

PROGRAMA DA 3ª IDADE PROJETOS: Hidroginástica, Caminhada Orientada,  Ginástica na Terceira Idade (Lares Santa Ana e São Vicente), Fonoaudiologia nos Lares, Homeopoesia, Teatro, Coral, Informática e Proeja.

Projeto de Extensão "Ginástica na Terceira Idade" Objetivo Desenvolver atividades físicas e recreativas lúdicas junto aos asilados, considerando a rotina de vida do idoso e suas necessidades funcionais. Obter o auxilio e construção do conhecimento dos acadêmicos de Educação Física numa participação intergeracional. Motivar a procura por leituras, cursos e reflexões na área gerontológica, capacitando-os para o trabalho com o idoso asilado.

Projeto de Extensão "Ginástica na Terceira Idade" Coordenador: Prof. Juarez Antonio Stürmer e-mail: juarezs@feevale.br Realização nas terças e sextas-feiras: Lar Santa Ana: Rua Gomes Portinho, 1598 – Jardim Mauá – NH Das 14h30min ás 15h45mim. Lar São Vicente de Paula: Rua Barão de Cambaí, 200 - Bairro Primavera – NH Das 16 ás 17 horas.

HIDROGINÁSTICA PARA TERCEIRA IDADE Objetivos Proporcionar a interrelação social entre o acadêmico do Curso de Educação Física e a comunidade, considerando o desenvolvimento das disciplina disciplinas de natação I e II e o Programa de Terceira Idade do Centro Universitário Feevale; Desenvolver com o idoso um trabalho interdisciplinar pela prática de exercícios no meio aquático; Enfatizar a importância do exercício físico e sua necessidade de aplicação e adaptação promovendo o também exercício da cidadania e integração social.

HIDROGINÁSTICA PARA TERCEIRA IDADE Horários

HIDROGINÁSTICA PARA TERCEIRA IDADE Coordenadora Profª Anna Regina Grings Contato: 81180282 e-mail: annab@feevale.br

PROGRAMA EQUIPES UNIVERSITÁRIAS  Projeto Esporte Universitário Objetivo  Organizar e treinar as equipes da Feevale nas modalidades de Volibol, Basquete, Futebol de Campo e Handebol com o objetivo de participar dos eventos esportivos promovidos pelas Instituições de Ensino Superior e pela CBDU. Coordenador Prof. Renato Arena Contato: email renatoa@feevale.br Fone: 98095690 

LEAFEES – Laboratório de Estudos da Atividade Física, do Exercício e dos esportes Objetivo Realizar avaliações na área da fisiologia do exercício e da cineantropometria, de forma a atender as necessidades acadêmicas, dos projetos de extensão, dos projetos de pesquisa, bem como o atendimento à comunidade em geral. Meta: permitir ao acadêmico uma experiência teórico-prática nas áreas de atuação do laboratório, apoiando projetos de extensão e pesquisa.

LEAFEES – Laboratório de Estudos da Atividade Física, do Exercício e dos esportes Projetos atendidos pelo laboratório: Reabilitação Pulmonar (DPOC), Musculação para 3ª idade, Farmácia escola, Pesquisa em obesidade, Ansiedade e rendimento físico, Escola de Aplicação, Avaliação equipe handebol da Sociedade Ginástica de NH, Avaliação do Esporte Clube 15 de NH, etc. Serviços prestados: Avaliação ergoespirométrica e avaliação da composição corporal.

LEAFEES – Laboratório de Estudos da Atividade Física, do Exercício e dos esportes Localização: Escola de Educação Física, subsolo do Campus I. Horário de funcionamento: de segunda à sábado Coordenador: Prof. Otávio A. Bertoletti bertoletti@feevale.br Fone: 586-8800 ramal: 7133

LEAFEES – Laboratório de Estudos da Atividade Física, do Exercício e dos esportes Projeto - Reabilitação pulmonar para portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) Objetivo: Reabilitar, através de abordagem interdisciplinar (pacientes portadores de tal enfermidade, permitindo o envolvimento teórico-prático e científico dos acadêmicos de diversos cursos da Feevale. Cursos envolvidos: Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição.  

LEAFEES – Laboratório de Estudos da Atividade Física, do Exercício e dos esportes Local de realização: Laboratório de Estudo das Atividades Físicas, do Exercício e dos Esportes (LEAFEES) e sala de musculação, localizados no Campus I. Horário: segundas, quartas e sextas-feiras das 9h às 11h30min. Coordenador: Prof. Dr. Paulo José Z. Teixeira                         paulojzt@feevale.br

Projeto - Atividades Aquáticas, Esportes e Lutas para PNEs: “Atividades Físicas e Esporte Inclusivo” Oferecer práticas esportivas e de lazer para Pessoas com Necessidades Especiais de Novo Hamburgo e Região, proporcionando melhoria da Qualidade de Vida, lazer e integração. Realizar atividades de Formação envolvendo Acadêmicos do Centro Universitário Feevale e Educadores/Educadoras que já atuem em Escolas de Educação Básica onde se encontram alunos de inclusão.

Projeto - Atividades Aquáticas, Esportes e Lutas para PNEs: “Atividades Físicas e Esporte Inclusivo” Possibilitar a Integração entre diferentes grupos de PNEs; Oferecer a prática de diferentes esportes adaptados à realidade do público desse projeto; Oferecer a possibilidade de treinamento em algumas modalidades esportivas para PNEs; Oferecer a vivência de diferentes modalidades esportivas como forma de Lazer e melhoria da Qualidade de Vida para PNEs; Realizar atividades de Formação com Educadores e Educadoras de Escolas de Educação Básica sobre a Temática da Inclusão; Possibilitar a acadêmicos do Centro Universitário Feevale vivências prático/reflexivas sobre a inclusão de PNEs através do Esporte; Possibilitar para o Curso de Educação Física e demais Cursos do ICS um campo novo de estudo/pesquisa e produção do conhecimento.

Coordenador Prof. Marcelo Silva da Silva Projeto - Atividades Aquáticas, Esportes e Lutas para PNEs: “Atividades Físicas e Esporte Inclusivo” Coordenador Prof. Marcelo Silva da Silva Contato: marceloss@feevale.br Fone: 92311755

ESCOLA DE APLICAÇÃO CURRÍCULO AMPLIADO O projeto visa à integração de diferentes práticas docentes envolvendo todos os níveis de ensino do Centro Universitário Feevale  oportunizando a construção de novos saberes, a reflexão das relações teórico-práticas  Objetivos Implementar a inovação pedagógica através da integração das diferentes práticas docentes envolvendo todos os níveis de ensino do Centro Universitário Feevale,  oportunizando a construção de novos saberes e  realização de relação teórico-prática;

ESCOLA DE APLICAÇÃO CURRÍCULO AMPLIADO Possibilitar a pesquisa acadêmico-científica no processo de formação educativa nos diferentes segmentos da comunidade escolar; Contribuir com o desenvolvimento regional através da democratização dos saberes produzidos em educação;  Propiciar diferentes vivências no espaço escolar aos alunos da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação, bem como aos acadêmicos e docentes da Feevale; Oportunizar a autonomia através da possibilidade de escolha pelo aluno, de componentes curriculares opcionais, levando a construção de um currículo personalizado. 

ESCOLA DE APLICAÇÃO CURRÍCULO AMPLIADO ATIVIDADE DE GINÁSTICA E LUTAS Possibilitar ao acadêmico a aproximação com o ato pedagógico privilegiando a construção do conhecimento e a aproximação da relação teoria e prática. Permitir ações na interface com o ensino e a pesquisa Promover ações para a promoção da saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes, através de vivências diferenciadas no ambiente escolar para os alunos da Escola de Aplicação Feevale, a partir da participação de acadêmicos da Escola de Educação Física e Docentes da Feevale. juarezs@feevale.br – 99886803 - Ginástica olímpica ricardorp@feevale.br – 91055858 - Lutas COORDENAÇÃO: Profª. Denise Inazacki Rangel - ramal: 7141 email: deniseperusso@feevale.br 

Serviços para a Comunidade MUSCULAÇÃO   Proporcionar a prática de exercícios físicos resistidos (musculação), bem como atividades aeróbias, para a melhoria do condicionamento físico do indivíduo, um envolvimento confortável e produtivo nas  suas atividades diárias e promoção da saúde, através de orientações na musculação.   HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:   Segundas,quartas e sextas: das 14h30min às 19h30min   Terças e quintas: das 11hs às 13hs                              14h30min às 20h30min   Sábados: das 8h30min às 13h30min

Serviços para a Comunidade PROJETOS QUE UTILIZAM A SALA DE  DE MUSCULAÇÃO: DPOC, Musculação para a Terceira Idade.   COORDENAÇÃO:   Prof. Jonas Ronaldo de Mello  CONTATOS:   586 8800 - ramal 7123   jonasm@feevale.br

Serviços para a Comunidade NATAÇÃO ADULTOS Proporcionar aos alunos elementos básicos do processo de ensino-aprendizagem da natação, para melhoria da qualidade de vida, bem estar e saúde em geral, através de vivências no meio líquido, considerando as capacidades e habilidades físicas individuais (dificuldades e potencialidades).

Serviços para a Comunidade NATAÇÃO INFANTIL Proporcionar aos alunos a adaptação ao meio líquido, e demais etapas do processo de ensino-aprendizagem da natação, buscando estratégias lúdico recreativas para que o mesmo vivencie os movimentos dos estilos de nado.

Serviços para a Comunidade Contatos na recepção da piscina. Fone: 586-8800 Ramal 7137 Profª Ana Grings Barcelos Prof. Marcelo Farias Prof. Dilson Lopez Prof. Fabiano Pilar

GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE Ementa Estuda as questões inerentes ao corpo, analisa as implicações do movimento humano e suas possibilidades de prevenção, manutenção e reabilitação, relacionando-as à educação para a saúde e ao comportamento dos indivíduos. Líder do Grupo: Prof. João Carlos Jaccottet Piccoli jebpiccoli@brturbo.com.br E-mail do grupo: grupocorpo@feevale.br    Fone: 586-8800 Ramal 8941 

GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE LINHAS DE PESQUISA: FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE Ementa Propõe a articulação da pesquisa nas diferentes formações profissionais na área da saúde visando às especificidades do licenciado e do bacharel.

GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA: SAÚDE E PERFORMANCE Ementa Propõe a realização de projetos de investigação que possibilitem a prevenção, a reabilitação e a manutenção da saúde de indivíduos da região do Vale do Sinos e adjacências.

GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE GESTÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO MOVIMENTO HUMANO Ementa Estuda a gestão, mídia e a comunicação nas diferentes manifestações culturais do movimento humano no cotidiano da população regional.

GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE Projeto - A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL Prof. Drª Maria Teresa Cauduro Centro Universitário Feevale NH/RS Brasil maite@feevale.br Este projeto tem a finalidade, analisar e refletir sobre experiências realizadas pelo Curso de Educação Física do Centro Universitário Feevale/NH/BR. São projetos desenvolvidos na extensão do referido curso, que tem como objetivo gerar uma contribuição para o ensino-pesquisa–extensão, direcionados para a formação profissional.

GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE Projeto - O HIV/Aids NA PERSPECTIVA COGNITIVA DOS PARTICIPANTES DOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA DA TERCEIRA IDADE DO VALE DO  SINOS  Identificar o nível de conhecimento sobre HIV/Aids dos participantes dos grupos de convivência das cidades do Vale do Sinos. Lider do Projeto: Alexandre Ramos Lazzarotto e-mail: alazzar@terra.com.br  Encontros:Quintas-feiras às 17h15min na sala de pesquisa do grupo Corpo, Movimento Humano e Saúde.

GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE Projeto - Nível de atividade física da população de cidades selecionadas no Vale dos Sinos, RS Lider do Projeto: Prof. João Carlos Jaccottet Piccoli Email: joaopiccoli@feevale.br O projeto visa determinar o nível de atividade física de acordo com o sexo, a idade e o nível sócio-econômico da população dos municípios de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapiranga pertencentes ao Vale dos Sinos.

GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE Projeto - Envelhecimento bem-sucedido e qualidade de vida na prática de atividades físicas. Lider: Geraldine Alves dos Santos - geraldinesantos@feevale.br Avaliar a qualidade de vida dos idosos que participam das atividades do Programa da Terceira Idade do Centro Universitário FEEVALE; Identificar se existem diferenças significativas em relação ao período de permanência no programa; Analisar se existe influência do tipo de atividades realizadas na qualidade de vida; Comparar a avaliação da qualidade de vida em relação à faixa etária e ao gênero.

GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE Projeto - A prática da atividade física e a sua relação com variáveis antropométricas, de composição corporal, de saúde nutricional e mental de indivíduos selecionados na Região do Vale dos Sinos, RS Lider: Prof. JOÃO CARLOS JACCOTTET PICCOLI - joaopiccoli@feevale.br

GRUPO DE PESQUISA CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE Projeto - Impacto de um programa de reabilitação pulmonar na interação de pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) Lider: Prof. Paulo Zimermann Contato: Prof. Otávio A. Bertoletti - bertoletti@feevale.br

DA – ESEF Gestão 2004/ 2005  Objetivo: Representar a comunidade acadêmica do curso de Educação Física (noturno, diurno e FISEM) perante a Instituição. Organizar eventos culturais e atividades de confraternização que envolva os acadêmicos e professores, priorizando o bem estar e o otimizando o desenvolvimento integral do curso. Comercializar diversos artigos, principalmente de vestuário, relativos ao curso.  Horário de Funcionamento:  segunda a sexta 19:00 hs até 19:30 hs                                                                                  20:45 hs até 21:00 hs Contato: daesef@hotmail.com