Distúrbios alimentares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distúrbios Alimentares
Advertisements

Distúrbios Alimentares
Jaqueline Dalla Corte Keila Hübner
A psicanálise pode ser um instrumento técnico e teórico bastante rico se pudermos considerar as especificidades dessa patologia. Recebeu tratamento injusto.
Bulimia e anorexia nervosa
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar,
A anorexia nervosa.
Anorexia nervosa.
Trabalho de Ciências Nome:Anderson,Daniela,João L. e Letícia G.
ANOREXIA NERVOSA.
Distúrbios Alimentares
Transtornos alimentares
higiene nas fases da vida
ANSIEDADE A Ansiedade é uma característica biológica humana que antecede momentos de perigo, real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis.
Escola Secundária de Gama Barros Ano lectivo 2008/2009 Alunas: Ana Catarina Araújo Ana Rita Caetano Ana Rita Mixão Joana Brito 12ºCT1 Alunas: Ana Catarina.
Doenças alimentares Área de Projecto 6ºD 2007/2008.
Uma caloria, uma tortura!
Anorexia Nervosa Trabalho elaborado por: - Ângela Santos
Atividade Física e Distúrbios Alimentares
Problemas na Adolescência
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Distúrbios alimentares !
Deficiência Nutricional e
Distúrbios alimentares
Distúrbios Alimentares
Pedofilia Trabalho realizado por: Catarina Ramos - nº11
Bulimia Sobre.
“Bulimia” Escola Básica Secundaria Dona Lucinda Andrade
DISTÚRBIOS ALIMENTARES
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Lipodistrofia Saúde Mental e Qualidade de Vida
Anorexia Luiz Gabriel Manini Minto Maria Laura Ferreira Rodriguês 7°A
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Trabalho elaborado por: Henrique Araújo nº7 Sebastião Pereira nº16 Escola Secundária Dr. António Granjo Educação para a Saúde Ano lectivo:2010/2011.
Sesi escola Várzea grande
Transtornos Alimentares
ALIMENTARES, DA SEXUALIDADE, DO SONO
Distrofia de becker Tabea Epp.
ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!
PSICOFISIOLOGIA Aula 2- Comportamento Alimentar.
Depressão.
Distúrbios alimentares
ESQUIZOFRENIA.
Anorexia.
Transtornos alimentares:
Distúrbios alimentares
TRANSTORNOS ALIMENTARES. Anore xia ANOREXIA Perturbação da imagem corporal Busca incessante pela magreza Inanição.
Transtornos da Alimentação
ADOLESCÊNCIA… …E os seus problemas. INTRODUÇÃO No âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, foi- me proposto, pelo professor, a elaboração de um trabalho.
Profª. Me. Jaqueline Della Torre Martins. TRANSTORNOS ALIMENTARES 1 - ANOREXIA NERVOSA - PREOCUPAÇÃO OBSESSIVA COM A PERDA DE PESO - RECEIO FÓBICO DO.
Professor– Alison Pereira Batista
Distúrbios alimentares: Anorexia e bulimia
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
Elaborado por: Prof. Susana Viegas. Doenças do comportamento alimentar: Anorexia Bulimia Desejo em manter o peso muito baixo Incapacidade de aceitar as.
HIPERGLICEMIA E HIPOGLICEMIA
Transcrição da apresentação:

Distúrbios alimentares Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade Distúrbios alimentares Aluna: Clarisse Libano Prof.: Isabel Rocha Anorexia Nervosa

Introdução A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizado pelo baixo peso corporal) e stress físico.

Causas A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a: - Problemas de auto-imagem, - Dificuldade em ser aceito pelo grupo, - Em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obcessivo-compulsivo) - História de abuso sexual ou de bullying.

Sintomas - Peso corporal em 85% ou menos do nível normal. - Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. - Em mulheres, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios problemas no sistema reprodutor feminino. - Nos rapazes poderá ocorrer disfunção erétil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional. - Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco). - Desossificação dos dentes; cárie dentária. - Depressão profunda. - Tendências suicidas. - Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas. - Obstipação grave.

Desenvolvimento da doença A preocupação com o peso e a forma corporal leva o adolescente a iniciar uma dieta progressivamente mais seletiva, evitando ao máximo alimentos de alto teor calórico. Aparecem outras estratégias para perda de peso como, por exemplo: exercícios físicos excessivos, vómitos, jejum absoluto. Primeiro começa se sentir gorda, apesar de estar extremamente magra, acabando por se tornar escrava das calorias e de rituais em relação à comida. Isola-se da família e dos amigos, ficando cada vez mais triste, irritada e ansiosa. Dificilmente, a pessoa admite ter problemas e não aceita ajuda de forma alguma. A família às vezes demora a perceber que algo está errado. Assim, as pessoas com anorexia nervosa podem não receber tratamento médico, até que tenham se tornado perigosamente magras e desnutridas.

Tratamento O tratamento deve ser realizado por uma equipa multidisciplinar formada por um psiquiatra, psicólogo, pediatra, clínico e nutricionista, em função da complexa interação de problemas emocionais e fisiológicos nos transtornos alimentares. Quando for diagnosticada a anorexia nervosa, o médico deve avaliar se o paciente está em risco iminente de vida, requerendo, portanto, hospitalização.

- O objetivo primordial do tratamento é a recuperação do peso corporal através de uma reeducação alimentar com apoio psicológico. Em geral, é necessário alguma forma de psicoterapia para ajudar o paciente a lidar com sua doença e com as questões emocionais subjacentes. - Psicoterapia que ensina os pacientes a modificarem pensamentos e comportamentos anormais.

Conclusão Com este trabalho conclui que a anorexia nervosa é uma doença psicológica, mais comum nos adolescentes, que começam por pensar que estão gordos apesar de estarem extremamente magros e assim, começam uma dieta seletiva e um exercício físico exagerado que pode mais tarde levar a hospitalização.

Webgrafia http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?138