OS PROCEDIMENTOS DA EDUCAÇÃO MORAL JEAN PIAGET
EDUCAÇÃO MORAL FINS Autonomia da consciência X Falta de autonomia TÉCNICAS “Lição de moral” Pedagogia “ativa” DOMÍNIO Veracidade, sinceridade e virtudes Responsabilidade, caráter
Nenhuma realidade moral é completamente inata. X Disposições e tendências afetivas e ativas (medo, simpatia, sociabilidade, imitação, afeição...)
Para que as realidades morais se constituam é necessária uma disciplina normativa, e para que essa disciplina se constitua é necessário que os indivíduos estabeleçam relações uns com os outros.
RESPEITO Conselhos Unilateral Mútuo Coação Cooperação
Sentimento de dever (heterônomo) X Sentimento do bem (autônomo)
DISCIPLINA (1º elemento da moralidade) O que é disciplina????
TÉCNICAS GERAIS DA EDUCAÇÃO MORAL A) Autoridade e liberdade Disciplina Ligação aos grupos sociais Autonomia da vontade
B) Os procedimentos verbais de educação moral Lições de moral Conversações Usar diversas matérias para tratar da moral Moral em relação às experiências vividas
C) Os métodos ativos de educação moral Não constitui uma matéria especial de ensino Supõe necessariamente a colaboração no trabalho
PROCEDIMENTOS Formação do caráter e cultivo da bondade Reforço da atividade (e não do discurso) e mutualidade entre as crianças (escotismo) Veracidade e objetividade Prática e discussão Educação das tendências instintivas Instinto sexual e instinto de agressão
PROCEDIMENTOS Responsabilidade e justiça Punições e recompensas Educação cívica e social Cidadania (cidade escolar – comunidade escolar) Educação internacional Aproximação entre os povos (histórica, social, econômica e cultural)