EFFICIENTA 98 (Outubro / 1998) Reinaldo Castro Souza DEE; PUC-RIO O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO PERANTE O DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA: RESULTADOS DAS PESQUISAS DO PROCEL Reinaldo Castro Souza DEE; PUC-RIO Rio de Janeiro Brasil
OUTLINE DA APRESENTAÇÃO 1ª Parte - AS PESQUISAS DE MERCADO REALIZADAS PELO PROCEL 2ª Parte - AS PESQUISAS DE POSSES E HÁBITOS DE USO DE APARELHOS ELÉTRICOS. 3ª Parte - O SISTEMA “SINPHA” 4ª Parte - O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR; SITUAÇÃO ATUAL DE POSSES E HÁBITOS E ATITUDES DECLARADAS DE COMBATE 5ª Parte - CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
1ª PARTE: PESQUISAS DE MERCADO DO PROCEL PESQUISAS DE MERCADO Inferir sobre quantidades / proporções populacionais de interesse através de amostras finitas representativas destas populações. TIPOS QUALITATIVAS: Amostras sem representatividade estatística Não permitem estimativas populacionais. QUANTITATIVAS: Amostras com representatividade estatística Permitem estimativas populacionais.
1ª PARTE: PESQUISAS DE MERCADO DO PROCEL QUALITATIVAS: Entrevistas individuais / grupos Grupos de Focos QUANTITATIVAS: AD - HOCS Contínuas (Tracking Waves, painéis, etc ) PROCEDIMENTO USUAL Qualitativa Quantitativa Customização do Questionário da Quantitativa
1ª PARTE: PESQUISAS DE MERCADO DO PROCEL PESQUISAS REALIZADAS PELO PROCEL A PARTIR DE DEZ/ 96 QUALI’S COELCE, CE Projeto de substituição de lâmpadas incandescentes por LFC em Fortaleza ELETROPAULO, SP Projeto de GLD’s de chuveiro elétrico na região ( bloqueadores e tarifas diferenciadas ) VÁRIAS CAPITAIS Escolha da nova logo / selo do PROCEL, bem como das frases de efeito.
1ª PARTE: PESQUISAS DE MERCADO DO PROCEL PESQUISAS REALIZADAS PELO PROCEL A PARTIR DE DEZ/ 96 QUANTI’S LIGHT & ELETROPAULO “Tracking Waves” semanais para avaliação contínua do awareness das companhas de TV ( Casseta & Planeta ) VÁRIAS CONCESSIONÁRIAS: Pesquisas de Posses e Hábitos de Uso de Aparelhos Elétricos para o Segmento Residencial ( AD - HOCS ).
2ª PARTE: PESQUISAS DE POSSE E HÁBITOS DO PROCEL MOTIVAÇÕES Informações disponíveis sobre Posse e Hábitos de Uso de Aparelhos Elétricos a nível de Concessionárias ( e regiões Brasileiras ) estavam desatualizadas . Última pesquisa da Eletrobrás datava de 1988. Crescimento no consumo, particularmente no segmento residencial, nos últimos 4 anos, causado pelo aumento das vendas de eletrodomésticos após a estabilização da moeda em 94.
2ª PARTE: PESQUISAS DE POSSE E HÁBITOS DO PROCEL MOTIVAÇÕES Necessidade de melhoria da precisão dos modelos de previsão de demanda ( particularmente do segmento residencial ). As informações de posse e hábitos de uso permitem a elaboração de variáveis “dummies” que melhoram a capacidade preditiva dos modelos. Riscos na elaboração e implementação de programa de GLD para o segmento residencial podem ser reduzidas caso as informações de base ( posses e hábitos ) estejam disponíveis e atualizadas.
2ª PARTE: PESQUISAS DE POSSE E HÁBITOS DO PROCEL MOTIVAÇÕES Maior objetividade no relacionamento PROCEL x Fabricante de aparelhos elétricos através do quadro regionalizado das posses e hábitos de consumo que as pesquisas PH fornecem. Possibilidade de estimativas dos perfis das curvas de cargas residenciais diárias através das declarações de hábitos de uso. Curvas estratificadas pelas contribuições individuais dos principais aparelhos. ( custo de medição individual é proibitivo; de 5K a 7K US$ por domicílio, segundo Bartels & Fiebig, 1996 - Journal of Forecasting )
2ª PARTE: PESQUISAS DE POSSE E HÁBITOS DO PROCEL OBJETIVO: Desenvolver uma metodologia padrão para implementar, a nível nacional, uma Pesquisa de Posses e Hábitos de Uso de Aparelhos Elétricos ( Tipo QUANTI & AD - HOC ) para clientes atendidos na BT, considerando os segmentos: Residencial BT Comércio / Indústria BT
2ª PARTE: PESQUISAS DE POSSE E HÁBITOS DO PROCEL METODOLOGIA: Amostra de 600 a 800 clientes por concessionária, obtida por esquema de estratificação em 2 estágios, a saber: Estágio 1: “Cluster analysis”para agregar municípios e / ou bairros com mesmo “perfil elétrico” ( distribuição dos clientes por faixas de consumo ) Grupos Homogêneos de Consumidores Estágio 2: Seleção aleatória ( sistemática ) dos clientes dentro de cada Grupo Homogêneo e respectivas faixas de consumo. Erro máximo de 4 % em estimativas de proporções populacionais nos intervalos de confiança de 95 %
2ª PARTE: PESQUISAS DE POSSE E HÁBITOS DO PROCEL Formulário / Questionário da Pesquisa Padrão, composto de 15 páginas permitindo comparação entre Concessionárias, dividido em sessões: ( i ) Considerações de Moradia ( ii ) Considerações Sócio / Econômicas incluindo classificação ABA / ABIPEME. ( iii ) Considerações sobre a Qualidade do Fornecimento ( iv ) Considerações sobre as atitudes dos consumidores em relação ao combate ao desperdício. ( v ) Auditoria dos aparelhos elétricos ( todos ) e Hábitos de utilização dos mesmos.
2ª PARTE: PESQUISAS DE POSSE E HÁBITOS DO PROCEL PRODUTOS: Relatório Básico da Pesquisa Base de Dados Primários e Estimativas Populacionais Estimativa da Curva de Carga diária da Concessionária Estratificado por Aparelhos Sugestões de possíveis GLD’s para a área pesquisada
3ª PARTE: SINPHA SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE POSSE DE ELETRODOMÉSTICOS E HÁBITOS DE CONSUMO
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Resultados obtidos através das pesquisas PH realizadas a partir de Dez / 96 considerando 2 grandes regiões brasileiras: Região 1: Nordeste COELCE, SAELPA, CELB, COSERN, CELPE, CEAL, COELBA Região 2: Sudeste / Centro - Oeste CEB, CELG, ESCELSA, LIGHT, CERJ, ELETROPAULO, CPFL, CESP, COPEL
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (i) Moradia & Indicadores Sócio-Econômicos Tipo de Moradia
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (i) Moradia & Indicadores Sócio-Econômicos Número Médio de Habitantes
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (i) Moradia & Indicadores Sócio-Econômicos Renda Média Familiar (em S.M.)
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (i) Moradia & Indicadores Sócio-Econômicos Nível de Escolaridade
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (i) Moradia & Indicadores Sócio-Econômicos Classificação Sócio Econômica
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (ii) Iluminação Incandescentes X Fluorescentes
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (ii) Iluminação Número Médio de Lâmpadas
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (ii) Iluminação Tipos de Incandescentes
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (ii) Iluminação Número Médio de Incandescentes
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (ii) Iluminação Tipos de Fluorescentes
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (ii) Iluminação Número Médio de FLuorescentes
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iii) Principais Aparelhos (Posse Média) Chuveiro Elétrico, Freezer, Refrigerador
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iii) Principais Aparelhos (Posse Média) Ferro Elétrico, Televisão, Ar Condicionado
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iii) Principais Aparelhos (Posse Média) Ventilador, Microondas, Lava-Roupas
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício Declaram Adotar (Espontaneamente)
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício Medidas de Combate Adotada
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício Concordância em Reduzir Consumo na Ponta se a Energia fosse mais cara
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício Geladeira
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício Lava-Roupas
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício Chuveiro Elétrico
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício Ar Condicionado
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício Ferro Elétrico
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (v) Conchecimento do Consumo (REGIÃO SUDESTE) Conhece o consumo mensal em kWh
4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (v) Conhecimento do Consumo (REGIÃO SUDESTE) Relação valor da conta energia X orçamento mensal
“CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO” 5ª PARTE: CONCLUSÕES “CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO” SÓCIO-ECONÔMICA REGIÃO 1 REGIÃO 2 Moradia Horizontal Moradia Horizontal Mais De 4 Habitantes Menos De 4 Habitantes por Domicílio por Domicílio Renda Média 4.2 SM Renda Média 8 SM Escolaridade Muito Escolaridade Baixa Baixa Predomínio Classes D+E Predomínio Classes A+B+C
“CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO” 5ª PARTE: CONCLUSÕES “CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO” ILUMINAÇÃO REGIÃO 1 REGIÃO 2 Iluminação é Incandescente Iluminação é Incandescente Lâmpada mais comum Lâmpada mais comum Incand. 60W (2.8 p/domic.) Incand. 60W (5 p/domic.) Muito baixa a presença LFC Muito baixa a presença LFC (0.14 p/domic.) (0.14 p/domic.) 70 % preferem luz branca 60 % preferem luz branca
“CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO” 5ª PARTE: CONCLUSÕES “CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO” POSSE DE ELETRODOMÉSTICOS REGIÃO 1 REGIÃO 2 Ainda existem 21 % cliente É aproximadamente 1 para 1 sem refrigerador a posse de refrigarodores Baixa a presença de ar É também baixa a presença apesar da temperatura alta de ar, exceto na Light (2:1) Praticamente inexiste Elevada a presença de chuveiros elétricos chuveiros elétricos Aproximadamente 1.2 TV Quase 1.50 televisores por domicílio por domicílio 0.83 Ventiladores por domic. 0.8 Ventiladores por domic.
“CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO” 5ª PARTE: CONCLUSÕES “CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO” ATITUDES REGIÃO 1 REGIÃO 2 Pré-disposição em reduzir Pré-disposição em reduzir consumo na ponta consumo na ponta
5ª PARTE: CONCLUSÕES GLD’S POSSÍVEIS LÂMPADAS REGIÃO 1 SIM CHUVEIROS REGIÃO 1 NÃO REFRIGERADORES REGIÃO 1 SIM REGIÃO 2 SIM* TARIFA REGIÃO 1 SIM