Leia e observe as frases:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palavra que modifica o verbo, adjetivo, ou o próprio advérbio...
Advertisements

Concordância Nominal.
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
PECADOS DA LÍNGUA Dez erros que comprometem a vida social e as pretensões profissionais de qualquer um.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Edito Romão.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
Mais concordância....
Gramática da Sapatilha
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Professor Carlos Zambeli
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
O Aniversário.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
Concordância Nominal.
Concordância Verbal.
Só piadas.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Profª Adriana Guimarães
O pronome O pronome.
Ética e Moral na formação dos filhos
Fonologia – o estudo dos sons
Orações Subordinadas Reduzidas
Casos especiais da Concordância Nominal (Parte I)
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
Concordância Nominal.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Termos essenciais da oração
Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
Concordância Nominal Professora Patrícia.
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Por : Suzete Beppu CRASE.
Concordância Nominal Concordância Verbal
CONCORDÂNCIAS ESPECIAIS
Prof. Msc. Richard da Silva
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Concordância Nominal Por Carlos Daniel S. Vieira.
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
CONCORDÂNCIA NOMINAL REGRA GERAL Os meus dois melhores amigos viajaram Aqueles dois alunos estudam muito. Aqueles dois meninos estudioso leram livros antigo.
Transcrição da apresentação:

Leia e observe as frases: Que tal comer dois pastel e tomar um chopes? É só dez real...

Regra geral O meu amigo é maravilhoso. substantivo pronome adjetivo artigo numeral O meu amigo é maravilhoso. As minhas duas amigas são maravilhosas.

CONCORDÂNCIA NOMINAL Casos especiais

Concordância do Adjetivo Anteposto – concorda com o substantivo mais próximo. Comprei uma casa com amplo quarto e sala. Comprei uma casa com ampla sala e quarto. b) Posposto – concorda com o substantivo mais próximo ou com todos os núcleos. Encontramos um jovem e uma mulher preocupada. Encontramos uma mulher e um jovem preocupado. Encontramos um jovem e uma mulher preocupados.

Curiosidades Quando se tem termos que indicam parentesco - qualquer concordância é possível. Mãe e pai simpático / simpáticos. Simpáticos/Simpática mãe e pai. II. Nomes próprios – somente no plural. Famosos Fernando Pessoa e Cecília Meireles. Fernando Pessoa e Cecília Meireles famosos. Palavras que indicam oposição – somente no plural. Dia e noite claros. Claros dia e noite.

Concordância do Adjetivo Substantivo Singular - artigo nos adjetivos a partir do segundo. Mariângela estudava o idioma espanhol e o inglês. A polícia militar e a civil uniram-se em combate ao crime. II. Substantivo plural - basta acrescentar os adjetivos Mariângela estudava os idiomas espanhol e inglês. As polícias militar e civil uniram-se em combate ao .

Exercitando... Observando as frases abaixo, podemos afirmar que ambas estão corretas? Na Idade Média , a Igreja detinha o poder espiritual e material. O trabalho e as realizações conseguidas. Os homens francês, inglês e brasileiro chegaram.

Adjetivo como predicativo Predicativo do sujeito: segue a concordância do verbo: Estava preocupada a mãe e o pai. Estava preocupado o pai e a mãe. Estavam preocupados a mãe e o pai. Estavam preocupados os pais do garoto. Predicativo do objeto: Concorda com os dois núcleos do objeto; se anteposto pode concordar com o mais próximo: O juiz considerou o pai e o filho culpados. O juiz considerou culpado o pai e o filho.

É necessário – É bom – É ótimo a) Sujeito não determinado = invariável Saudade é bom. b) Sujeito determinado = variável A saudade é ótima para recordar. Maçã é ótimo para os dentes Esta maçã é ótima.

É permitido / É proibido Não determinado = invariável É permitido entrada. É proibido gorjeta. Determinado = variável É permitida a entrada É proibida a gorjeta.

Anexo – concorda com o substantivo a que se refere. Seguem anexas ao relatório todas as cópias do contrato. Vão anexos às cartas os documentos solicitados.

Atenção!!! Quando a palavra anexo vier precedida da preposição “em”, fica invariável.Forma a expressão “em anexo” ( dentro do anexo) INCLUSO Concorda com o substantivo a que se refere. Ficará inclusa à matrícula a primeira mensalidade. Estão inclusos às fotocópias os relatórios.

Concordam com os substantivos a que se referem. Próprio/Quite Concordam com os substantivos a que se referem. Elas próprias releem o trecho do livro no recreio. O coronel próprio dirigiu-se à igreja. Depois daquela vitória estávamos quites em competições estaduais. Enfim eu fui declarado quite com o serviço militar.

Atenção!!! Algumas palavras podem ora funcionar como adjetivo, ora como advérbio. Observem: Vamos falar sério. Vamos falar sérios. Sistematizando: Advérbio → Invariável → acompanha verbo e adjetivos. Adjetivo → Variável → acompanha substantivo.

MESMO Como adjetivo concorda com o substantivo a que se refere As atrizes mesmas choram após a cena. Ele mesmo contou a verdadeira história.  Como advérbio é invariável e corresponde a realmente, justamente, exatamente, ou até. Essa nota é mesmo verdadeira? Ele leu mesmo o livro.

O homem deve agradecer , dizendo obrigado. A mulher deve agradecer, dizendo obrigada. A expressão obrigado/obrigada vem de “Eu lhe estou muito obrigado/obrigada pelo favor que me fez . “Eles disseram obrigados ao garçom“. "Elas disseram obrigadas ao garçom“. "Ele disse um obrigado ao garçom“. "Ela disse um obrigado ao garçom“.

Meio / Meia(s)

(Augusto Barros: Meias "Meias verdades Meias... Meias "Meias verdades  Meias vontades Meias saudades Viver pela metade é ilusão Tire suas meias  Ponha o pé no chão". (Augusto Barros: Meias "Meias verdades Meias... - advérbio – é invariável ( = parcialmente) - adjetivo – é variável ( = metade) Meio

Bebi meia taça de vinho e fiquei meio bêbada. Bebi meio copo de cerveja.

Atenção a esta concordância ! É meio dia e meia.

Bastante / Bastantes bastante = muito - invariável - advérbio – é invariável Bastante - pronome indefinido – é variável Naquela ocasião, os jovens estavam bastante íntimos. As mulheres falam bastante. Em Indaiatuba, surgiram bastantes novidades. Compramos bastantes livros. bastante = muito - invariável bastantes = muitos,muitas - variável

como advérbio – invariável Caro - Barato - Longe como advérbio – invariável como adjetivo ou pronome adjetivo – variável Exemplos Nunca pensei que o estudo fosse tão caro. (advérbio) As casas estão caras. (adjetivo) Achei barato este casaco.(advérbio) Hoje as frutas estão baratas. (adjetivo) "Vais ficando longe de mim como o sono, nas alvoradas." (Cecília Meireles) (advérbio) "Levai-me a esses longes verdes, cavalos de vento!" (Cecília Meireles). (adjetivo)

Só – sós – a sós A sós... A sós – é invariável. Como duas gaivotas Advérbio (somente, apenas) – invariável Adjetivo (sozinho) – é variável. A sós... Como duas gaivotas Na solidão do céu, Em pleno mar, [...] Era só dizer sem palavras  deixar a emoção falar mas quando eu percebi  já estava te beijando ... Eu vivo só e aprecio a solidão. Elas não vivem sós, vivem com os pais.

Palavras invariáveis

ATENÇÃO!!! A palavra menos é um advérbio, portanto invariável , tem sua origem na palavra em latim minus e é uma palavra muitíssimo utilizada no português. Exemplos:  Aquele aluno é o menos inteligente da turma.  Aquela aluna é a menos inteligente da turma.  Quero menos feijão, por favor.  Quero menos comida, por favor.  Quanto é cinco menos três?  Posso fazer as roupas de todas as crianças, menos as suas.  Já temos muita comida. Tragam o menos possível.

O grama A grama Ex.: A grama ficou verdinha com a chuva S.f. capim,relva; nome genérico de plantas rasteiras. s.m.Unidade de massa (abrev.:g) Ex.: A grama ficou verdinha com a chuva Ex.: Quero duzentos gramas de muçarela , por favor.

Outras palavras invariáveis: ( usados como adjetivo) Alerta – Pseudo Os alertas soaram várias vezes. (subst.) “Todos os candidatos ficaram alerta quando disseram que a prova seria anulada.”( adv.) “Maria Aparecida é uma pseudo-atriz.” Monstro, dragão ( usados como adjetivo) Os alunos fizeram uma prova monstro. Esta mulher é um dragão.

O mais ... Possível / Os mais ... possíveis A expressão o mais (menos,maior,menor, melhor, pior) possível) , fica invariável , a não ser que o artigo esteja no plural, caso em que o adjetivo possível também vai para o plural Quero os 10 pães claros, o mais possível. Quero 10 pães o mais claros possível. Quero 10 pães os mais claros possíveis. As roupas que coloquei na mala são as piores possíveis. Consegui comprar os melhores produtos possíveis. Parte dos analistas aposta que, independentemente dos resultados, o governo usará esse tempo para aprovar o maior número de normas possível. "À volta, esperava-nos sempre o almoço com os pratos mais requintados possível." 

Exercitando... 1. Complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses. a) Será que é __________________ essa confusão toda?                  (necessário/ necessária) b) Quero que todos fiquem ____________.                                           (alerta/ alertas) c) Houve ____________ razões para eu não voltar lá.        (bastante/ bastantes) d) Encontrei ____________ a sala e os quartos.                    (vazia/vazios) e) A dona do imóvel ficou __________ desiludida com o inquilino.                                     (meio/ meia) f) ______________alunos chegaram. (Nenhum/ Nenhuns) g) As meninas voltaram __________ molhadas. (toda/todas/todo) h) As portas abrem por si _______. (só/ sós) i) Âni e Ina continuam ________.(junto/ juntos/juntas *Apenas o advérbio todo pode ser flexionado. necessária alerta bastantes vazia meio Nenhuns Todo/Todas* sós juntas

Fuvest- Considerando que “silepse é a concordância que se faz não com a forma gramatical das palavras, mas com seu sentido, com a ideia que elas representam”, indique o fragmento em que essa figura de linguagem se manifesta. a) “olha o mormaço”. b) “pois devia contar uns trinta anos”. c) “fomos alojados os do meu grupo”. d) “com os demais jornalistas do Brasil”. e) “pala pendente e chapéu descido sobre os olhos”.

Observem as frases: Diversas pessoas participaram do evento. Pessoas diversas participaram do evento. Ele sempre um grande homem. Ele sempre foi um homem grande. Certos indivíduos não apontaram os caminhos certos. A criança pobre brincava no parque. A pobre criança brincava no parque.

Atividades apostila págs.273

01. ESPM-SP Em uma das frases, o termo em negrito foi alterado (em função da questão), transgredindo a norma culta de concordância. Identifique-o. a. Em 2008, tornou-se efetiva nos EUA uma lei segundo a qual fica proibido qualquer tipo de discriminação contra um indivíduo devido às informações presentes no seu genoma. Folha de S.Paulo. b. Lei sancionada em março de 2013 pelo governador Geraldo Alckmin estabelece: “É proibida a entrada de pessoas utilizando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face”. c. Válida desde julho de 2011, a lei 12.403 afirma que é proibida prisão preventiva de acusados de crimes com penas de até quatro anos, como o de formação de quadrilha. Folha de S.Paulo. d. Erva cidreira é bom como calmante, antidepressivo, antialérgico, digestivo, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, dentre outros. e. Mas no Mali o islã sempre foi moderado. Consumo de álcool, por exemplo, é permitido. (ELIKIA M'BOKOLO, historiador)

2-No trecho do terceiro parágrafo – o levantamento deixa clara a importância da manutenção da saúde do rio, – percebe-se que o adjetivo “clara”, embora anteposto ao substantivo “importância”, não deixa de estabelecer com ele a concordância nominal. Partindo dessa informação, atende à norma-padrão, quanto à concordância nominal, qual alternativa? a. Deveria ser proibido a construção de barragens sem um estudo prévio dos impactos ambientais na região. b. Embora parciais, são fundamentais, para que se organizem políticas públicas de preservação, os estudos sobre os rios. c. Para a autora de Sabores da terra, é prazerosa o som da fruta se partindo madura e exalando seu perfume. d. Incluso no relatório está a análise da quantidade de peixes capturados entre abril e agosto. e. Partiram só, apesar da orientação de que se fizessem acompanhar de um guia local, os turistas recém-chegados.