Monique Estevam – PCNP de Ciências Data: 29/04/2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Educação Sexual e os seus Contextos
Advertisements

A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
“Necessidades e desafios da sexualidade: Vale Sonhar”
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
Planeamento Familiar Flávio Fernandes 5.º B N.º 9.
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
“Quanto mais preliminares, mais úmida fica a perereca.”
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
AFETIVIDADE E SEXUALIDADE
PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.
Apresentação.
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
higiene nas fases da vida
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
A sexualidade trocada por miúdos
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Educação sexual e sexualidade: Quo vadis?
Saúde sexual Habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, de gestações.
Grupo de Desenvolvimento Profissional
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Transmissão de vida no Homem
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Lucia Mardini | DVAS.
Modelo de Excelência em Gestão
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
Diversidade Sexual: Aprendendo a conviver com as diferenças
Centro de Cidadania da Mulher
Sexualidade, Orientação e Saúde
BASES MORFOLÓGICAS E FISIOLÓGICAS DA REPRODUÇÃO HUMANA
Apresenta ç ão do Curr í culo do Estado de São Paulo. Carlos Roberto Colombo PCNP Ciências. 24/04/2014.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Uma conversa de sentimentos!
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Gravidez na Adolescencia
Adolescência.
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Projeto de Educação para a Saúde
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Gabriela Ramalho Lopes
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Educação Sexual A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, sobretudo para adolescentes. A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio.
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Violência Sexual Ao contrário do que muitos pensam, é um CRIME muito comum. O estupro chega a atingir mais de uma em cada dez mulheres.
Trabalho de Projecto Problema: « Relações entre Pais e Filhos »
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão
LANÇAMENTO DA PESQUISA DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS CREPOP acesse o formulário exploratório em :
Programa de atenção a saúde do Adolescente
VALE SONHAR.
INTERVENÇÕES. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Intervenção geral (MELCHI, mude este título!!! Não conseguimos encontrar um título p esta intervenção!!!) Oficina:
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
A Sexualidade e o Jovem Portador de Deficiência Curso de Formação Pedagógica inicial de Formadores Mindform Carolina Amado Vasco 2014.
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
O sistema reprodutor Puberdade Adolescência Hormônios Ejaculação
Transcrição da apresentação:

Monique Estevam – PCNP de Ciências Data: 29/04/2014

Objetivos Dar subsídios aos professores de Ciências para que possam orientar os estudantes no cuidado pessoal e coletivo com a saúde do corpo e da mente, bem como desmistificar crenças e tabus que ainda circulam entre o tema da sexualidade; Promover a formação continuada dos professores para a atuação junto ao projeto Quebra Tabu.

Pauta – 9H – 16h Acolhimento/Café; Leitura inicial; Trabalhando as oficinas do 6º e 7º ano; Almoço – 12h às 13h; Trabalhando as oficinas do 8º e 9º ano; Agente de prevenção; Avaliação; Café.

6° Ano - Puberdade Falar sobre higiene é o primeiro passo para um trabalho de prevenção eficiente

6º ano - PUBERDADE Objetivo: Conhecer e aprender a lidar com as mudanças da puberdade, sensibilizando para o auto-cuidado com o corpo - prevenção. 1ª Oficina: As Mudanças do Corpo na Puberdade Objetivo: Promover o conhecimento dos participantes em relação às mudanças físicas, aos caracteres sexuais primários e secundários na puberdade. 2ª Oficina: Puberdade – Expectativas Pessoais e Sociais Objetivo: Promover atitudes positivas nas relações sociais e no trato consigo frente às mudanças da puberdade 3ª Oficina: Higiene (Prevenção)  Objetivo: Motivar o adolescente para assumir e valorizar os cuidados com seu corpo

CORPO REPRODUTIVO

7º ano - CORPO REPRODUTIVO Objetivo: reconhecer o ciclo menstrual e a espermatogênese como fenômenos de transformação do corpo para o interesse sexual e a reprodução humana.   1ª Oficina – Reprodução Humana Objetivo: conhecer os órgãos que compõe o aparelho reprodutor interno e externo, e suas funções reprodutivas. 2ª Oficina - Bingo Humano (Menstruação/Ejaculação)  Objetivo: Desenvolver atitudes positivas nos jovens, frente a menstruação e ejaculação, por meio da identificação da importância destes fatos na vida sexual e reprodutiva. 3ª Oficina: Responsabilidade e prevenção - Jogo dos Jornalistas  Objetivo: Desenvolver o cuidado de prevenção a gravidez, a partir da percepção de que menstruar e ejacular os torna capazes de gerar filhos.

CORPO SEXUAL

8º ano - CORPO SEXUAL Objetivo: sensibilizar para as responsabilidades na tomada de decisão para o inicio da vida sexual ativa; reconhecendo a importância da afetividade nas relações humanas, a diversidade sexual e valorizando o exercício de sua sexualidade responsável e prazerosa 1ª Oficina: 1ª Relação Sexual - Mitos e Verdades Objetivo: Promover o conhecimento sobre a resposta sexual humana e os aspectos de saúde, sociais e psicoemocionais que interferem no relacionamento sexual. 2ª Oficina: Primeira vez – Balança Objetivo: Promover a identificação de valores e expectativas que podem nortear uma tomada de decisão assertiva na escolha do momento da primeira relação sexual. 3ª Oficina: Métodos Contraceptivos Objetivo: promover o conhecimento sobre os métodos contraceptivos, informando sobre seu funcionamento e uso adequado.

DST/AIDS

9º ano - DST/AIDS Objetivo: o conhecimento sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/Aids, e sensibilizar para a prevenção destacando o uso do preservativo   1ª Oficina – O Corpo e as DST/Aids Objetivo: Promover a identificação de valores e expectativas que podem nortear uma tomada de decisão assertiva na escolha do momento da primeira relação sexual. 2ª Oficina - Negociação da camisinha Objetivo: Identificar as dificuldades e treinar a negociação e uso do preservativo no relacionamento afetivo sexual. 3ª Oficina: Cadeia de Transmissão das DST/Aids e Uso do Preservativo Objetivo: Facilitar a compreensão da cadeia de transmissão sexual das DST/Aids e aprender a usar o preservativo.

Instrumentos de Monitoramento

Entrega dos Instrumentos de Monitoramento Multiplicar a orientação aos demais professores de Ciências da unidade escolar; Deverão ser aplicadas as 3 oficinas com cada turma; As planilhas devidamente preenchidas com os dados da enquete, dados das oficinas e dados demográficos deverão ser enviadas para o email do Núcleo Pedagógico, A/C PNCP Monique Estevam, impreterivelmente até o dia 29 de Agosto de 2014. Email: dejacnpe@see.sp.gov.br Dúvidas: enviar email informando o assunto ou ligar para 3954-2641

Avaliação Por favor, respondam a avaliação, identificando-se ou não; Agradeço a participação de todos e tenham um excelente feriado! Até a próxima!