Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana Filipa Lopes| Filipe Silva Dia aberto ao Conhecimento Superior
Enquadramento Teórico Educação e Sociedade Educação formal/não- formal Psicologia e desenvolvimento Orientação Vocacional Quadro Legal (SPO)
Metodologia Investigação Qualitativa Observação não- participante Notas de Campo Entrevista Exploratória Semi-directa, aberta Análise de Conteúdo Análise SWOT
Análise Swot Strenghts (Forças)Weaknesses (Fraquesas) Estrutura escolar Sucesso escolar: bons resultados dos alunos Pouco abandono escolar Poucos problemas disciplinares Local seguro Os alunos têm acesso a diversos recursos Direcção activa no sucesso escolar Horários Flexíveis Salas de Estudo de diferentes disciplinas Jornal online Aulas de 90 minutos Excesso de alunos por turma Disciplinas com horários reduzidos (História) Os professores não conseguem conhecer todos os alunos (educação individualizada) Desmotivação por parte dos professores Dificuldade em desenvolver projectos Pouco interesse dos alunos (empenho) Opportunities - (Oportunidades) Threats (Ameaças) Localização e acessibilidade Fazem campanhas de solidariedade com os PALOP Campanhas com o banco alimentar Campanhas de sensibilização Alunos procuram os serviços fora da escola Alunos não procuram actividades que a escola oferece Alunos frequentam muitas actividades extracurriculares Criação de um Mega-Agrupamento Instabilidade dos concursos dos professores
Projecto: "Dia aberto ao Conhecimento Superior" I. Ajudar os alunos a conhecer as Instituições de Ensino Superior II. Motivar os alunos para procurarem informações sobre os cursos
Projecto: "Dia aberto ao Conhecimento Superior" I. Fazer um levantamento das opiniões dos alunos do 12º ano sobre que cursos querem seguir; II. Realizar uma amostra de universidades locais sobre as suas ofertas; III. Mobilizar um conjunto de fontes de informação e de recursos que possam suportar a intervenção;
Actividades a Realizar Destinatários Alunos do 12º ano de escolaridade da Escola Secundária Rainha Dona Leonor Intervenientes Apoio da Psicóloga; Alunos de diferentes faculdades; Professores das diversas unidades curriculares
Actividades DataActividades Fevereiro Realização de um questionário Março e Abril Recolha de informação sobre as faculdades que se encontram no meio envolvente Entrevistas a membros de Associações de Estudantes Maio Criar um envolvimento entre membros do ensino superior na escola
Avaliação Várias técnicas de investigação: Documentais: análise de textos e recolha de informações. Não-documentais: entrevistas e observação. Questionários; diálogo aberto; fichas e relatórios farão parte da avaliação do produto final É necessário avaliar, não só o produto, mas também o caminho percorrido, ou seja uma avaliação contínua sublinhando os seus aspectos positivos e negativos.