MODAL AÉREO Prof. Heverson Inamar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transportes e Armazenagem
Advertisements

TELECOMUNICAÇÕES E TRANSPORTES
TÉCNICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Roupas Esportivas Danilo José Caetano Deise da Cruz Rodrigues
Pagamentos internacionais
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SERVIÇOS Profª. Selma Maria da Silva.
Transportes, embalagens e seguros
Transportes Internacionais
Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística
Decisões de Transporte
Consolidação de cargas O agrupamento de pequenos lotes como forma de reduzir custos de frete no transporte marítimo de importação e exportação.
10. UNITIZAÇÃO DE CARGA NO COMÉRCIO EXTERIOR
FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
TRANSPORTE E MODAIS.
TRANSPORTES - SIMBOLOGIA
Tecnologia em Logística
Tecnologia em Logística
JULIO FONTANA.
Logística brasileira Os tipos de transporte Grupo 19Y: Ana Luiza Luma
Transporte, Armazenagem e Movimento de materiais
Grupo: nº nº nº nº nº nº Éder Francisco Mattedi Leticia Zanon Mariana Araújo Oneto Thiago Barbosa Yonamine Vitor.
Realidade da Logística brasileira
Universidade de Brasília
Planejamento e administração do transporte de carga: principais decisões GRUPO C Amanda Stuckert Menezes (L411) Caeverton de Oliveira Camelo (L37) João.
Economia Regional e Urbana
Logística de Carga no Setor Aéreo
Extra Transportes Internacionais, Lda.
Apresentação: Luiz Carlos Garcia
Comércio Internacional
1  World Trading Cargo foi fundada como um ponto de hub alternativa para o transporte internacional. Nosso objetivo é oferecer uma solução logística.
O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas.
Centro de Distribuição Expedição
Modais de Transportes e Seguros Internacionais
Gestão dos Transportes
Master FREIGHT Eficiência na sua Logística
Unidade 10 - Logística e realidade brasileira
Ana Laura Diniz Danielle Lobão Mariana Brandino Najla Nascimento
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Transportes Intermodais, Multimodais e Internacionais Aula 11 Professores: Alcione Dolavale, Helio Valim e Patrick Nunes.
“GRANINTER” Novas Alternativas para o Transporte de Cabotagem Brasileira 20 Junho 2012 Strictly Private & Confidential.
AS REDES DE TRANSPORTE Descritor: identificar a rede de transporte do brasil, ressaltando os aspectos positivos e negativos de cada um dos modais de.
ÌNTRODUÇÃO Custos logísticos
O que são Incoterms?.
Wondershare DemoCreator
LOGÍSTICA INDUSTRIAL E EMPRESARIAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL DE IMPORTAÇÃO
P LANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGA : PRINCIPAIS DECISÕES Ramon, Henrique Borges, Yasmin e Rodrigo Veloso.
Decisões de Transporte
MBA - CASTELO GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
10 - TRANSPORTE A área de transporte merece atenção especial no escopo da logística, pois sem a ferramenta de transportes, o mundo e o Brasil sofreriam.
Modais de Transporte O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações,
Transportes Israel
LOGÍSTICA DE TRANSPORTES
Sistema de transportes
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Gestão Estratégica do Transporte Cap
Transportes e Seguros Internacionais
Importância dos Transportes
Desafios da Logística Brasileira
Custos Transportes Rodoviários
Global Sorcing e Logística Internacional
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
Modais de Transportes Os 05 modais básicos de transporte são:
Unidade 03 Gestão de Transporte
Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Cabotagem.
Original LogísticaFundap. Trading, Network e Expertise A Original Internacional, junto à Original Logística, soma um pacote de serviços e soluções integradas.
Faculdade Morumbi Sul Prof.º Renan Okumura G. Godoy Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II 1 Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Preços regulados pelo Governo Tarifas elevadas Baixo número de consumidores Competição limitada AVIAÇÃO ATÉ 2002 – Pré Liberdade Tarifária.
Transcrição da apresentação:

MODAL AÉREO Prof. Heverson Inamar Aluno: Edmilson de Almeida Barros Júnior www.edmilsonbarros.adv.br

MODAL AÉREO 1. INTRODUÇÃO - Atividade do comércio exterior -> circulação (bens, serviços, capital e mão de obra) - Âmbito da logística internacional: circulação das mercadorias entre origem e destino. - Players: inclui transportador - Importante estrutura do comércio exterior: modais - Importante para a economia de um país - Sub-ramo específico da logística internacional: logística de transporte. - Termo “transporte”: deslocamento, armazenagem, movimentação, tempo, qualidade, preço, competitividade, etc. - Decisivos para o sucesso ou a quebra de uma empresa. - Escolha de modal: essencial para o efetivo alcance das metas propostas. - Objeto do trabalho

MODAL AÉREO - Atividade antiga 2. BREVE EVOLUÇÃO DOS MODAIS DE TRANSPORTE - Atividade antiga - Forma buscadas: mais rápida, máxima qualidade e eficiência e com o menor custo possível. - Homem foi adaptando os transportes de mercadorias - Estágio 1: Mãos ou tração humana - Estágio 2: Tração animal. - Estágio 3: 3.1Transporte nas águas pela força humana 3.2. Transporte nas águas pelo vento (vela)  - Estágio 4: Revolução Industrial- século XVIII. 4.1. Barco a vapor. 4.2. Automóveis  - Estágio 5: Transporte aéreo

MODAL AÉREO 3. CONCEITO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE “ Como transferir uma mercadoria do seu ponto de origem ao seu destino final, com o melhor preço, qualidade e tempo, com esses três itens representando o que se pode fazer de melhor num processo logístico”. (2013: 28).   “(...) como um processo permanente de escolha da melhor alternativa de entrega, e que não pode ser modelo, pois o que foi bom ontem não será necessariamente adequado hoje ou amanhã”. (2013: 29). 4. ASPECTOS GERAIS SOBRE OS MODAIS DE TRANSPORTE Modo X Modal Modo aquaviário: marítimo, fluvial e lacustre. Modo terrestre: rodoviário e ferroviário. Modo dutoviário Modo aéreo

- Transporte para longas distâncias e intercontinental. MODAL AÉREO 5. MODO AÉREO - Mais competitivo - Transporte para longas distâncias e intercontinental. - Carga é sensível ou urgente - Carga sujeita a desvalorizações tecnológicas   5.1. FORMAS DE NAVEGAÇÃO AÉREA  Nacional X Internacional

5. MODO AÉREO MODAL AÉREO 5.2. VANTAGENS DO MODAL AÉREO Rapidez da expedição, transporte e recebimento; Eficácia no transporte de amostras; Ideal para transporte de mercadorias com urgência na entrega; O documento de transporte é obtido com maior rapidez, já que tem a emissão antecipada, Os aeroportos, normalmente estão localizados próximos dos centros de produção e distribuição, industrial ou agrícola, o que já minimiza os custos da operação; Os fretes internos, para colocação de mercadorias nos aeroportos, tendem a ser menores, e o tempo mais curto, em face da localização dos mesmos; Custo do seguro é menor

5. MODO AÉREO MODAL AÉREO 5.3. DESVANTAGENS DO MODAL AÉREO A principal desvantagem é frete relativamente alto em relação aos demais modais; Capacidade de carga bem menor que os modais marítimo e ferroviário, ganhando apenas do rodoviário; Impossibilidade de transporte de carga a granel, como por exemplo, minérios, petróleo, grãos e químicos; Custo elevado da sua infraestrutura; Impossibilidade de absorção do alto valor das tarifas aéreas por produtos de baixo custo unitário; Existência de severas restrições quanto ao transporte de artigos perigosos, corrosivos ou explosivos.

5.4. TIPOS DE AERONAVES MODAL AÉREO Full pax: Deck superior ocupado por passageiros

5.4. TIPOS DE AERONAVES MODAL AÉREO Full cargo: Deck superior totalmente usado para carga ou carga/bagagens – foto interna e externa

5.4. TIPOS DE AERONAVES MODAL AÉREO Combi: Deck superior usado para passageiros e carga

MODAL AÉREO 6. ÓRGÃOS REGULADORES - Âmbito internacional: IATA - International Air Transport Association: regula o transporte aéreo, e ao qual as empresas e os agentes de carga são filiados voluntariamente. - Âmbito nacional, a aviação é regulada pelo Governo Federal através de três órgãos: Ministério da Aeronáutica, Departamento de Aviação Civil- DAC e INFRAERO – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.

MODAL AÉREO 7. CARGAS QUE PODEM SER TRANSPORTADAS - Todos os tipos de carga. - Ressalva: não pode oferecer risco. - Classificadas pela ONU -> nove classes de riscos: - Explosivos - Gases - Líquidos inflamáveis - Sólidos inflamáveis - Combustíveis e oxidantes - Venenosas e infecciosas - Radioativos - Corrosivos - Diversas.   - Três grupos (I a III): alto, médio ou baixo risco.

MODAL AÉREO 8. UNITIZAÇÃO DE CARGAS NO TRANSPORTE AÉREO - Conceito - Objetivos: facilitar o manuseio, a movimentação, o embaraço, a armazenagem, o desembaraço, o transporte e o controle da carga. - Vantagens da unitização: - Melhor aproveitamento de espaços; - menor utilização de mão-de-obra; - menor número de manuseios de carga; - menor número de volume a manipular; - facilita o uso da mecanização; - reduzir volume; - redução de tempo e custo no embarque e desembarque; - diminuição de avarias e roubos de mercadorias - redução de custo com embalagens; - redução do custo do seguro; - facilita o escoamento da carga; - facilita o controle da carga

- Equipamentos aeronáuticos: pallets (maior) e containers (menor). MODAL AÉREO 8. UNITIZAÇÃO DE CARGAS NO TRANSPORTE AÉREO - Possibilita um aproveitamento mais eficiente da capacidade de carga das aeronaves. - Equipamentos aeronáuticos: pallets (maior) e containers (menor). - Antonov e o Boeing 747: containers marítimos. - Tipos especiais: - Aircrafts Unit Load Device – ULD: encaixe perfeito na medidas do avião, otimizando a utilização de espaço. - Non-aircrafts Unit Load Device – ULD: não se encaixam nas medidas do avião.

MODAL AÉREO 9. CONHECIMENTO DE EMBARQUE AÉREO - Tipos de Conhecimento: - AWB (Airway bill): mercadoria embarcada individualmente, emitido diretamente pela empresa aérea ou agente exportador. - MAWB (Master Airway bill): Cargas consolidadas pelo agente. Representa a totalidade da carga. Não é entregue aos embarcadores, pois estes receberão os HAWBs emitidos pelo agente para suas cargas individuais. - HAWB (House Airway bill): Conhecimento de Embarque emitido pelo agente de cargas e entregue a cada embarcador, correspondente a uma parte ou fração da carga total consolidada no MAWB.   - Finalidades: - Comprovante de entregue da carga ao transportador - Contrato de transporte - Título de crédito - Fatura de frete - Certificado de seguro.

MODAL AÉREO 10. TARIFAS DE FRETE  - Frete: valor cobrado pelo transportador pelo transporte de uma determinada carga de um ponto a outro previamente combinado. - Nenhuma companhia aérea tem liberdade para fixar tarifas individualmente -> IATA - Regra do cálculo de frete aéreo: relação peso/volume das mercadorias. - Regra básica: cobrados por peso, desde que o volume não exceda o limite de 6 vezes o peso da carga.

MODAL AÉREO 10. TARIFAS DE FRETE 10.1. TIPOS DE TARIFAS - Tarifa geral – é aplicada de forma escalonada segundo faixas de peso (até 45 kg; de 45 k a 100 kg; de 100 kg a 300 kg; de 300 kg a 500 kg e acima de 500 kg), levando-se em consideração o "peso cubado". Quanto maior o peso cubado, menor a tarifa; - Tarifa mínima – aplicada a pequenos volumes, que não atingem um determinado valor de frete a partir do seu cálculo por peso. - Tarifa classificada: áreas determinadas quando ausentes uma tarifa específica. Ad valorem ou redução. - Tarifa para expedições de unidade de carga: ULD (peso líquido)    10.2. FORMAS DE PAGAMENTO DE FRETE - Pagos na origem (frete pré-pago/freight prepaid) já na retirada do conhecimento do embarque - Pagos no destino (frete a pagar/freight collect)

MODAL AÉREO 11. BREVES ATUALIDADES SOBRE O MODAL AÉREO 2013: modal aéreo movimentou 1,2 milhões de toneladas. Pode crescer quase três vezes até 2017: 3,4 milhões de toneladas - Plano de investimentos: R$ 300 milhões até 2015 (Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Campinas). 12. CONCLUSÕES - Globalização e a internet: logística internacional fator decisivo para a competitividade e o sucesso de uma empresa. - Objetivo de quem adquire a mercadoria. - Logística de transporte no Brasil: deficitária e ainda amadora. - Investimentos em logística de transporte - principalmente no modal aquaviário. - Modal aéreo: reservado para os casos específicos que demandem urgência de recebimento, rapidez no transporte e mercadorias de elevado valor agregado.

MODAL AÉREO 13. BIBLIOGRAFIA KEEDI, Samir. Transportes e Seguros no Comércio Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2000. KEEDI, Samir. Logística de transportes internacional – Veículo Prático de Competitividade. São Paulo: Aduaneiras, 2013. http://www.transportabrasil.com.br/2013/09/modal-aereo-movimentara-12-milhao-de-toneladas-de-cargas-em-2013/ - acesso em 29/09/14.

MUITO OBRIGADO !!! www.edmilsonbarros.adv.br edmilson@daterranet.com.br