EDUTECH Especialização em Informática na Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas e Aplicações Multimídia
Advertisements

Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Elementos do Jornalismo On-line
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
Sistemas Multimídia Som
Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica
Laboratório de Informática Introdução à Linguagem HTML
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Capítulo 7 Multimídia 7.1 Introdução à multimídia
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Formato de arquivo de Vídeo
Universidade Federal de Minas Gerais
I – Informação Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
Linguagens de Programação
Respostas das atividades da aula 4.
RECURSOS INSTRUCIONAIS.
Questionário de Avaliação Institucional
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL I Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 01
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 15
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
Evolução da Mídia Audiovisual
Internet Principais conceitos.
Aula 01 – Apresentação e introdução html
Provas de Concursos Anteriores
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Monitoria GDI Aula Prática
Hardware/Software para Multimédia
Introdução à Multimídia
Unidade de Vídeo Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A Prof.: Henrique Ribeiro Paulo Cruz 11ºD nº2.
Programação Web Introdução
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
Introdução aos Sistemas Multimédia
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Comunicação Social Criação e Produção de Sites
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
MULTIMÍDIA Mailson Kreidlow.
Eduardo Gomes Hardware e Software Hardware Software.
Projeto de Banco de Dados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
EDUTECH Especialização em Informática na Educação Recursos Tecnológicos II Prof. Anselmo C. de Paiva Depto de Informática - UFMA 4 – Multimídia Data -
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Curso de Treinamento de Tutores Sat
QUIZ - TECNOLOGIA Engenharia e Gerência da Informação Prof. Cristiano José Cecanho.
EDIÇÃO MULTIMÉDIA AULA 3 Discursos dos media Categorizações Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013.
RECURSOS AUDIOVISUAIS
Multimídia Digital em Medicina e Odontologia
O que é multimídia.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
Sistemas Multimídia – Aula 01
Tipos de Produtos Multimídia
Software para Multimídia
Multimídia Hardware/Software para Multimídia (Parte I)
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
Fundamentos de Sistemas Multimídia
Componentes do Jornalismo Online
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Transcrição da apresentação:

EDUTECH Especialização em Informática na Educação Recursos Tecnológicos II Prof. Anselmo C. de Paiva Depto de Informática - UFMA

Ementa Oficial Introdução a projetos pedagógicos pela internet. Criação de um site Introdução ao Microsoft Frontpage e dreamweaver. Lógica de construção de páginas multimídia, técnicas e recursos de edição de som, imagens, inserção de vídeo, textos, animação e banco de dados, utilizados na construção de aulas, testes e desafios para serem desenvolvidos pelos alunos, a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula, desenvolvimento de projetos pedagógicos. Projetos de grupos cooperativos e e-book Iniciação à animação. Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

Ementa Proposta Multimídia, Hipermídia e Educação O que é multimídia. Os aplicativos. O som. A música e a voz. As imagens. Os desenhos. O vídeo. A animação. Infra-estrutura para multimídia Multimídia na Internet Noções de Realidade Virtual Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

Bibliografia Wilson de Pádua Paula Filho. Multimídia: Conceitos e Aplicações. LTC Editora. Rio de Janeiro - RJ, 2000. Kristina Hooper, "Multimedia in Education", in Interactive Multimedia: Visions of Multimedia for Developers, Educators, & Information Providers Microsoft Press, Redmond, 1988. Sites da web Notas de aula do professor Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

Avaliação Trabalho : Seminários: Desenvolvimento de um site com recursos multimídia Seminários: Temas envolvendo multimídia e educação Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

Pausa 1 Apresentação da turma Definição dos objetivos e programa real da disciplina Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Papel da Tecnologia Antes: ajudar a ampliar a força física, capacidade de locomoção e o poder de nossos órgãos dos sentidos Atualmente: computador representa tecnologia que amplia a capacidade de conhecer: obter, representar, armazenar, processar, e disseminar o conhecimento Computador é a principal tecnologia da Soc. Do Conhecimento (V. Bush, D. Engelbart) Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Papel da Tecnologia Computador tornou possível a convergência das mídias ou tecnologias de comunicação: o texto, o som, a imagem meio de COMUNICAÇÃO Engloba correio, telégrafo, telex, telefone, fax, e boa parte da imprensa No futuro: englobará o rádio, a televisão e o vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Mídia (Aurélio) conjunto dos meios de comunicação, incluindo indistintamente, diferentes veículos, recursos e técnicas, como, p. ex., jornal, rádio, televisão, cinema, outdoor, página impressa, propaganda, mala-direta, balão inflável, anúncio em site, etc. conjunto de meios de comunicação selecionados para a veiculação de mensagem ou de campanha publicitária. Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Mídia Mídia digital. baseada em tecnologia digital: Internet e TV digital. utiliza gravação digital de dados: CD-ROM, disquete Mídia eletrônica. inclui o rádio, a televisão, o cinema e outros recursos audiovisuais Mídia impressa. inclui jornais, revistas, mala-direta, folder, catálogo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Mídia Meio usado para representação, armazenamento, distribuição e apresentação de informação Saída utilizada para gerar a informação definindo assim o tipo de elemento tecnológico (vídeo, som, gráfico ou texto) utilizado na informação Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Comunicação Multimídia Comunicação utilizando, de forma coordenada, vários tipos de dados multimídia nas aplicações e sistemas informatizados [Blakowski, 96] Uma composição de diversos tipos de base de mídia (vídeo legendado) ou para a produção simultânea de diferentes entidades perceptíveis num espaço físico comum (uma apresentação áudio-visual num computador) [Bordegoni, 87] Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Conceito de Multimídia integração no computador de dois ou mais meios de comunicação (mídias) combinação da capacidade de: Comunicação da televisão e do vídeo Interação e busca de informações do computador Transmissão de informações do telefone Outras formas de comunicação??? Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Conceito de Multimídia (cont.) Multimídia é o conjunto de tecnologias que, sob o controle do computador, permitem: A captura, o armazenamento, e o processamento da informação numa forma multi-sensorial e integrada, adequada ao seu conteúdo Sua transmissão, recuperação e apresentação de maneira intuitiva, associativa e interativa. Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Integração das Mídias Meios de Comunicação Impressos Livro, Revista, Jornal, etc. Meios de Comunicação Sonoros Disco, Rádio, etc. Meios de Comunicação Visuais Estáticos Gráfico, Desenho, Pintura, Fotografia, etc. Meios de Comunicação Visuais Dinâmicos Animação, Cinema, Vídeo, TV, etc. Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Tecnologias Envolvidas Imprensa / Livro / Revista / Jornal Rádio / Disco / Fita / Som Desenho / Gráfico / Transparência Fotografia /Slide Cinema / Televisão / Vídeo Telefone / Fax Computador Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Natureza das Informações Texto Gráficos, Ilustrações, Desenhos Animações (Desenhos em Movimento) Áudio (Voz, Música, Efeitos Especiais) Fotografias (Imagens Reais Estáticas) Vídeo (Imagens Reais Dinâmicas com Som) Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Hipertexto Modelo para estruturar documentos de maneira não-linear usando os conceitos de nós, elos e âncoras “tecnologia que habilita intrinsecamente a leitura não-seqüencial, em contraste com a forma de leitura seqüencial disponível nos livros-texto.“ (Nielsen) Motivação: Mente humana organiza informações de maneira associativa... formando uma rede Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Hipermídia Hiperdocumento que contém links não somente para documentos textuais, mas também para documentos em outras mídias - sons, imagens, e filmes Possibilita uma nova forma de pensar, organizar e comunicar, habilitada tecnologicamente Hiperdocumentos multimídias Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação História 1945 - Vannevar Bush propôs Memex 1965 - Ted Nelson inventou a palavra "hipertexto" 1967 - The Hypertext Editing System e FRESS, Brown University, Andy van Dam 1968 - Demonstração do sistema NLS, por Doug Engelbart, no FJCC 1975 - ZOG (agora KMS): CMU 1978 - Aspen Movie Map, primeiro vídeo-disco hipermídia ; Andy Lippman, MIT Architecture Machine Group 1984 - Filevision, de Telos; base de dados hipermídia limitada, disponível amplamente para o Macintosh Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação História 1985 -Symbolics Document Examiner, Janet Walker 1985 -Intermedia, Brown Univ., Norman Meyrowitz 1986 - OWL introduz Guide, primeiro hipertexto disponível em larga escala 1987 -Apple introduz HyperCard, Bill Atkinson 1987- Hypertext'87 Workshop, North Carolina 1991-WWW no CERN torna-se o primeiro hipertexto global, Tim Berners-Lee 1992-Revisão de livros do jornal "New York Times" cobre história sobre ficção hipertextual 1993-Mosaic , NCSA Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Hiperdocumento Uma unidade de conteúdo do documento: uma página, um parágrafo, etc Elo ou Link Ligação entre dois nós. Pode ser uni ou bidirecional Âncora Ponto do documento onde inicia-se (âncora origem) ou termina (âncora destino) um elo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Exemplo de Hiperdocumento Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Multimídia e Educação afeta profundamente a educação tecnologia essencial na reengenharia da educação um conjunto integrado de tecnologias que, individual ou isoladamente, já têm enorme relevância para a educação, e que, reunidas, poderão revolucioná-la Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Educação Experiência Multissensorial Deve envolver a maior parte dos sentidos Experiência Integrada Os Sentidos O Intelecto A Emoção A Vontade Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Adequação ao Conteúdo O texto é adequado para a comunicação de muitos conteúdos, mas não de todos A palavra e o som são adequados para conteúdos em que o texto pode não servir bem A imagem, dizem, vale mais do que mil palavras, mas tem suas limitações A integração de tudo isso permite que se utilizem os meios de comunicação mais adequados para um dado conteúdo MULTIMÍDIA Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Vantagens Metáfora adequada Interface amistosa Facilidade de navegação Dispensa ajudas (Helps) Interatividade Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Interatividade A interatividade é a maior colaboração que o computador traz ao processo. Ela envolve a possibilidade de: Buscar, pesquisar e selecionar informações Interromper e prosseguir de onde se parou Voltar ao que já se viu, saltar para frente, passar os olhos pelas informações Marcar, anotar, cruzar referências Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Aplicações Apresentações (em substituição a transparências, slides, vídeo) Demonstrações (em substituição a demonstrações ao vivo) Quiosques de Informação (em substituição a painéis, vídeo) Propaganda e Marketing Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Aplicações Publicações Enciclopédias Catálogos Manual de Operações Periódicos, Revistas, Jornais, etc. Propostas (e.g., na área de Arquitetura e Engenharia) Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Aplicações Educação (em substituição a aula convencional, vídeo, CAI) Treinamento (em substituição a aula convencional, vídeo, CBT) Documentação, Ajuda e Suporte Online Entretenimento Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Tecnologia Componente Textual Hardware: Scanners Discos Ópticos (esp. CD-ROMs ou RW) Software: Optical Character Readers (OCRs) Indexadores de Texto Recuperadores de Texto Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Tecnologia Componente Gráfico e de Animação Hardware: Scanners Tabletes Digitalizadores Canetas, Lápis, Pincéis Eletrônicos Software: Geradores de Gráficos Ilustradores Pintores Geradores de Efeitos Tridimensionais Geradores de Animação Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Tecnologia Componente Som Formatos do Som Digital CD-DA MIDI Wave Componente Som do Tipo CD-DA Hardware: Drive de CD-ROM Software: “Caixa de Música” (Emulador de Toca-discos Laser) Misturador Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Tecnologia Componente Som do Tipo MIDI Hardware: Placa de Som com Sintetizador MIDI Software: Mapeador de Sons MIDI Misturador Componente Som do Tipo “Wave” Hardware: Placas de Som; Microfones e Alto-Falantes Gravadores e Reprodutores de Som do Tipo “Wave” Editores de Som do Tipo “Wave” e Misturador Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Tecnologia Componente Fotografia Hardware: Scanners CD-ROMs (Photo CD) Câmeras Digitais Câmeras de Vídeo e Placas Digitalizadoras Software: Editores de Fotografias Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Tecnologia Componente Vídeo Hardware: Fonte de Vídeo (Câmera de Vídeo, Sintonizador de TV, Vídeo-disco, Vídeo-Cassette, etc.) Placa de Digitalização Placa de Compressão e Descompressão Software: Captura Exibição Edição Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Requisitos Técnológicos Armazenamento som estéreo: 1 min (CD-DA) ~ 10 MB 1 hora (CD-DA) ~ 600 MB vídeo de qualidade: 1 seg. ~ 27 MB 30 seg. ~ 810 MB Transmissão (“Throughput”) Discos rígidos : ~ 7 MB/seg Drives de CD-ROM: ~ 150 a 300 KB/seg Barramentos: ~ 2 a 8 MB/seg Redes Locais Ethernet : ~ 10 Mbits/seg ~ 1 a 1.25 MB/seg Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Problemas Ausência e Multiplicidade de padrões Definição da Nova Linguagem Livro, Revistas, Jornais ? Cinema, Televisão, Vídeo ? Telefone ? Algo Novo ? Formação de Recursos Humanos para Produzir (Projetar, Desenvolver, Distribuir) e Utilizar Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Realidade Virtual Multimídia despreza o olfato e paladar, além de subutilizar o tato; Utilização plena dos 5 sentidos Próxima tecnologia a influenciar decisivamente a educação. Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Primeiro Trabalho Seminários sobre software para tratar vídeo, imagem, som, gráficos, etc. Data da Apresentação: Proxima segunda feira. Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação