A evolução do pensamento administrativo

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Transcrição da apresentação:

A evolução do pensamento administrativo Capítulo 3 A evolução do pensamento administrativo

A história da administração É recente, tendo pouco mais de 100 anos. O desenvolvimento das teorias a respeito da Administração foi bem lento até o século XIX, acelerando-se a partir do início do séc. XX. No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma de administração. Por isso, podemos dizer que esta é resultado da contribuição de: Igreja católica e Organização militar Filósofos Revolução Industrial Pioneiros e empreendedores.

Filósofos Administração como habilidade pessoal, separada do conhecimento técnico e da experiência. Princípio do método de Descartes Teve influência decisiva na Administração. Maneira de abordar e solucionar problemas. Tendência à análise e à divisão do trabalho.

Princípios do Método de Descartes Dúvida sistemática Não aceitar como verdade, enquanto não se tiver evidências de que é verdadeiro. Análise ou decomposição Dividir o problema para análises e resoluções separadamente. Síntese ou composição Ordenar o pensamento, iniciando dos assuntos mais fáceis aos mais difíceis. Enumeração ou verificação Verificação e revisão, garantindo que nada tenha sido omitido ou deixado à parte.

As primeiras contribuições militares Do domínio militar, chegam inúmeros exemplos do antigo pensamento administrativo. Ciro, um líder militar e governante grego, forneceu muitos exemplos do estado avançado do pensamento da época sobre administração: “Pondere de noite o que os seus homens farão no dia seguinte.” Também conhecia os princípios da divisão do trabalho, unidade de direção, de comando e de ordem. Reconheceu a necessidade do trabalho em equipe, da coordenação e da unidade de propósito em sua organização. O interesse especial da história militar para a administração não reside no caráter de seus objetivos, mas, sim, na eficiência que decorre da natureza desses objetivos.

A Igreja Católica A Igreja Católica Romana é a organização mais antiga do mundo. Enquanto a fé se espalhava, novas seitas cresciam e surgiam os primeiros indícios de uma teologia jovem diferente. Os líderes reconheceram a necessidade de definir com mais rigor os objetivos, a doutrina e a conduta das atividades cristãs, assim como as condições para se tornar membro da organização. Resultado: uma grande organização religiosa e uma fonte centralizada de autoridade no Papa.

A Igreja Católica Essa organização centralizada sentiu os tremores do tempo e a luta pela descentralização. Igrejas Ocidental e Ortodoxa. Reforma Protestante. As lições da história da Igreja são apropriadas para gerentes modernos que tentam estabelecer uma política e uma doutrina centralizada, mas preservam as atividades e a administração descentralizada.

Igreja Católica e Organização Militar As normas administrativas e a administração pública foram passando, ao longo do tempo, dos Estados para a Igreja Católica e Organização Militar. Conceitos sobre estratégia, planejamento e logística. Princípios: Hierarquia Estruturas organizadas, com responsabilidades e tarefas próprias Unidade de comando Cada subordinado pode ter somente um superior De direção Cada subordinado deve saber o que fazer e o que se espera dele

A administração medieval O arsenal de Veneza: Linha de montagem. Recursos humanos. Padronização. Controle contábil. Controle de estoques. Controle de custos. Armazenamento.

A administração medieval O sistema feudal: O rei possuía toda a terra. A terra era dividida entre senhores feudais em troca de proteção militar. O trabalho nos feudos era realizado pelos servos. Não havia virtualmente nenhuma oportunidade para que um servo se tornasse um senhor, ou um senhor, um rei. O surgimento do sistema fabril: Organização dos ofícios. Declínio das guildas. O sistema da indústria caseira. O sistema fabril.

A Revolução Industrial A Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no final do século XVIII, e marcou o início de um avanço tecnológico como nunca visto antes. Substituição do trabalho humano pelo trabalho da máquina. Energia mais barata e mais eficiente. Redução de custos de produção, diminuição de preços e expansão de mercados. Espírito de inovação que levou a invenções e a fábricas. A mão-de-obra foi dividida e cada pessoa se especializava em alguma tarefa. Eram necessários administradores.

A Revolução Industrial A revolução industrial pode ser dividida em três períodos no processo da industrialização em escala mundial: 1760 – 1850: grande mudança restringe-se à Inglaterra. 1850 – 1900: grande mudança se espalha pela Europa. 1900 – até os dias atuais: surgem grandes conglomerados industriais, com produção automatizada, produção em série, explosão da sociedade de consumo e explosão dos meios de comunicação.

Revolução Industrial Teve início na Inglaterra e pode ser dividida em duas épocas: 1780 à 1860: 1a. Revolução Industrial Revolução do carvão e do ferro 1860 à 1914: 2a. Revolução Industrial Revolução do aço e da eletricidade

1ª Revolução Industrial Principais características da 1a. Revolução Industrial Mecanização da indústria e da agricultura anteriormente, uso da força humana ou animal Aplicação da força motriz à indústria máquina à vapor Desenvolvimento do sistema fabril fim do artesão e sua pequena oficina lugar ao operário e às fábricas Espetacular aceleramento dos transportes e comunicações Navegação e locomotiva à vapor

2ª Revolução Industrial Principais características da 2a. Revolução Industrial Substituição do ferro pelo aço Vapor pela eletricidade Desenvolvimento de máquinas automáticas Especialização do trabalhador Crescente domínio da indústria pela ciência Transformações nos transportes e comunicação Novas formas de organização capitalista Expansão da industralização

Pioneiros dos estudos da administração Adam Smith 1723 – 1790. Economista clássico, nascido na Escócia. Grande ênfase na divisão do trabalho. Principal obra: A riqueza das nações. Robert Owen 1771 – 1858. Nascido no país de Gales. Um dos primeiros escritores que chamou a atenção para os problemas humanos da industrialização.

Pioneiros dos estudos da administração Charles Babbage 1792 – 1871. Nascido na Inglaterra. Reconhecido como o fundador da pesquisa operacional da ciência da administração. Henry Poor 1812 – 1905. Concebeu a ciência da administração baseada em três princípios: organização, comunicação e informação.

Pioneiros dos estudos da administração Daniel McCallum 1815 – 1878. Nasceu na Escócia, mas foi para os EUA em 1822. Para ele, uma boa administração era baseada em uma boa disciplina, descrições específicas e detalhadas de empregos, o relato freqüente e preciso de desempenho, salário e promoção baseados em mérito, uma hierarquia claramente definida de autoridade, unidade de comando e da responsabilidade final na organização como um todo.

Pioneiros e Empreendedores Com os resultados da Revolução Industrial (aumento da produção, novas tecnologias), abriu-se o caminho para os pioneiros e empreendedores, os chamados criadores de império (empire builders). Era a época do crescimento das empresas, não somente por aumento de produção, mas devido à incorporação. Teve início a integração vertical das empresas: organizações comprando seus fornecedores e distribuidores. Estas incorporações foram criando empresas ‘pesadas’, com instalações e pessoal além do necessário.

Pioneiros e Empreendedores O lucro da nova empresa dependeria da racionalização desta estrutura ‘pesada’. A aquisição de empresas familiares, criando ‘impérios’, trouxe a necessidade do gerente profissional. Na virada do século XX, grandes corporações sucumbiram. Pioneiros e empreendedores deram lugar para os organizadores, com o uso do planejamento e controle.