BARROCO Séculos XVII e XVIII.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Barroco ou seiscentismo
Advertisements

O QUINHENTISMO.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco PUC Goiás Departamento de Letras Literatura Brasileira II
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
REFORMA RELIGIOSA - SÉCULO XVI - CRISE BAIXA IDADE MÉDIA CAUSAS
BARROCO.
B A R R O C O ????????????????????????? ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Barroco Século XVII.
Barroco.
Arte Barroca.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Prof essora Karen Neves Olivan
Profª. Karen Neves Olivan
Literatura Informativa
A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,
OS AUTORES DO BARROCO.
O BARROCO.
Você conhece essa imagem?
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
Literatura 4ª Aula Barroco
A Reforma Religiosa do século XVI
Barroco Século XVI-Xvii
Quinhentismo no Brasil
Barroco A ARTE DA INDISCIPLINA.
Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
BARROCO NO BRASIL A arte da indisciplina.
Gregório de Matos Guerra
BARROCO NO BRASIL Prof.ª Jéssica Gravino.
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Reforma protestante e contrarreforma católica
BARROCO.
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO.
BARROCO.
Literatura : expressão de uma época
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
Professora Vanessa Martins 8º Anos A e B
LITERATURA COLONIAL 01 PERIODIZAÇÃO 1. Literatura Colonial
BARROCO NO BRASIL.
Beatriz Costa nº 6 Francisco Melo nº 11
Algumas considerações
LITERATURA INFORMATIVA
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
REFORMA E CONTRARREFORMA
Padre Antônio Vieira Clicar para trocar slide.
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
BARROCO Contexto histórico
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
BARROCO.
Renascimento / Classicismo
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Professor: Nilo Jr.
Os Lusíadas Estrutura 10 cantos 1102 estrofes 8816 versos-decassílabos heróicos e sáficos 8ª rima (ababababcc)
Momento Histórico: Portugal,Brasil e Mundo. Barroco.
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Obras do mestre Aleijadinho
BARROCO – “PROSOPOPÉIA” BENTO TEIXEIRA
O BARROCO.
Movimento bandeirante (séc XVII):
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Barroco.
E.E. Abadia Faustino Inacío
BARROCO Professor: Alexandre. BARROCO O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por.
Transcrição da apresentação:

BARROCO Séculos XVII e XVIII

Contexto Histórico Reforma Protestante (Martinho Lutero); Companhia de Jesus (Padre Ignácio de Loyola); Concílio de Trento – Contrarreforma; Antropocentrismo X Teocentrismo; Ser humano divido entre os pensamentos divinos e a materialidade da carne; o transcendental e o humano; pecado e salvação; etc.

No Brasil... Ciclos de ocupação e exploração intensa da economia das Colônias; Na segunda metade do século XVIII, durante o ciclo do ouro em Minas Gerais – auge nas artes plásticas: Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa); Principais representantes: Gregório de Matos – violência nos versos, atacando as autoridades da Colônia; Padre Antônio Vieira – defensor católico, riqueza literária.

Principal característica: jogo de oposições; Início: 1601 (publicação de Prosopopéia – Bento Teixeira); Principal característica: jogo de oposições; “Tensão” entre matéria X espírito; razão X emoção; perdão X pecado; bem X mal; terra X céu; A “efemeridade” da vida leva a esses conflitos; Uso de figuras de linguagem; Exagero; Palavras rebuscadas;

CULTISMO OU GONGORISMO (Luiz de Góngora) CONCEPTISMO OU QUEVEDISMO (Francisco de Quevedo) A poesia é a melhor forma de expressão; A prosa é a melhor forma de expressão; Intenção moralizante; Intenção educativa Teor descritivo; Teor argumentativo; Valorização da forma de expressão; Valorização do conteúdo; Estilo opulento e suntuoso; Estilo conciso e ordenado; Rebuscamento vocabular (neologismos, figuras de linguagem). Duplo sentido, associações inesperadas e engenhosas, paradoxos, comparações inusitadas. Autor: Gregório de Matos (Boca do Inferno) Autor: Antônio Vieira (Sermões e oratória)

Autores Gregório de Matos: Primeiro grande representante da lit. brasileira; Intrigas, perseguições – deportação para Angola; Volta ao Brasil (proibido de ir à Bahia) – morre em Pernambuco, um ano depois; Poemas ridicularizavam religiosos, mestiços, desafetos pessoais e políticos (“Boca do Inferno”); Retrato da sociedade baiana da época; Conflitos pecado e perdão; matéria e espírito. Lírica-religiosa, lírica-amorosa e satírica.

Antônio Vieira Portugal; Colégio dos Jesuítas – Companhia de Jesus; Orador sacro; Tratava de causas políticas; Grande poder de argumentação; Citado em cursos de oratória; “Sermão da primeira dominga da quaresma” – um dos sermões mais conhecidos.