Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.

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Transcrição da apresentação:

Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana Filipa Lopes| Filipe Silva Dia aberto ao Conhecimento Superior

Enquadramento Teórico Educação e Sociedade Educação formal/não- formal Psicologia e desenvolvimento Orientação Vocacional Quadro Legal (SPO)

Metodologia Investigação Qualitativa Observação não- participante Notas de Campo Entrevista Exploratória Semi-directa, aberta Análise de Conteúdo Análise SWOT

Análise Swot Strenghts (Forças)Weaknesses (Fraquesas)  Estrutura escolar  Sucesso escolar: bons resultados dos alunos  Pouco abandono escolar  Poucos problemas disciplinares  Local seguro  Os alunos têm acesso a diversos recursos  Direcção activa no sucesso escolar  Horários Flexíveis  Salas de Estudo de diferentes disciplinas  Jornal online  Aulas de 90 minutos  Excesso de alunos por turma  Disciplinas com horários reduzidos (História)  Os professores não conseguem conhecer todos os alunos (educação individualizada)  Desmotivação por parte dos professores  Dificuldade em desenvolver projectos  Pouco interesse dos alunos (empenho) Opportunities - (Oportunidades) Threats (Ameaças)  Localização e acessibilidade  Fazem campanhas de solidariedade com os PALOP  Campanhas com o banco alimentar  Campanhas de sensibilização Alunos procuram os serviços fora da escola  Alunos não procuram actividades que a escola oferece  Alunos frequentam muitas actividades extracurriculares  Criação de um Mega-Agrupamento  Instabilidade dos concursos dos professores

Projecto: "Dia aberto ao Conhecimento Superior" I. Ajudar os alunos a conhecer as Instituições de Ensino Superior II. Motivar os alunos para procurarem informações sobre os cursos

Projecto: "Dia aberto ao Conhecimento Superior" I. Fazer um levantamento das opiniões dos alunos do 12º ano sobre que cursos querem seguir; II. Realizar uma amostra de universidades locais sobre as suas ofertas; III. Mobilizar um conjunto de fontes de informação e de recursos que possam suportar a intervenção;

Actividades a Realizar Destinatários Alunos do 12º ano de escolaridade da Escola Secundária Rainha Dona Leonor Intervenientes Apoio da Psicóloga; Alunos de diferentes faculdades; Professores das diversas unidades curriculares

Actividades DataActividades Fevereiro Realização de um questionário Março e Abril Recolha de informação sobre as faculdades que se encontram no meio envolvente Entrevistas a membros de Associações de Estudantes Maio Criar um envolvimento entre membros do ensino superior na escola

Avaliação  Várias técnicas de investigação:  Documentais: análise de textos e recolha de informações.  Não-documentais: entrevistas e observação.  Questionários; diálogo aberto; fichas e relatórios farão parte da avaliação do produto final É necessário avaliar, não só o produto, mas também o caminho percorrido, ou seja uma avaliação contínua sublinhando os seus aspectos positivos e negativos.