Proposta de Redação – UFPR / 2007 A irrelevância da mídia A indústria da informação, sobretudo a imprensa, está numa encruzilhada. Com a circulação estagnada,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
De quem é a bola?.
Advertisements

O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil
Televisão: observador ou criador da realidade? João Brant.
VOTO FACULTATIVO Aprenda a votar sempre no melhor
Gestão de Crise: Caso P-36
47,7% dos internautas disseram se informar pela web e 6,5% consideram as informações da Internet o meio de comunicação mais confiável de todas as mídias.
histórias de superação e valorização da vida
VERBOS GENÉRICOS.
O texto dissertativo. Ch: aula 01
PROPAGANDAS NO MEIO TELEVISIVO
Tente ler sem chorar!!!.
UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
São 11 regras que os alunos não
DICAS DE UMA PROFESSORA:
3031 CONSULT VIRGILIO DIAS FONE:
Teorias do Jornalismo I
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Obsolescência Informática – 2ª etapa.
Brasileiro sempre teve mania de reclamar dos seus governantes.
UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
O nó de afeto.
A BONECA.
Artigo:. O jornalismo contemporâneo necessita de boas fontes e umas das melhores, hoje, são as Assessoria de Imprensa. Não existe jornalismo sem fonte.
Ideologia Aula de DHQ.
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Propostas de Produção Textual
Propostas para casa 15 e 18/09/09.
Teoria do Agendamento (Agenda-Setting)
PRODUÇÃO TEXTUAL.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Opinião pública, propaganda e marketing eleitoral
Introdução à Microeconomia
Sabe como capturar porcos
Luana Mattos e Beatriz– 9M1
Clique para mudar o slide O Brasil está envolvido em uma das piores crises da sua história, sim; o mar de lama está grande, sim; o PT está infestado.
Eu quero segundo turno! Falam as pesquisas que o cidadão está retraído! Que em vários estados a tendência é a da eleição ou reeleição em primeiro turno,
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Resumo.
Formatado por Cris Sousa ADAPTAÇÃO- NOVA VISÃO (JAN-2009)
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
O mundo.
Aula 11 – Ensino Fundamental II 9ª Série/Fase
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Relações entre mídia e poder na sociedade da informação Alon Feuerwerker
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Estudo Virtual.
PERSUASÃO • MARK FINLEY
SITUAÇÕES.
Cidadania: dever de todos, prática de poucos. Janayna Stefany
OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA. POR QUE UTILIZAR OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA? Alcance geográfico Alcance populacional.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
NÃO FOI SÓ A DILMA QUE GANHOU A ELEIÇÃO ! FOI O SERRA QUE PERDEU ! CLIQUE PARA CONTINUAR E VEJA PORQUE.
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
Por que o jornal na escola?
Teorias e Técnicas de Comunicação
ATO PÚBLICO CHEGA DE CORRUPÇÃO Se você quer um país melhor, junte-se a nós. Ao final de cada slide, click apenas uma vez para avançar. Repasse essa.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Formatado por Cris Sousa Um dia, o professor de Química de um grande colégio, enquanto a turma estava no laboratório, percebeu um jovem que coçava continuamente.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Você sabe como capturar porcos selvagens? AUMENTE O SOM ! Reformatado por Abril 2008 Formatado por Cris Sousa.
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
O P ARÁGRAFO A RGUMENTATIVO Estruturas e estratégias.
Você sabe como capturar porcos selvagens?. Havia um professor de Química em um grande colégio com alunos de intercâmbio em sua turma. Um dia, enquanto.
Divulgação das Eleições 2010 Assessoria de Imprensa e Comunicação Social.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

Proposta de Redação – UFPR / 2007 A irrelevância da mídia A indústria da informação, sobretudo a imprensa, está numa encruzilhada. Com a circulação estagnada, os jornais lutam para seduzir novos leitores. O público, porém, emite sinais de que considera o conteúdo dos jornais cada vez mais irrelevante. Na época em que o país estava submetido a três poderes efetivos – Exército, Marinha e Aeronáutica – costumava-se atribuir a imprensa importância capital na cruzada da resistência. Ao ecoar as ruas na campanha das Diretas-já, os jornais ajudaram a empurrar a farda de volta para os quartéis.

Restabelecida a democracia, o Collorgate tonificou a musculatura dos meios de comunicação. Teve-se a impressão de que a imprensa exercia, de fato, o quarto poder. Sob FHC, a imprensa tardou a acordar. Só depois de uma fase de namoro se deu conta de que estava diante de um presidente afeito à maleabilidade ética. A caída em si não foi generalizada. Alcançou apenas parte da mídia. Ainda assim, sobrevieram os escândalos da compra de votos da reeleição, as privatizações trançadas “no limite da irresponsabilidade”, as malversações da Sudam e outras cositas. Graças à exposição negativa, FHC é hoje um dos ex-presidentes mais impopulares. Tão impopular que o PSDB cuida de escondê-lo na campanha.

Escalando essa aversão, Lula chegou à presidência em E com ele veio a má notícia para a imprensa: o brasileiro deu as costas para o noticiário, eis a novidade. Poucos governos mereceram da mídia exposição tão negativa quanto a administração petista. As perversões atribuídas ao PT e a Lula foram alardeadas à saciedade. A despeito disso, o eleitorado atribui ao presidente um volume de intenções de voto que, por ora, humilha os concorrentes. Humilha também a mídia.

Poder-se-ia argumentar que o eleitor pobre de Lula não lê jornal. Bobagem. A crise ética ganhou espaço também nos meios de comunicação eletrônicos. E não há casebre brasileiro que não disponha de um aparelho de rádio ou de televisão. No segundo semestre de 2005, os analistas políticos tiraram do noticiário que produziram suas próprias confusões. Onze em cada dez comentaristas difundiu a idéia de que a reeleição de Lula estava ameaçada.

Vítima de si mesma, a mídia está na bica de virar, ela própria, notícia. Sua “desimportância” reclama estudos e análises aprofundadas. Seu propalado poder de influência, seu festejado papel de formador de opinião está em xeque. Como que exausto da reiteração dos escândalos, o (e)leitor emite sinais de que já não vê diferença entre os políticos. Considera-os, indistintamente, corruptos. Priorizam os seus interesses pessoais em detrimento de valores coletivos como a ética. ***Resuma o texto, utilizando 10 linhas no máximo.

Redações produzidas por alunos do 3º ano do ensino médio Aluno 1: “A sociedade não está muito preocupados com as informações da imprensa. As pessoas que recebem alguma manchete com seu nome, preferem não levar a sério, do que levar o caso ao tribunal para fazer mais escândalo. O eleitor pobre sempre irá procurar algum meio de comunicação para saber de seu candidato, as pessoas sempre fazem de tudo quando o assunto lhes interessa”.

 Aluno 2: A indústria da imprensa sempre teve papel importante no modo de pensar e agir das pessoas, entretanto, está perdendo a credibilidade. Funcionava antes, como um “quarto poder, que chegou até a deixar o ex-presidente FHC impopular. Entretanto, com a eleição de Lula em 2002, uma bomba estourou sobre a imprensa: o brasileiro deu às costas aos noticiários e não considerou as perversões atribuídas ao PT e ao Lula feitas pela imprensa. A quantidade de votos que lula recebeu humilhou a mídia. Não se pode atribuir o fato ocorrido pela falta de recursos de comunicação, afinal não há casa brasileira que não disponha de rádio ou televisão. A mídia está cada vez mais desimportante e está se tornando, cada vez mais, irrelevante aos olhos do público, podendo se tornar vítima de si mesma.

 Aluno 3: “ O público mostra a cada dia que o conteúdo dos jornais está cada vez mais irrelevante. A imprensa que teve grande importância nos movimentos das Diretas-já, demorou para acordar, até perceber que FHC era afeito à maleabilidade ética. Graças à exposição negativa FHC é um dos ex- presidentes mais impopulares. Mas os meios de comunicação estão em crise, um exemplo disso é a reeleição do presidente Lula, mesmo depois de toda sua exposição negativa na mídia. Isso mostra que os meios de comunicação estão cada vez mais irrelevantes para a sociedade”

 Aluno 4: Bom quando o Lula chegou à presidência no ano de 2002 veio uma notícia para a imprensa que o povo estava dando as costas para as notícias dos rádios e da televisão e por isso o povo não estavam ficando bem informado do governo. E isso não quer dizer que o povo eleitor dele é burro que eles acostumaram pensando que o Lula reduziu o preço de tudo e isso o povo de baixa renda acha que o Lula tem sempre que ser reeleito. Com isso, o povo acha que ele não deve debater nos tribunais e isso tá errado que ele deveria sim debater nos tribunais.