Profª. Rose Cléa Duarte Universidade Castelo Branco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os campos da semiótica: sintaxe,semântica e pragmática
Advertisements

Pensamento e linguagem
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Prof. Richard Brunel Matias
Classes de palavras: o nome
Referência e Sentido Denotação e Conotação Polissemia e Monossemia
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
Vícios de Linguagem estudo.
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
O PROBLEMA DA LINGUAGEM
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Denotação e Conotação.
Gramática Profª Regina.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
OS VÁRIOS SENTIDOS DA PALAVRA RAZÃO
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Colégio Adventista de Ji-Paraná
Linguagem Publicitária
Linguística, Semântica e Terminologia
PROFª. Rose Cléa Universidade Castelo branco
Colégio Salesiano Dom Bosco
Determinantes. Determinantes a caneta / o lápis (género feminino ou masculino) Determinantes artigos são as palavras que aparecem antes dos nomes.
Adjetivos. Adjetivos Exemplo: tempo bom / bom tempo Adjetivos qualificativos são palavras que indicam características e qualidades dos nomes. Os adjetivos.
Cap. 3 - Estilística léxica
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
O Léxico Vocabulário e contexto
FINAL O SOL SE PÕE! REFRÃO O SOL PÕE, O SINO QUE BATE,
Interpretação textual Cap. 1- Introdução à Estilística
De onde tirar as ideias?.
Linguagem e cognição: contexto social, cultural e cognitivo
Língua Portuguesa – 7º Ano
As funções da linguagem
Verbo Língua Portuguesa.
Figuras de linguagem ou estilo
Conotação de Denotação
Leitura e Produção de Textos
Leitura e interpretação de texto
CULTURA: É o conjunto de atividades, de modos de agir, de costumes, de crenças, de tradições e de valores de um grupo, transmitidos por meio da linguagem.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
Capítulo 6 Estilística fônica.  A Estilística fônica tem como alvo de estudo o significado e a expressividade produzidos por determinados sons.
ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS: SINTAXE
SINTAXE Frase, oração, período.
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
A Comunicação Escrita.
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
RACIONALIDADE E COMUNICAÇÃO Parte II – pg. 16 a 30.
Introdução à Gramática de LIBRAS
Comunicação.
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO: BACHARELADO EM ARQUIVOLOGIA PRIMEIRO PERIODO DISCIPLINA : OFICINA.
FONÉTICA E FONOLOGIA campos de atuação
PROF. ROSE CLÉA Universidade Castelo Branco
Linguagem Natureza e Aquisição.
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Subclasses dos nomes. Subclasses dos nomes Nome próprio Quando se refere a uma entidade particular, individualizada. Escreve-se com letra maiúscula.
Interpretação textual
Mª João Rodrigues Linguagem e Comunicação. Mª João Rodrigues LÍNGUA E FALANTE Linguagem – é a capacidade humana de usar símbolos para representar o mundo.
NOÇÕES BÁSICAS DO ESTUDO DA LINGUAGEM. VAMOS RECORDAR... Assim, uma argumentação é tipicamente constituída por uma inferência ou por uma série de inferências.
  Língua Portuguesa Recursos expressivos.
AULA SOBRE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Ex: Você precisa aprender Português. Vamos estudar sintaxe? O que é sintaxe? Sintaxe é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Transcrição da apresentação:

Profª. Rose Cléa Duarte Universidade Castelo Branco

 O QUE É? ◦ É a maneira típica pela qual nos expressamos linguisticamente, individualizando-nos em função de nossa linguagem. (Mattoso) ◦ A estilística estuda os processos de manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras.

 Charles Bally diz que “A estilística estuda os fatos de expressão do ponto de vista do seu conteúdo afetivo, isto é, a expressão dos fatos da sensibilidade, mediante a linguagem e a ação dos fatos da linguagem sobre a sensibilidade”.  Estilística distingue-se da gramática, por considerar a linguagem afetiva, enquanto aquela analisa a linguagem intelectiva”. A emoção e a sugestão podem ser transmitidos por processos fônicos (sinestesias, aliterações), associações significativas e construções sintáticas.

ESTILÍSTICA FÔNICA - Estuda os recursos expressivos presentes no nível fônico da língua. ◦ Ex.:  Sino de Belém, pelos que inda vêm!  Sino de Belém bate bem-bem-bem.  Sino da paixão, pelos que lá vão!  Sino da paixão bate bão-bão-bão. ◦ A aliteração do /b/ e a reiteração de vocábulos labiais evocam fonicamente o tanger dos sinos. A onomatopéia bem-bem-bem sugere o som metálico e alegre “pelos que inda vêm” (os batizados); bão-bão-bão, o dobre de finados “pelos que lá vão” (os mortos).

 ESTILÍSTICA SEMÂNTICA - exploram-se os significados possíveis das palavras e expressões.  Ex.:  “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis” (Brás Cubas, XVII)  Senti a seda do seu rosto em meus dedos.

ESTILÍSTICA SINTÁTICA- a sintaxe, por atuar no nível da frase e por sua versatilidade, oferece variada gama de recursos expressivos, por isso é o campo de estudo estilístico mais fértil de nossa língua. Ex.: (1) O Rio de Janeiro assiste (vê) à Record porque a Record assiste (ajuda) o Rio de Janeiro. (sintaxe de regência)

 (2) pobre homem ≠ homem pobre  ↕ ↕  homem infeliz carente de recursos  (SINTAXE DE COLOCAÇÃO)  (3) Todos acreditamos no futuro.  (o que constitui alteração de natureza estilística, ou seja, em favor da expressão de um conteúdo particular)

1- O uso do singular muitas vezes dá a idéia de pluralidade: O brasileiro é otimista. 2- O uso do plural em nomes abstratos pode concretizá-los e/ou intensificá-los:  Os amores que tive roubaram-me a juventude.  Lá em casa a família passava fomes.  3- A metonímia permite o plural de várias palavras que não o permitiriam no se sentido denotativo:  Existem vários brasis. /Ele tem alguns Portinaris.

 Culturalmente, desenvolveu-se a associação entre o que é forte, poderoso, grande, ao masculino, e entre o que é frágil, pequeno, ao feminino:  Ela é um mulherão.  Ele é um mariquinhas.  Nos seres que não possuem sexo, mas apresentam formas para o feminino e o masculino, geralmente a forma masculina traduz maior dimensão: o porto/a porta; o barraco/ a barraca; o cesto/ a cesta; o poço/ a poça.  O aumentativo é também, nos animais, reservado ao masculino, ficando o diminutivo com o feminino: perdiz/perdigão; galo/galinha.