Helena Morão / Paulo Cipriano Escola Secundária Campos de Melo Covilhã / Castelo Branco 10ºAno / Física e Química BioInjectores 7.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energias renováveis.
Advertisements

Trabalho elaborado por:
Não sei, mas fiquei a saber....
Poluição do ar O desenvolvimento industrial e urbano tem originado em todo o mundo um aumento crescente da emissão de poluentes atmosféricos. O acréscimo.
Energias renováveis… … o futuro.
Reações causadas.
Energia Educação Tecnológica Prof.-Fernando Rui Campos.
Amigos do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
Escola secundária Martins Sarmento
Pico Alto Sónia Fernandes Castanheira
Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores Formosa 6 12º ano de química Maria Cristina Coelho.
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Solarengos Alcinda Maria da Costa Anacleto
As Engenhocas Carlos Valentim
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO T2 Dulce Silva, Indré Bobinate, João Magalhães, Luís Santos e Pedro Graça. Ana Sofia Gomes.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
António Jorge Melo Lopes Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Freiria Freiria – Torres Vedras - Lisboa 9º ano – Física e Química Carochas Solares
Os Verdes João Artur Figueiredo
Velocidade das reacções químicas
Energias Químicas no Cotidiano
Jogo do Ambiente.
Energias renováveis… … o futuro.
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
Universidade Federal de Campina Grande
POLUIÇÃO DO AR.
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
PRODUÇÃO DE BIODIESEL Química 2012
Cecília Bento Escola Secundária de Estarreja Estarreja, Aveiro 12º ano - Química BioESE 18 alunos + 1 Professor.
3. INTERACÇÃO RADIAÇÃO-MATÉRIA. ESTRUTURA DA ATMOSFERA TERRESTRE
Qualidade Da Água Conclusão Introdução Resultados Metodologia
Grupo 4- Energia de Biomassa
Biomassa.
Petróleo e Gás natural Petróleo e Gás natural.
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Aula 8 Lays Omena - Química.
Solar Moche Nuno Monteiro / Vitor Soares Escola Secundária Campos Melo
Professora Paula Isabel Arraião Externato Cooperativo da Benedita Benedita, Leiria 12º ano – Área de Projecto ECB – Explosion Creators of Benedita 5 +
Fontes de Energia.
Ricardo S. Pereira, Manoel F.M. Nogueira e Francisco David L. Silva
Antonio José de Figueiredo
Escola Secundária do Castelo da Maia
ENERGIA SOLAR Colégio Salvatoriano Bom Conselho
Carmen LimaAMBIURBE, Lisboa, 11 de Novembro 2006 Apostar no Biodiesel, Preservar o Ambiente.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
Biodiesel Apresentação inspirada na tradução da publicação do website:
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
BIODIESEL ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ – USP
Amigas do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Rogério Baltazar Martins Alcains – Castelo-Branco CIAVIDA (CIências + Ambiente = VIDA) Agrupamento de escolas José Sanches de Alcains 5 º - Área de Projecto5.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Bio-Challenge Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro
OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SÍNTESE DE ÉSTERES ALQUÍLICOS A PARTIR DO ÓLEO DE GIRASSOL UTILIZANDO ALCÓXIDOS. Caroline Pacheco Garcia e Dra Rachel Feverzani.
Queima de Combustíveis fósseis
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
EFEITO ESTUFA NATURAL APLICAÇÕES TÉCNICAS DA ENERGIA SOLAR 1.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Helena Morão / Paulo Cipriano Escola Secundária Campos de Melo Covilhã / Castelo Branco 10ºAno / Física e Química BioInjectores 7

Biodiesel é um combustível alternativo de queima limpa, produzido a partir de recursos renováveis. Pode ser usado em motores de ignição a compressão (diesel) sem necessidade de modificação. O Biodisel é biodegradável, não tóxico e, essencialmente, livre de compostos sulfurados e aromáticos, reduzindo, assim, a emissão de gases de escape poluentes. O Biodiesel foi produzido através de um processo químico chamado transesterificação de residuos de azeite com metanol, na presença de um catalisador alcalino – metóxido de sódio. Figura 2:Separação das duas fases: Figura 1: Reactor

Inicialmente pretendia-se produzir o biodiesel a partir de uma planta vegetal da zona – o cardo – pois alguns dos alunos envolvidos no projecto vivem em aldeias onde se pode encontrar facilmente esta planta (nestas aldeias é utilizada na produção de queijo). O cardo predomina em locais rochosos, sobretudo em terrenos barrentos podendo ser encontrado na forma selvagem.Este por sua vez produz sementes oleoginosas que para fazer esta reacção química seria preciso quantidades elevadas de óleo desta mesma semente para a realizar. No entanto, devido às condições climatéricas que se têm verificado este ano, a floração desta planta atrasou-se, o que inviabilizou este projecto. Assim, iniciou-se o projecto a partir de residuos de azeite. pois nesta zona produz-se muito azeite. Em primeiro lugar filtraram-se os residuos de azeite e aquecemos os resíduos a uma temperatura média de 55ºC.Em seguida, na hotte, preparou-se o metóxido de sódio, através da reacção do hidróxido de sódio e o metanol. Em seguida efectuou-se a reacção de esterificação dos residuos de azeite filtrados e o metanol, utilizando como catalisador o metóxido de sódio. Esta reacção efectuou-se, com agitação, durante 90 minutos.Após a reacção deixou-se em repouso aproximadamente 8 horas para a separação de fases. A matéria –prima foi recolhido por um dos alunos envolvidos no projecto pois os seus familiares produzem azeite. Figura 3: Preparação dos reagentes Figura 4: Alunos do projecto Figura 5: Sintese do biodiesel

O kit solar deluxe education é constituído por um conjunto de inumeras peças necessarias para a utilização de energia renovável/energia solar. Com essas peças produziu-se energia eléctrica fornecida pelas células fotovoltáicas.Podemos por exemplo liga-las a um rádio, calculadora,gameboy,…Tudo isto funciona com o aproveitamento da radiação solar, esta é aproveitada pelas células.As células fotovoltáicas convertem a radiação solar em electricidade a partir de processos que se desenvolvem ao nível atómico nos materiais de que são constituídas. Além dos materiais semicondutores, a célula fovoltaica apresenta dois contactos metálicos, em lados opostos, para fechar o circuito eléctrico.O conjunto encontra- se é encapsulado entre um vidro e um fundo, essencialmente para evitar a sua degradação com os factores atmosféricos, e assim manter as condições edeais de operação de anos. Fontes de informação: Permear.org.br ssimo_25-08_alterado.pdf Figura 6,7: Produção de energia eléctrica e mecânica com o kit fotovoltaico

Este projecto visa a aprendizagem dos alunos no módulo Compostos Orgânicos e Reacções Químicas O projecto foi divulgado à escola no dia 25 de Março, integrado nas actividades do grupo disciplinar de Química. e os condicionantes socioeconómicos e ambientais do aproveitamento de óleos e gorduras vegetais residuais como combustível em motores tipo diesel, aplicando os resultados na medida em que se mostrarem viáveis. Figura 7,8 – Produção de biodiesel