SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROVADORISMO EM PORTUGAL
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Século XII ao século XIV.
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Trovadorismo Origem do trovadorismo, os trovadores, literatura medieval, literatura portuguesa, história da Idade Média, cantigas de amor, cantigas de.
Principais Características
O último dos poetas românticos
Literatura Portuguesa
TROVADORISMO Panorama Histórico Cronologia Poesia Trovadoresca
Romantismo Século XIX.
Literatura na Idade Média
Idade Média Trovadorismo.
Humanismo Período literário.
O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO
Cantigas de Amigo As Cantigas de Amigo têm origem tradicional-popular e baseiam-se num lirismo muito antigo. Como características basilares destacamos.
Evolucionismo Positivismo Socialismo Determinismo Pessimismo
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Os períodos literários
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
ROMANTISMO.
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
Humanismo (1418 – 1527).
Organizado por Andréa Motta
TROVADORISMO -- Primeira manifestação literária da língua portuguesa.
Trovadorismo: Local de Produção: Modo de Circulação:
Trovadorismo: cantiga de amor cantiga de amigo
Teatro Linha do tempo.
Profa. Karen Neves Olivan
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Profa. Karen Neves Olivan
Prof.ª Carol TROVADORISMO.
O período humanista na Literatura
CLASSICISMO Renascimento.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Trovadorismo e humanismo
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Literatura : expressão de uma época
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
Revisão – professora Margarete
TROVADORISMO.
Antologia Poética do Romantismo
BARROCO NO BRASIL.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Humanismo e Humanismo Literário
SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
Trovadorismo Contexto histórico
TROVADORISMO HUMANISMO CLASSICISMO
Humanismo Literatura – Aula 2.
HUMANISMO O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Como o próprio nome.
Estilo de Época Moreninha Moreninha, Moreninha Tu és do campo a rainha
COLÉGIO BONFIM TURMA 1001 Correção pag. 22 e 23 – nº 1, 2 e 3
Trovadorismo Era Medieval.
Períodos Literários e estilos de época
Literatura Contexto Histórico TROVADORISMO x HUMANISMO TROVADORISMO
Literatura Medieval (séc. XII a XV)
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Arcadismo – século XVIII
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
Os Lusíadas Estrutura 10 cantos 1102 estrofes 8816 versos-decassílabos heróicos e sáficos 8ª rima (ababababcc)
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
XVI Séculos XII, XV e XVI. TROVADORISMO - XII Baixa Idade Média; Feudalismo; Filosofia: Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e a Escolástica;PORTUGAL.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
LITERATURA PORTUGUESA
Transcrição da apresentação:

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO 2o EM LITERATURA 01 Prof.a Karen Olivan SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO Produção de cantigas: de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer. Linguagem em português arcaico e atitude teocêntrica. O rei trovador D. Dinis foi o autor que deixou a obra mais consistente desse período na península Ibérica.

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO Lírico-amorosas Satíricas Amor: relação de vassalagem com a mulher; mulher inacessível pela classe social ou pela idealização do trovador. Amigo: mulher lamenta a ausência do “amigo” para as amigas, mãe ou natureza; mulher e amigo pertencem a mesma camada social (povo). Escárnio: Critica indireta por meio do humor e da ironia. Maldizer: Mais direta e objetiva, utiliza expressões grosseiras e, até, o nome da pessoa satirizada.

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO Os autores desse período eram classificado como:  trovador: artista profissional de classe superior.  menestrel: geralmente quem compunha as cantigas.  jogral: artista profissional de origem popular.

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO HUMANISMO: Desenvolveu-se na literatura, na pintura e na escultura. Tendência antropocêntrica. Produção de crônicas históricas (Fernão Lopes), teatro (Gil Vicente), além de poesias palacianas, nas quais era registrado o cotidiano de nobres.

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO CLASSICISMO: Antropocentrismo. Caracterrística central: recionalidade. Equilíbrio entre forma (técnica) e conteúdo (visão de mundo). Principal autor: Luís de Camões (português), com o poema épico Os lusíadas.

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO BARROCO: Reação da Igreja Católica contra o movimento da Reforma protestante e contra a atitude antropocêntrica proveniente das realizações humanas do período. Autores desenvolveram uma arte teocêntrica, na qual o ser humano vive crise espiritual, como consequência do conflito entre valores terrenos e celestiais. Arte dualística, de instabilidade emocional. No Brasil, o principal poeta barroco é Gregório de Matos Guerra, o “Boca do Inferno”.

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO ARCADISMO: Reação ao absolutismo monárquico e católico. Retorno à atitude antropocêntrica e culto a valores da arte clássica como o racionalismo, o equilíbrio, a harmonia e o emprego da mitologia grecorromana. Também chamado de Neoclassicismo. Traços marcantes: identificação com a natureza, pregação por uma vida simples, como a dos pastores de ovelhas. No Brasil, destaca-se Tomás Antônio Gonzaga.

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO Destaque: liberdade individual, a qual se deu a partir de profundas mudanças políticas e sociais operadas por fatos como a Revolução Francesa e a Independência do Brasil. O emissor imprimia a forma com que sentia o mundo a partir de sua própria realidade social, conectada à pessoal. O artista passou a registrar aspectos da cultura em que vivia.

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO Esse modelo de abordagem, ao ser “contaminado” por preocupações sociais e políticas mais definidas, viria a conferir ao Romantismo o caráter de arte nacionalista. A fuga da realidade podia acontecer nas obras de diversas maneiras: para o passado de épocas de grandes realizações heroicas, para os momentos de descontração da infância, para a valorização de culturas exóticas, por meio da morte do próprio eu lírico. No Brasil, destacam-se: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves e José de Alencar.

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO A literatura realista-naturalista pertence à linha das artes clássicas. Opõe-se ao Romantismo. Os autores realistas e naturalistas tendem a privilegiar a visão racional do mundo e da sociedade humana. Logo, desenvolve uma arte engajada, compromissada com a dignidade do ser humano e com a justiça social. Essa intenção é vista por meio das denúncias que fazem em suas obras os chamados crimes sociais, ações que um indivíduo qualquer comete contra outro, socialmente mais frágil.

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO Esse enfoque leva os autores a produzirem uma arte menos preocupada com recursos e requintes artísticos. A linguagem é objetiva e de fácil entendimento por parte do leitor.

SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO 2o EM LITERATURA 01 Prof.a Karen Olivan SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO