DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt
Advertisements

CONTEXTO DA GRH É formado por pessoas e organizações.
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
Cultura da Convergência
DEMOCRACIA.
Cultura e Ideologia.
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
Cultura de Massa e Indústria cultural
Sociologia do Esporte Significados do esporte na sociedade
Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é.

Sociologia
Ideologia e Indústria Cultural
Sociologia
GLOBALIZAÇÃO – FENÓMENO COMPLEXO
INDÚSTRIA CULTURAL.
Profª Karina Oliveira Bezerra
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
Influências Socioculturais
Materialismo histórico e dialético
Dimensões da Globalização
CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA
Marx: ideologia e alienação
ESTÉTICA Arte e realidade
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Sociedade de Consumo Por: Carolina.
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Cultura – conceitos e definições
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
A identidade cultural na pós modernidade
Desigualdades sociais no Brasil
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão.
A CULTURA Prof. Lucas Villar
Indústria Cultural Sociedade de massa Indústria da diversão em massa
História nas atuais propostas curriculares
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
Sociedade de Massa Sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo modelos de comportamento generalizados, na produção em larga.
Comportamento do consumidor
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
Profª Karina Oliveira Bezerra
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
Planejamento Organizacional Integrado
ITINERANTE 2010: Professor agora é a sua vez!. - PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA OS PROFESSORES ATÉ 7 / 04 / PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA OS TÉCNICOS ATÉ.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
PPGE – UEPG DRª GISELE MASSON
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali
Cultura e Sociedade no mundo globalizado
IDEOLOGIA.
Algumas teorias do jornalismo
CULTURA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: O PAPEL DA INDUSTRIA CULTURAL Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba/ 2007.
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Teorias e Técnicas de Comunicação
CAMINHANDO UMA PROPOSTA DE RECICLAGEM DE CONHECIMENTOS EM SERVIÇO SOCIAL Terceira Parte: Locus da origem da Questão Social Questão Social A.S. Eronides.
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
Livre e de bons costumes (Autor não Identificado )
INDÚSTRIA CULTURAL CULTURA DE MASSA.
QUALIDADE DE VIDA: UMA MERA REPRESENTAÇÃO SOCIAL? SIM E NÃO Sim: através dos elementos da subjetividade e de incorporação cultural. Não: existem parâmetros.
Estética.
CULTURA.
Segmentação e Posicionamento
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
ESPAÇO PÚBLICO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. O que é Espaço Público? Um local de reflexão, discussão, de trabalho de idéias novas e calcificadas que podem.
Transcrição da apresentação:

DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural

CULTURA ERUDITA Produção cultural da dita elite de uma sociedade. Uma classe hegemônica que considera a sua representação superior, melhor que as outras. Procura estabelecer um padrão de regras de comportamento à outras culturas. Vênus moderna

CULTURA POPULAR As tradições de um povo, muitas vezes opostas as regras da cultura erudita; É de domínio público, de todos que não tem acesso ao padrão. É colocada ideologicamente como inferior, de segunda natureza, pela cultura erudita; É riquíssima por ser criativa; É manifestação própria e autônoma da criação popular

CULTURA DE MASSA E INDÚSTRIA CULTURAL

CULTURA DE MASSA Toda cultura produzida para as massas — a despeito de heterogeneidades sociais, étnicas, etárias, sexuais ou psicológicas — a mídia é o maior porta-voz - veiculada pelos meios de comunicação de massa.

A cultura de massa desenvolveu-se a ponto de ofuscar os outros tipos de cultura anteriores e alternativos a ela. acaba submetendo as demais “culturas” a um projeto comum e homogêneo. Por ser produto de uma indústria de porte internacional (e, mais tarde, global), a cultura elaborada pelos vários veículos então surgentes esteve sempre ligada intrinsecamente ao poder econômico do capital industrial e financeiro. A massificação cultural, para melhor servir esse capital, requereu a repressão às demais formas de cultura — de forma que os valores apreciados passassem a ser apenas os compartilhados pela massa.

A indústria cultural percebeu que ela possui a capacidade de absorver em si os antagonismos e propostas críticas. A “censura”, que antes era externa ao processo de produção dos bens culturais, passa agora a estar no berço dessa produção. A cultura popular, em vez de ser recriminada por ser “de mau gosto” ou “de baixa qualidade”, é hoje deixada de lado quando usado o argumento mercadológico do “isto não vende mais” — depois de ser repetida até exaurir-se de qualquer significado ideológico ou político.

A grande alteração da cultura de massa foi transformar todos em consumidores que, dentro da lógica liberalista, são iguais e livres para consumir os produtos que desejarem. Dessa forma, pode haver o “popular” (i.e., produto de expressão genuína da cultura popular) que não seja popularizado (“que não venda bem”, na indústria cultural) e o “popularizado” que não seja popular (vende bem, mas é de origem elitista).

INDÚSTRIA CULTURAL