Gestão Integrada da Escola GIDE

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Transcrição da apresentação:

Gestão Integrada da Escola GIDE 22, 23 e 24 de novembro de 2011

Pauta da Reunião Dinâmica de Grupo 1 Agenda da GIDE 2 3 Comunicados 4 Acompanhamento da implementação das ações: RIAP 5 Coleta dos dados do IFC/RS 2011 6 Alguns indicadores acompanhados: IF e aprovação 7 Momento com os diretores das regionais 8 Inserção dos dados no Modus

Dinâmica de grupo “Ser um verdadeiro líder no último minuto” Objetivo Alertar ao grupo de trabalho que a postura do líder neste último minuto é decisiva para a conquista da meta : “ser referência em educação”. Cenário Preparar a sala para o exercício fazendo um quadrado de aproximadamente 2x2 m no chão com fita crepe, colocar 01 post it no meio para que seja o alvo e disponibilizar 01 pequena bola. Equipe Formar dois grupos A/B com 10 integrantes, convidando apenas 01 de cada equipe para ser o líder. Meta: A tarefa é acertar o alvo em 99% das bolas arremessadas durante 01 minuto de trabalho.

Pauta da Reunião Dinâmica de Grupo 1 Agenda da GIDE 2 3 Comunicados 4 Acompanhamento da implementação das ações: RIAP 5 Coleta dos dados do IFC/RS 2011 6 Alguns indicadores acompanhados: IF e aprovação 7 Momento com os diretores das regionais 8 Inserção dos dados no Modus

Esta será nossa reunião de encerramento de 2011! Nossas próximas reuniões serão postergadas em 1 semana - ocorrerão de 13 a 15 de dezembro, devido a reunião de 1º nível estar prevista para o dia 7 de dezembro. Esta será nossa reunião de encerramento de 2011! Reuniões quinzenais na Regional

Em nossa última reunião, em outubro, foi verificado que na maior parte das regionais o Encontro de Núcleo foi muito proveitoso, atingindo os objetivos previstos. O Comitê GIDE sugere que nova rodada de reuniões de Núcleo ocorram de 05 a 09 de dezembro. Reunião de Núcleo

Status final dos planos – colocar orientações sobre os status finais. Estes últimos meses de trabalho são cruciais para o atingimento dos nossos objetivos. Em outubro, nossa principal atividade foi o acompanhamento das ações através do RIAP; em novembro, a elaboração dos RADMs foi prioridade. Em dezembro, teremos 3 atividades prioritárias: Coleta dos dados do IFC/RS; Acompanhamento da implementação das ações: RIAPs. Realização da 4ª Rodada do Padrão Mínimo Status final dos planos – colocar orientações sobre os status finais. Coleta de dados do IFC/RS RIAP

Status final dos planos – colocar orientações sobre os status finais. Estes últimos meses de trabalho são cruciais para o atingimento dos nossos objetivos. Em outubro, nossa principal atividade foi o acompanhamento das ações através do RIAP; em novembro, a elaboração dos RADMs foi prioridade. Em dezembro, teremos 3 atividades prioritárias: Coleta dos dados do IFC/RS; Acompanhamento da implementação das ações: RIAPs. Realização da 4ª Rodada do Padrão Mínimo Status final dos planos – colocar orientações sobre os status finais. 4ª rodada do Padrão Mínimo

Pauta da Reunião Dinâmica de Grupo 1 Agenda da GIDE 2 3 Comunicados 4 Acompanhamento da implementação das ações: RIAP 5 Coleta dos dados do IFC/RS 2011 6 Alguns indicadores acompanhados: IF e aprovação 7 Momento com os diretores das regionais 8 Inserção dos dados no Modus

Comunicados importantes Diante das colocações dos IGTs de várias regionais a respeito da data sugerida para treinamento dos diretores de escola houve adiamento da atividade. Nova data definida: De 13 a 17 de fevereiro. O representante da regional deve enviar o cronograma de treinamento dos IGTs de sua regional, ao Comitê GIDE, até o dia 09 de dezembro. É importante sempre repensarmos sobre nossa atuação, as ações e atividades implementadas... O que funcionou bem e o que pode ser melhorado... Seria interessante analisarmos cada uma de nossas escolas neste fim de ano para podermos pontuar a evolução em gestão (planejamento, análises, ações implementadas e acompanhadas...) e a evolução pedagógica da escola. Gerarmos pequenos cartazes de divulgação desta evolução nos painéis de gestão a vista. Esta é uma conduta que tende a motivar os integrantes das escolas. Algumas vezes, funciona muito bem ressaltarmos os nomes dos que se destacaram na implementação da GIDE!

Comunicados importantes Não acompanharemos a realização das atividades de cada IGT via “farol”. Este acompanhamento se dará unicamente através do Modus; ou seja, torna-se ainda mais indispensável que cada IGT cadastre (no Modus) todas as suas atividades. A situação do aluno é avaliada com base nas disciplinas com lançamento de notas/faltas. Ou seja, os alunos que não possuem lançamento em todas as disciplinas da turma terão como análise somente as disciplinas com lançamento.

Pauta da Reunião Dinâmica de Grupo 1 Agenda da GIDE 2 3 Comunicados 4 Acompanhamento da implementação das ações: RIAP 5 Coleta dos dados do IFC/RS 2011 6 Alguns indicadores acompanhados: IF e aprovação 7 Momento com os diretores das regionais 8 Inserção dos dados no Modus

Relembrando sobre o RIAP ... Rotina de atualização do RIAP - Relatório de Implementação das Ações do Plano: Deve ser realizado mensalmente. Atenção à quantidade de ações que ainda não estão concluídas. Deve ser realizado com toda a equipe envolvida. A atualização das ações deve ocorrer mediante apresentação de evidências.

Relembrando sobre o RIAP ... Rotina de atualização do RIAP - Relatório de Implementação das Ações do Plano: Além de checarmos se a ação foi executada, devemos também questionar sobre a efetividade da ação. Caso não tenha surtido o efeito desejado, ações futuras devem ser elaboradas, se ainda houver tempo. Se não houver tempo de execução, podemos inserir no campo “Pontos Problemáticos” o ocorrido, para que uma nova ação seja contemplada no Plano de Ação de 2012. As ações recebem diversas classificações, dependendo de suas datas de implementação. Ação concluída Ação em andamento (no prazo) Ação em andamento (fora do prazo) Ação futura (a iniciar) Ação cancelada Ação atrasada Ação cancelada

Ação cancelada ATENÇÃO Uma ação deve ser cancelada somente se tiver ocorrido algo inesperado que impossibilite a execução da ação ou ela se torne obsoleta. Nestes casos, a ação deve ser substituída por outra que atenda à necessidade atual (ação futura). Ações que não tenham sido realizadas no prazo, não devem ser classificadas como “Cancelada”, e sim como “Atrasada” ou “Em andamento fora do prazo”

Relembrando sobre o RIAP ... Reunião de atualização do RIAP - Relatório de Implementação das Ações do Plano: . Ao iniciar a reunião é apropriado mostrarmos os gráficos do status do plano de ação da escola, para mobilizar os integrantes a realizarem as ações sob sua responsabilidade. No fechamento da reunião, após a atualização do status do plano, devemos também mostrar o gráfico, de forma a visualizar a evolução da implementação das ações Estes mesmos gráficos devem ser plotados e afixados no painel de gestão a vista, após cada reunião de atualização.

Pauta da Reunião Dinâmica de Grupo 1 Agenda da GIDE 2 3 Comunicados 4 Acompanhamento da implementação das ações: RIAP 5 Coleta dos dados do IFC/RS 2011 6 Alguns indicadores acompanhados: IF e aprovação 7 Momento com os diretores das regionais 8 Inserção dos dados no Modus

O IFC/RS mede, o desempenho da escola nos resultados tangíveis no cumprimento da sua missão, e para isso precisamos continuar a coleta dos dados referentes ao ano de 2011. Então chegou a hora de coletar algumas dessas variáveis, antes que o período de aulas termine... Algumas variáveis serão retiradas do Sistema Conexão: Frequência de alunos; Cumprimento do Currículo Mínimo; Lotação de professores (até o final de Fevereiro); Aprovação sem Progressão Parcial; Abandono; Adequação Idade-Série.

E quais são os PRAZOS para a coleta??? O prazo final para a coleta das variáveis será no dia 10 de Janeiro de 2012, mas algumas delas deverão ser coletadas até o final desse ano. Lembrando que, as variáveis Desempenho da Prova Brasil, Desempenho no Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro no EFI, EF II e EM e Aprovação em Curso de Nível Superior, deverão ser atualizadas assim que os resultados forem divulgados.

Prazos Dimensão Resultado Variável Prazo Aprovação sem progressão parcial 06/01/2012 Permanência na escola Alunos alfabetizados no 3º ano/9 Adequação idade/série Desempenho Prova Brasil (5º e 9º/9 – Português e Matemática) Considerar o resultado da Prova Brasil de 2009 até sair o resultado de 2011 Desempenho no Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro (EFI, EFII e EM) Considerar o resultado de 2010 até sair o resultado de 2011 Aprovação em cursos de nível superior 20/12/2011 (2º Semestre) 24/08/2012 (1º Semestre) Desempenho no ENEM Considerar o resultado do ENEM de 2010 até sair o resultado de 2011

Prazos Dimensão Condições Ambientais Variável Prazo Preservação do patrimônio público 15/12/2011 Prestação de contas 06/01/2012 Prevenção do uso de drogas 20/12/2011 Prevenção de gravidez na adolescência Aceitação das diferenças (discriminação) Prevenção de violência que envolva membros da comunidade escolas

Prazos Dimensão Ensino Aprendizagem Variável Prazo Lotação completa do quadro de professores 06/01/2012 Registro das práticas pedagógicas bem-sucedidas na sala de aula 20/12/2011 Execução dos planos de curso Frequência dos professores 06/01/2011 Atratividade das aulas Cumprimento do Currículo Mínimo Recuperação dos alunos Frequência geral dos alunos Presença de pais e/ou responsáveis em reuniões de resultados de alunos

E como vamos coletar essas variáveis??? Os cuidados especiais e a forma de coleta das variáveis, serão apresentados nos slides a seguir.

Dimensões Processuais (Meios) Detalhamento da coleta das Variáveis do IFC/RS Dimensão Finalística Dimensões Processuais (Meios)

Variável APROVAÇÃO SEM PROGRESSÃO PARCIAL Registrar o somatório das notas dos alunos por disciplina, em seguida somar o número total de alunos que conseguiram ser aprovados no final do ano em todas as disciplinas, desconsiderando os alunos em progressão parcial. Inserir também o número total de alunos computados na matrícula final.

Variável CONCLUSÃO DOS ALUNOS - SOMENTE PARA EJA A escola deverá registrar o nome dos alunos da 9ªfase(EFII) e 3ªfase(EM) que conseguiram concluir seu curso e em seguida identificar o número total de alunos na matrícula final da 9ªfase(EF II) e 3ª fase (EM). IMPORTANTE: Os formulários de todas as turmas deverão ser consolidados ao final do ano letivo.* Ano letivo EJA Presencial: Semestral .

Variável PERMANÊNCIA NA ESCOLA (Prevenção do Abandono) OBS 1: No numerador contabilizar apenas os alunos que abandonaram a escola após a última quarta-feira do mês de maio. OBS 2: Os alunos que fizeram matricula mas nunca frequentaram, deverão ser excluídos do Numerador e Denominador. OBS 3: Para computar a matrícula final deverão ser excluídos os alunos transferidos e alunos fantasmas.

Variável ALUNOS ALFABETIZADOS NO 3º ano/9 Deverá ser feito um levantamento com os professores através de formulário. Como as escolas possuem relatórios, verificar qual o número de alunos do 3º/9 que possuem habilidade de ler e escrever.

Variável ADEQUAÇÃO IDADE-SÉRIE A distorção idade/série ocorre quando um aluno está acima da idade ideal para cursar um determinado ano de ensino. IMPORTANTE: A escola não deverá contabilizar nesta variável os alunos do 4º ano.

Variável ADEQUAÇÃO IDADE-SÉRIE Como calcular os alunos em Distorção idade –série? Inserir o número de alunos de cada série com matrícula final na escola Inserir o número de alunos que estão fora da faixa etária nas células brancas A soma o total de alunos que estão fora da faixa etária será realizada automaticamente Modelo de formulário

Variável DESEMPENHO DA PROVA BRASIL Pontuação obtida pela escola em Matemática no 5°ano/9 na Prova Brasil / Pontuação máxima em Matemática no 5°ano/9 na Prova Brasil (300 pontos) Pontuação obtida pela escola em Português no 5°ano/9 na Prova Brasil / Pontuação máxima em Português no 5°ano/9 na Prova Brasil (300 pontos) Pontuação obtida pela escola em Matemática no 9°ano/9 na Prova Brasil / Pontuação máxima em Matemática no 9°ano/9 na Prova Brasil (375 pontos) Pontuação obtida pela escola em Português no 9°ano/9 na Prova Brasil / Pontuação máxima em Português no 5°ano/9 na Prova Brasil (350 pontos) OBS 1: Se o resultado não tiver sido divulgado, considerar o resultado da Prova Brasil de 2009. OBS 2: Lembrar que este resultado é parcial, assim que sair o resultado de 2011 a escola deverá atualizar o IFC-RS da escola. http://sistemasprovabrasil2.inep.gov.br/ProvaBrasilResultados/home.seam

Variável DESEMPENHO NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO EF I (ID), EF II (ID) e EM (ID) A nota máxima do ID = 10 Todas as escolas irão receber a sua nota do ID por nível de ensino

Variável APROVAÇÃO EM CURSO DE NÍVEL SUPERIOR   Número de alunos aprovados em exames vestibulares Número total de alunos da escola que concorreram a uma vaga para curso superior Turma 1 5 32 Turma 2 3 31 Turma 3 7 35  … … Turma n 29 TOTAL 15 127 Lembrar que este resultado é parcial, pois a coleta vai até agosto, quando sai o resultado do vestibular do meio do ano. Devem ser considerados alunos do ENEM e PROUNI.

Variável APROVAÇÃO EM CURSO DE NÍVEL SUPERIOR A escola deverá aplicar uma pesquisa com todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio e anexar na pasta de cada um deles um formulário que tem a finalidade de coletar informações sobre a variável quando o aluno for até a escola solicitar seu histórico. É importante frisar com os alunos que preencham corretamente na pesquisa o campo: e-mail/telefone, para que a mesma possa entrar em contato posteriormente com alunos que ainda irão tentar vaga em alguma Instituição de nível superior.

Variável DESEMPENHO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) OBS 1: Inserir o número 0 no numerador (pontuação obtida pela escola) para a escola que possuir Ensino Médio e não apresentar alunos inscritos no ENEM. OBS 2: A escola deverá considerar o resultado do ENEM de 2010 e quando sair o resultado de 2011 o IFC/RS deverá ser atualizado. http://www.enem.inep.gov.br

Dimensões Processuais (Meios) Detalhamento das Variáveis do IFC/RS Dimensão Finalística Dimensões Processuais (Meios)

Variável PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO Importante: Dados da 4ª rodada do Padrão Mínimo do 5S.

Variável PRESTAÇÃO DE CONTAS A escola deverá prestar conta de cada repasse disponibilizado de acordo com o prazo definido pela Secretaria de Educação e/ou Governo Federal. O número de prestações de contas realizadas em 2011, deverá ser apresentado e comprovado pela direção da Escola.

Variável PRESTAÇÃO DE CONTAS Os repasses em comum que todas as escolas recebem são: MERENDA E MANUTENÇÃO. Ao todo cada escola recebe 10 repasses de merenda e 10 repasses de manutenção no ano. Se a escola recebe outros repasses como verba para projetos do MAIS EDUCAÇÃO, PDE NA ESCOLA entre outros, ela deverá contabilizar todas as parcelas recebidas. A escola deverá observar os prazos para apresentação das prestações de contas de cada repasse tanto na esfera federal quanto na estadual. Calculo automático de todos os meses Preencher com o nº de repasses recebidos e prestação de contas dos repasses realizados no prazo por mês Modelo de formulário

Variável PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS OBS: Contabilizar todos os alunos que usam drogas, que apresentem desvio de comportamento ou não, dentro ou fora da escola.

Variável PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS A escola deverá levar em consideração informações obtidas e/ou percepções dos alunos com desvio de comportamento em virtude do uso de drogas em geral (bebidas alcoólicas e outras drogas que alteram o comportamento). Coletar informação com professores através de formulários.

Variável PREVENÇÃO DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA OBS: Contabilizar apenas as alunas que engravidaram durante o ano letivo. Aquelas que vieram grávidas de outras escolas não deverão ser contabilizadas.

Variável ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS (Discriminação) Considerar o dado que estiver registrado na escola no livro de ocorrência ou via pesquisa com integrantes da comunidade escolar (alunos, professores e funcionários). A pesquisa poderá ser aplicada por amostragem (consultar tabela de cálculo de amostragem no livro do IFC/RS). ATENÇÃO: Caso um aluno faça mais de uma queixa, ele deverá ser contabilizado apenas uma vez.

Variável PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA QUE ENVOLVA MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR Considerar o dado que estiver registrado na escola no livro de ocorrência. Atenção: Caso ocorra mais de uma queixa por dia, a mesma deverá ser contabilizada apenas uma vez.

Dimensões Processuais (Meios) Detalhamento das Variáveis do IFC/RS Dimensão Finalística Dimensões Processuais (Meios)

Variável LOTAÇÃO COMPLETA DO QUADRO DE PROFESSORES OBS: Solicitar a escola que verifique no quadro de horários quantos professores foram necessários em 2011 e quantos professores estavam em pleno exercício até o final do mês de Fevereiro.

Variável REGISTRO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BEM SUCEDIDAS NA SALA DE AULA (POPs) É considerado como padrão, o registro de práticas pedagógicas (aulas exitosas, técnicas de aula, projetos de aula) bem sucedidas. Os elementos que caracterizam um padrão devem ser considerados, de forma a permitir o entendimento por uma terceira pessoa. Atenção: Caso um professor tenha registrado mais de uma prática pedagógica, o mesmo será contabilizado somente uma vez. Verificar os POPs nos Books das Escolas.

Variável EXECUÇÃO DOS PLANOS DE CURSO OBS 1: Considerar no numerador os planos que foram 100% executados. SUGESTÃO: Para o levantamento dos planos de cursos executados, verificar nos diários de classe o registro das atividades e compará-las com os planos de curso.

Variável EXECUÇÃO DOS PLANOS DE CURSO Para facilitar a coleta do denominador da variável “Execução dos planos de curso” (número total de planos de curso necessários) foi criada a tabela abaixo: Numerador Nº total de planos de curso executado 100% Denominador Total de Planos de Curso Necessário = 188 O cálculo do número de planos de curso necessários será realizado automaticamente somando o EF I, EF II e EM O cálculo do número total de Planos de Curso necessários do EM será realizado automaticamente Inserir o número de disciplinas por ano de ensino Inserir o quantitativo de turmas Modelo de formulário

OBS 1: Considerar as faltas por dia e não por aulas perdidas. Variável FREQUÊNCIA DOS PROFESSORES OBS 1: Considerar as faltas por dia e não por aulas perdidas. Devem ser contadas todas as faltas, inclusive as justificadas, com atestados e licenças. No caso dos dias de paralização as faltas sem reposição deverão ser contabilizadas. Os dados deverão ser coletados no MCF e/ou nos cadernos de registro da direção.

Variável ATRATIVIDADE DAS AULAS ATENÇÃO: esta variável deverá ser coletada via pesquisa com os alunos. Um modelo de formulário já foi entregue. Como avaliar se a turma considera uma disciplina ministrada de forma atrativa? O represente deve avaliar junto com a turma, se mais de 50% dos alunos concordarem, a disciplina será avaliada como atrativa.

Variável CUMPRIMENTO DO CURRÍCULO MÍNIMO Número de competências trabalhadas: Analisar se o Plano de Curso contém todas as competências previstas no Currículo Mínimo e se foi 100% executado.

Variável CUMPRIMENTO DO CURRÍCULO MÍNIMO Número total de Competências Necessárias EX: História - 6º ANO/ENSINO FUNDAMENTAL Soma das Habilidades e Competências dos 4 Bimestres Modelo de formulário

Variável CUMPRIMENTO DO CURRÍCULO MÍNIMO Como calcular o Número total de Competências Necessárias Preencher com o número de turmas de cada série Planilha atualizada automaticamente com o número de Habilidades e Competências de acordo com o Currículo Mínimo Valor das Competências Necessárias

Variável RECUPERAÇÃO DOS ALUNOS OBS: Coletar bimestralmente o número de médias perdidas e número de médias recuperadas no Diário de Classe.

Variável FREQUÊNCIA GERAL DOS ALUNOS Contabilizar o número de aulas perdidas e não por faltas por dia Somar todos os horários de todos os professores em todas as disciplinas Ex: Professor Disciplina Nº de aulas no ano André Matemática 5000 Mariana Inglês 7800 Leandro Física 5200 Total de aulas dadas 1800 5 aulas por dia = 25 aulas por semana 25 * 200 (dias letivos) = 5.000 aulas dadas no ano

Variável PRESENÇA DE PAIS E/OU RESPONSÁVEIS EM REUNIÕES DE RESULTADOS DE ALUNOS Para a coleta, deverá ser verificado a lista de presença dos pais nas reuniões de resultados. OBS 1: Se foram realizadas 4 reuniões de resultados com os pais, a presença e a convocação deverão ser contabilizadas 4 vezes.

Pauta da Reunião Dinâmica de Grupo 1 Agenda da GIDE 2 3 Comunicados 4 Acompanhamento da implementação das ações: RIAP 5 Coleta dos dados do IFC/RS 2011 6 Alguns indicadores acompanhados: IF e aprovação 7 Momento com os diretores das regionais 8 Inserção dos dados no Modus

É importante sabermos a diferença entre o IF, denominado indicador de fluxo ou de rendimento e o indicador Aprovação, pois estão intimamente relacionados, porém suas interpretações são bastante distintas... IF APROVAÇÃO Corresponde ao percentual de alunos que completa o nível de ensino no período de tempo previsto. Corresponde ao percentual de alunos que seriam aprovados caso somente as notas do bimestre analisado fossem consideradas.

É importante sabermos a diferença entre o IF, denominado indicador de fluxo ou de rendimento e o indicador Aprovação, pois estão intimamente relacionados, porém suas interpretações são bastante distintas... IF APROVAÇÃO Corresponde ao percentual de alunos que completa o nível de ensino no período de tempo previsto. Corresponde ao percentual de alunos que seriam aprovados caso somente as notas do bimestre analisado fossem consideradas. Indicador acumulado (até a data de corte do bimestre). Indicador bimestral (referente à data de corte do bimestre).

É importante sabermos a diferença entre o IF, denominado indicador de fluxo ou de rendimento e o indicador Aprovação, pois estão intimamente relacionados, porém suas interpretações são bastante distintas... IF APROVAÇÃO Corresponde ao percentual de alunos que completa o nível de ensino no período de tempo previsto. Corresponde ao percentual de alunos que seriam aprovados caso somente as notas do bimestre analisado fossem consideradas. Indicador acumulado (até a data de corte do bimestre). Indicador bimestral (referente à data de corte do bimestre). Cálculo realizado a partir dos dados do Conexão Educação

É importante sabermos a diferença entre o IF, denominado indicador de fluxo ou de rendimento e o indicador Aprovação, pois estão intimamente relacionados, porém suas interpretações são bastante distintas... IF APROVAÇÃO Corresponde ao percentual de alunos que completa o nível de ensino no período de tempo previsto. Corresponde ao percentual de alunos que seriam aprovados caso somente as notas do bimestre analisado fossem consideradas. Indicador acumulado (até a data de corte do bimestre). Indicador bimestral (referente à data de corte do bimestre). Cálculo realizado a partir dos dados do Conexão Educação Calculo realizado externamente ao Modus. Consolidação realizada pelo Modus.

É importante sabermos a diferença entre o IF, denominado indicador de fluxo ou de rendimento e o indicador Aprovação, pois estão intimamente relacionados, porém suas interpretações são bastante distintas... IF APROVAÇÃO Corresponde ao percentual de alunos que completa o nível de ensino no período de tempo previsto. Corresponde ao percentual de alunos que seriam aprovados caso somente as notas do bimestre analisado fossem consideradas. Indicador acumulado (até a data de corte do bimestre). Indicador bimestral (referente à data de corte do bimestre). Cálculo realizado a partir dos dados do Conexão Educação Calculo realizado externamente ao Modus. Consolidação realizada pelo Modus. Memória de cálculo: Média Harmônica das taxas de aprovação dos anos de ensino de cada nível. Memória de cálculo: nº de alunos que seriam aprovados (incluindo as dependências possíveis)/nº total de alunos.

Realização de Reuniões para ações corretivas (Pré-conselhos de classe) O indicador de fluxo é de extrema importância para que consigamos atingir nossas metas – ou seja, todas as disciplinas são consideradas importantes e têm impacto direto no indicador. Algumas ações estão sendo tomadas pelas regionais, em conjunto com os IGTs... Realização de Reuniões para ações corretivas (Pré-conselhos de classe) 1 AÇÃO EM ANDAMENTO AÇÃO EM ANDAMENTO Limpeza da base de dados: Não são considerados alunos da escola, aqueles que não frequentaram a escola antes da última 4ª feira de maio. Esta é uma definição estipulada pelo MEC. 2 AÇÃO REALIZADA

Realização de Reuniões para ações corretivas (Pré-conselhos de classe) 1 >> Há regionais que estão realizando em todas as escolas da rede, com o auxílio dos IGTs. >> Em algumas regionais, estão sendo formados grupos de 2 ou 3 IGTs além do coordenador de gestão da regional ou diretor regional para que haja alinhamento e treinamento do grupo na condução das primeiras reuniões. >> Excelentes resultados estão sendo obtidos; escolas em que a taxa de aprovação média da turma estava em torno de 40%, atinge 60% após a elaboração/implementação do plano de ação gerado (dados do Médio Paraíba). >> O arquivo em excel utilizado não está abrindo perfeitamente em alguns computadores devido à versão do ofice. Utilizar o POP para habilitação de macros em versão 2003 (enviado pelo Comitê GIDE).

Limpeza da base de dados: Não são considerados alunos da escola, aqueles que não frequentaram a escola antes da última 4ª feira de maio. Esta é uma definição estipulada pelo MEC. 2

Pauta da Reunião Dinâmica de Grupo 1 Agenda da GIDE 2 3 Comunicados 4 Acompanhamento da implementação das ações: RIAP 5 Coleta dos dados do IFC/RS 2011 6 Alguns indicadores acompanhados: IF e aprovação 7 Momento com os diretores das regionais 8 Inserção dos dados no Modus

* Dados considerados excluindo-se as escolas indígenas, CEJAs, sala de extensão, EIE, CIESP, CES, DIESP, EEEE, escolas informadas como exclusivamente de EJA e escolas novas 2011 – 18/11/2011

Dados considerados excluindo-se as escolas indígenas, CEJAs, sala de extensão, EIE, CIESP, CES, DIESP, EEEE – 18/11/2011 Planos de ação cadastrados sem ações foram desconsiderados.

Dados considerados excluindo-se as escolas indígenas, CEJAs, sala de extensão, EIE, CIESP, CES, DIESP, EEEE – 18/11/2011 Planos de ação cadastrados sem ações foram desconsiderados.

Dados considerados excluindo-se as escolas indígenas, CEJAs, sala de extensão, EIE, CIESP, CES, DIESP, EEEE – 18/11/2011 Foi considerado 1º, 2º e 3º bimestre

Dados considerados excluindo-se as escolas indígenas, CEJAs, sala de extensão, EIE, CIESP, CES, DIESP, EEEE – 18/11/2011