AULA TÉCNICA 33 2006 ARREFECIMENTO INSTRUTOR: SCOPINO
ARREFECIMENTO AULA: ADITIVO - NORMAS SCOPINO TREINAMENTOS
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
NA AULA PASSADA, APRENDEMOS SOBRE O TEMA: ADITIVO RECAPITULANDO NA AULA PASSADA, APRENDEMOS SOBRE O TEMA: ADITIVO AGORA VEREMOS: ADITIVO - NORMAS
Fluxo do excesso de calor, durante a dissipação Motor Trocador Ar Líquido de refrigeração
DISTRIBUIÇÃO DO CALOR
DEFINIÇÃO A NORMATIZAÇÃO DOS ADITIVOS PARA SISTEMAS DE ARREFECIMENTO, SÃO DEFINIDOS PELA ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS SÃO OBRIGADOS A SEGUIR A: Norma NBR 13.705/96 e a NBR14734 - sistema de arrefecimento do motor.
FUNÇÕES Ponto de ebulição e de congelamento: propriedades relacionadas ao etilenoglicol e ao propilenoglicol. Substâncias que evitam o superaquecimento e o congelamento da água do sistema de arrefecimento do motor. Corrosão: verificam se os aditivos "atacam" as partes metálicas do sistema de arrefecimento do motor com as quais tem contato
FUNÇÕES Reserva alcalina: esta reserva demonstra a capacidade do fluido em neutralizar a comum acidez da água utilizada nos radiadores, que poderia favorecer à corrosão e depósitos no sistema de arrefecimento. Cinzas: consiste em pesar, evaporar e carbonizar os aditivos para, posteriormente, levá-los à ignição sob alta temperatura. Sua medição tem por finalidade separar as substâncias orgânicas das inorgânicas
FUNÇÕES Estabilidade dos inibidores de corrosão: verifica a capacidade do fluido em manter suas propriedades ao longo do seu tempo de vida. Caso seja instável, ele se degrada, gerando precipitados ou floculações. O excesso de inibidores de corrosão favorece o depósito de sedimentos, podendo causar entupimentos e, como conseqüência, comprometendo o sistema de refrigeração.
FUNÇÕES Formação de espuma: a presença de espuma (bolhas) no sistema de refrigeração torna deficiente a troca de calor entre a água e as paredes do motor, diminuindo o desempenho do coolant. A presença de espuma pode ainda provocar a cavitação da bomba d’água do motor.
FUNÇÕES Teor de água: determina a quantidade de água presente no fluido. Uma quantidade acima da permitida pela norma alteraria as demais propriedades do fluido. Densidade: a densidade do aditivo é comparada a da água. Quanto maior a quantidade de água, menor será esta diferença.
FUNÇÕES PH: verifica se o fluido tem caráter ácido, básico ou neutro. Caso ele seja muito ácido, ou muito alcalino, provavelmente "atacará" as partes metálicas do sistema de refrigeração. Ponto de fulgor: menor temperatura em que ocorre um lampejo provocado pela inflamação dos vapores da amostra. Verifica também se estes vapores influenciam na troca de calor entre a o fluido e as paredes do motor. Índice de refração: ensaio que verifica a pureza do fluido.
A CORROSÃO
PERGUNTA POSSO UTILIZAR QUALQUER ADITIVO OU MESMO MISTURÁ-LOS ?
RESPOSTA NÃO. CADA VEÍCULO POSSUI A SUA CORRETA APLICAÇÃO E NÃO SE DEVE MISTURÁ-LOS, JÁ QUE PODEM EXISTIR DIFERENÇAS ENTRE ELES. Los cojinetes de “empujar” pueden tener dos formas de apoyo del rodamiento sobre el diafragma.
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: ARREFECIMENTO 34 RESERVATÓRIO Instrutor Scopino
AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO E AGORA VAMOS AO VIVO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO