21/07/2004 Arranjo Físico Industrial GOP – Gestão e Organização de Postos de Trabalho Posto 34E
Grupo: André Luiz da Paz de Oliveira Ferraz Daniel Pitaluga Navega Dias Sérgio Castro Junior
Empresa: Peugeot Citroën do Brasil Automóveis LTDA.
Produtos Finais da Empresa: Peugeot 206 Peugeot 206 SW (Projeto) Citroën Xsara Picasso Citroën C3 Motores: V 1.4 8V V V Gasolina V Diesel Flexfuel (Projeto)
Atividades do Posto de Trabalho Considerado - Posicionamento dos Kits caixa macaco no porta-malas. - Posicionamento do para-choque traseiro. - Fixação do para-choque traseiro. - Conexão da luz de neblina no para-choque traseiro - Fixação das Lanternas Traseiras. - Preparação do bagageiro
Definição do Problema: Posto com: - Embalagens superdimensionadas. - Deslocamentos muito grandes. - Excesso de ferramentas por postos. - Geração de muitos resíduos.
Layout Inicial:
Deslocamentos: Relatório Deslocamentos (34E) (Situação Atual) : 1.De Mesa de Trabalho ao bagageiro T1 (obts, chave roda, etc). 2.De bagageiro ao lado motorista (luz lateral). 3.Ir al proximo auto e luz lateral. 4.Ir a mesa de trabalho, pegar peças. 5.Ir ao bagageiro auto e colocar peças (pbts, chave roda). 6.Ir ao próximo (C3) e colocar luz lateral. 7.Voltar a mesa de trabalho e largar ferramentas. 8.Ir ao carrinho síncrono para-choque, pegar para-choque do primeiro T1. 9.Ir até o primeiro T1 e colocar para-choque. 10.Voltar ao carrinho síncrono T1 e pegar segundo para-choque. 11.Ir e colocar segundo para-choque. 12.Ir ate mesa de trabalho e largar ferramentas. 13.Ir até prateleira e pegar peças. 14.Abastecer mesa de trabalho. 15.Ir até prateleira, pegar braço limpa-vidro. 16.Fixar braço çimpa-vidro. 17.Pegar calha. 18.Colocar calha no carro. 19.Ir ate prateleira, pegar peças e suporte para-choque. 20.Ir ate carro, montar peças. 21.Ir ate ccarrinho para-choques. 22.Ir ate carroe e montar para-choque. 23.Ir pegar farol 24.Voltar ao carro e montar farol
Situação do Posto: (antes da melhoria)
Cálculo das Ocs (Operações Complementares)
Índice METEO METEO: Ferramenta para o cálculo do índice de cotação ergonômica Quanto menor for o Índice METEO melhor. Objetivo é um índice menor ou igual a 3,5 No Posto 34E METEO = 2,5 Com as melhorias propostas pode chegar a 1,5
Cálculo do Ke Cálculo do Ke (produtividade) Carga total suportado no posto 34E (CT) – 509 min Carga do Posto (CP) - 463,3 min Ocupação do operador ( Ke)- (CP/CT)*100% Ke = 91,02%
Layout Final Posto 34E
Deslocamentos: Relatório Deslocamentos (34E) (Situação Proposta) : 1- Ligar Conector Farol Neblina Mtg e ligar 2 ilum da placa traseira Controle Tactil Vidro Porta-Malas Mtg embelezador Tampa do Porta-Malas 2- Fixar Alça Direita bagageiro Fixar Alça Esquerda bagageiro 3- Pegar Para-Choque Traseiro Conectar Ramal Freio Para-Choque Traseiro Posicionar e Fixar Para-choque 4- Montagem e Fix Lanterna Traseira Direita e Esquerda Voltar ao Começo
Situação do Posto: (depois da melhoria)
Ferramentas utilizadas: Prateleiras Síncronos
Peças Síncronizadas Guarnição Placa Policia T1X – A8; Para – Choques Adaptação Carrinho para preparação e abastecimento conjunto Suporte Para-Choques;
Reembalagem: Reembalegem de peças grandes: CHAVE DO ESTEPE e PORTA-MALAS Reembalagem de peças pequenas Diminuição de mobiliário necessário no Borde de Linha
Outros: Revisão do Conceitos de Abastecimento pela Logística Unificação de Ferramentas pela Industrialização Utilização de uma SERVANTE Mudança de Gamas – Redução do KE e OCs