A HERMENÊUTICA NOS SÉCULOS XIX E XX – O MÉTODO HISTÓRICO CRÍTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Feliz Sábado. Feliz Sábado ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS! Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mt 4:4 SEJAM.
Advertisements

A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Palavra de Deus em palavras humanas
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
John Locke Empirismo.
Interpretação teológica
Metodologia apologética: alguns sistemas
PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO
A Trindade Santa: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
Teorias do Conhecimento
Introdução ao Curso Bíblico "Conhecendo o Evangelho da Graça"
GUIA BÁSICA PARA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA O Espírito e a Interpretação Bíblica.
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
Aprender a reconhecer que a oração é um ingrediente essencial no discipulado. Perceber que a oração é comunicação com Deus, pura e simples.
Compreender que a principal fonte de conhecimento de Jesus provém da leitura da Sua História nos Evangelhos. Identificar os valores que.
Algumas Técnicas Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
O que é conhecimento 2.1 O critério da verdade:
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
Teorias do conhecimento
Em busca de uma compreensão
Santíssima Trindade.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Carta do Apóstolo Paulo, ela deveria entrar na Bíblia?
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Interpretando as Escrituras Sagradas
Este é um texto teste para este slide.
Como interpretar a Bíblia?
HERMENÊUTICA Interpretando as Escrituras Sagradas.
Hebreus e Epístolas Gerais
O estudo das Doutrinas Bíblicas
PREGUES A PALAVRA - 1 Que é Homilética?
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
1 | A teologia da prosperidade
A Hermenêutica na Idade Média
Profª. Taís Linassi Ruwer
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
As Quatro Grandes Comissões
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Trabalho realizado por:
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
As Epístolas Católicas
HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.
Medite agora neste lindo texto bíblico: Provérbios 18
CURSO BÍBLICO.
9| Os cristãos sem igreja
Prof. Ricardo Filosofia
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
As bases da ciência moderna
História da Igreja 4 Aula 1
Autor: Célio Augusto Machado
2. O Cristo glorificado 10 DE OUTUBRO DE 2015
LIÇÃO 12 - EXORTAÇÕES GERAIS Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO.
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
Surgimento do pensamento filosófico
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS Sem. Juan Pablo Juica H.
O que é conhecimento?.
23 DE ABRIL DE 2016 A autoridade do Filho do Homem E todos ficavam deslumbrados com o seu ensino, pois que sua palavra era ministrada com autoridade. (Lc.
Importância, a fonte, o objetivo e como ele ocorre. João O Novo Nascimento.
Capítulo 13 Pensamento cristão
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Organização interna da Bíblia
Transcrição da apresentação:

A HERMENÊUTICA NOS SÉCULOS XIX E XX – O MÉTODO HISTÓRICO CRÍTICO Prof. Bruno Cesar www.bruno-cesar.com

CONTEXTO DA ÉPOCA Esse período foi caracterizado por visões nada ortodoxas. Surgiram visões novas a respeito da inspiração da Bíblia. Todas elas negavam a inspiração verbal e a infalibilidade das Escrituras. O elemento humano na Bíblia foi enfatizado muito mais do que havia sido anteriormente, e encontrou reconhecimento geral. E aqueles que também acreditavam no fator divino refletiram sobre a relação mútua do humano e divino.

TENTOU-SE, ENTÃO, SISTEMATIZAR A DOUTRINA DA INSPIRAÇÃO EM VÁRIOS GRAUS EM DIFERENTES PARTES DA BÍBLIA, E EM SEUS GRAUS MAIS BAIXOS COM A ADMISSÃO DE ERROS E IMPERFEIÇÕES. OUTROS ACEITARAM A TEORIA DE UMA INSPIRAÇÃO PARCIAL, LIMTANDO-A ÀS PORÇÕES CONCERNENTES À FÉ MORAL E, CONSEQUENTEMENTE, ADMITINDO ERROS NOS ASSUNTOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS.

SCHLEIERMACHER E SEUS SEGUIDORES NEGARAM O CARÁTER SOBRENATURAL DA INSPIRAÇÃO, E IDENTIFICARAM-NA COM A ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL DOS CRISTÃOS, ENQUANTO OUTROS TEÓLOGOS REDUZIRAM-NA AO PODER QUE TODOS OS HOMENS POSSUEM SIMPLESMENTE EM VIRTUDE DA LUZ NATURAL. ATUALMENTE É COMUM FALAR DE INPIRAÇÃO COMO ALGO DINÂMICO, E IMPUTÁ- LA AOS AUTORES AO INVÉS DE SEUS ESCRITOS.

NESSA ÉPOCA COMEÇOU A CIRCULAR A IDEIA DE QUE O INTÉRPRETE BÍBLICO DEVERIA IR AO TEXTO SEM NENHUMA BAGAGEM, ISTO É, SEM A OPINIÃO DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA E AS CONFISSÕES DE FÉ DA IGREJA. ALÉM DISSO, TORNOU-SE PRINCÍPIO ESTABELECIDO O FATO DE QUE A BÍBLIA DEVERIA SER INTERPRETADA COMO QUALQUER OUTRO LIVRO. O ELEMENTO ESPECIAL DIVINO DA BÍBLIA FOI DESACREDITADO DE FORMA GERAL E O INTÉRPRETE, USUALMENTE, SE LIMITAVA À DISCUSSÃO DAS QUESTÕES HISTÓRICAS E CRÍTICAS.

1) ESCOLA GRAMATICAL X 2) ESCOLA HISTÓRICA ESCOLAS OPONENTES 1) ESCOLA GRAMATICAL X 2) ESCOLA HISTÓRICA

1) ESCOLA GRAMATICAL ESTA ESCOLA FOI FUNDADA POR ERNESTI, QUE ESCREVEU UMA OBRA IMPORTANTE SOBRE A INTERPRETAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO, NA QUAL ELE FORMULOU QUATRO PRINCÍPIOS. A) O SENTIDO MÚLTIPLO DA ESCRITURA DEVE SER REJEITADO E MANTIDO SÓ O SENTIDO LITERAL B) AS INTERPRETAÇÕES ALEGÓRICAS E TIPOLÓGICAS DEVEM SER DESAPROVADAS, EXCETO EM CASOS ONDE O AUTOR INDICA

QUE ELE PRETENDIA ASSOCIAR OUTRO SENTIDO AO LITERAL. C) DESDE QUE A BÍBLIA TEM O SENTIDO GRAMATICAL EM COMUM COM OUTROS LIVROS, ESTE DEVERIA SER APURADO DE FORMA SIMILAR EM AMBOS OS CASOS. D) O SENTIDO LITERAL PODE NÃO SER DETERMINADO POR UM SUPOSTO SENTIDO DOGMÁTICO.

A ESCOLA GRAMATICAL FOI ESSENCIALMENTE SOBRENATURALISTA E VINCULAVA-SE ÀS PRÓPRIAS PALAVRAS DO TEXTO COMO FONTE LEGÍTIMA DE INTERPRETAÇÃO AUTÊNTICAE DA VERDADE RELIGIOSA. MAS SEU MÉTODO ERA UNILATERAL NO SENTIDO DE QUE ATENDIA SÓ À INTERPRETAÇÃO PURA E SIMPLES DO TEXTO, A QUAL NÃO É SEMPRE SUFICIENTE NA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA.

2) ESCOLA HISTÓRICA A ESCOLA HISTÓRICA ORIGINOU-SE COM SEMLER. FILHO DE PAIS PIETISTAS, TORNOU-SE, MAIS OU MENOS A DESPEITO DE SI MESMO, O PAI DO RACIONALISMO. NA SUA OBRA SOBRE O CÂNON,ELE DIRIGIU A ATENÇÃO À VERDADE NEGLIGENCIADA DA ORIGEM HISTÓRICA HUMANA E À COMPOSIÇÃO DA BÍBLIA. NA SUA SEGUNDA OBRA, SOBRE A INTERPRETAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO, FORMULOU CERTOS PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO. SEMPLER SALIENTOU O

FATO DE QUE VÁRIOS LIVROS DA BÍBLIA SE ORIGINARAM DE UMA FORMA HISTÓRICA E, CONSEQUENTEMENTE, ERAM HISTORICAMENTE CONDICIONADOS. A PARTIR DO FATO DE QUE OS LIVROS SEPARADOS FORAM ESCRITOS PARA DIFERENTES CLASSES DE INDIVÍDUOS, ELE CONCLUIU QUE ELES CONTINHAM MUITO DO QUE ERA MERAMENTE LOCAL E EFÊMERO, E QUE NÃO PRETENDIAM TER VALOR NORMATIVO PARA TODOS OS HOMENS E EM

TODOS OS TEMPOS. ALÉM DISSO, VIU NELES UMA MISTURA DE ERROS, UMA VEZ QUE JESUS E OS APÓSTOLOS SE ADAPTARAM, EM ALGUNS ASSUNTOS, ÀS PESSOAS A QUEM SE ENDEREÇAVAM. CONSEQUENTEMENTE, ARGUMENTOU QUANTO À NECESSIDADE DE MANTER ESSAS COISAS EM MENTE NA INTERPRETAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO. E, EM RESPOSTA À QUESTÃO DE QUAL SERIA O ELEMENTO DE VERDADE OBRIGATÓRIA NA BÍBLIA, ELE INDICOU

“O QUE SERVE PARA APERFEIÇOAR O CARÁTER MORAL DO HOMEM”. SEU ENSINO FAVORECEU A IDEIA DE QUE AS ESCRITURAS SÃO PRODUÇÕES HUMANAS FALÍVEIS E, VIRTUALMENTE, FEZ COM QUE A RAZÃO HUMANA SE TORNASSE O ÁRBITRO DA FÉ. SEMLER NÃO CRIOU ESSAS IDEIAS MAS SIMPLESMENTE VOCALIZOU OS PENSAMENTOS AMPLAMENTE EM VOGA EM SEU TEMPO.

O QUE ENSINAVA O MÉTODO HISTÓRICO-CRÍTICO, EM LINHAS GERAIS, ENSINAVA QUE: A) A BÍBLIA CONTÉM ERROS B) HÁ PARTES NA BÍBLIA QUE NÃO SÃO INSIPARADAS C) MILAGRES NÃO EXISTEM (PODEM SER EXPLICADOS DOUTRA FORMA)

D) AS PARTES DA BÍBLIA QUE FALAM DE SALVAÇÃO ESTÃO CORRETAS, MAS OS TRECHOS QUE FALAM DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA, CIÊNCIA E DEMAIS ASSUNTOS, PODEM ESTAR ERRADOS. E) NÃO É NECESSÁRIO ORAR, BASTA MEDITAR

PRINCIPAIS NOMES DO MÉTODO HISTÓRICO-CRÍTICO FRIEDRICH SCHLEIERMACHER RUDOLF BULTMANN

PAUL TILICH KARL BARTH (NEO-ORTODOXO)

CONCLUSÃO O MÉTODO HISTÓRICO-CRÍTICO EMBORA TENHA TRAZIDO ALGUNS BENEFÍCIOS, TROUXE INÚMEROS MALEFÍCIOS À CORRETA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA. OBSERVAREMOS, AGORA COMO TEM SIDO FEITA A HERMENÊUTICA NO SÉCULO XXI