Por que nova carreira para o magistério? Principal objetivo : melhorar a qualidade da educação Educação de qualidade: alunos permanecem na escola, passam.

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Transcrição da apresentação:

Por que nova carreira para o magistério? Principal objetivo : melhorar a qualidade da educação Educação de qualidade: alunos permanecem na escola, passam de ano e aprendem bons professores Para isso, precisamos melhorar: formação inicial e continuada salários carreira condições de trabalho dos professores

Atual carreira do magistério Leis e de 1974, com fundamento na Lei de 1971, Reforma de 1º e 2º Graus, revogada e anterior à CF de 1988, LDB de 1996, ao FUNDEF de 1996 e FUNDEB de 2007 Lei /08, do piso nacional do magistério, art. 6º: A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar ou adequar seus Planos de Carreira e Remuneração do Magistério até 31 de dezembro de 2009, tendo em vista o cumprimento do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, conforme disposto no parágrafo único do art. 206 da Constituição Federal.

Princípios para a nova carreira Geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Específicos: 1.Melhoria da seleção dos professores 2.Valorização da formação continuada 3.Valorização do desempenho profissional 4.Melhoria dos salários iniciais 5.Melhoria dos salários em geral 6.Redimensionamento das gratificações como instrumento de gestão de pessoal 7.Sustentabilidade das despesas com previdência

Do que trata a carreira? Ingresso: como se tem acesso à atividade do magistério concurso e estágio probatório salário inicial Progressão: como se evolui na carreira aumento dos salários

Melhorar a seleção dos professores (I) Concurso público com provas gerais e provas específicas nas áreas de atuação e áreas do conhecimento da Proposta de Referencial Curricular Área de AtuaçãoÁreas do conhecimento Pré-escola e Anos iniciais do EFLing Port, Mat, His, Geo, Cien Nat Anos finais do EF e Ensino Médio Linguagens (Port, Lit, LEM Ing ou Esp) Matemática Ciências da Natureza (Bio, Fis, Qui) Ciências Humanas (His, Geo, Soc, Fil) Educação Básica (pré-escola, ens. fundamental e médio) Arte (prova de habilidades) Educação Física (idem)

Melhorar a seleção dos professores (II) Estágio probatório  avaliação especial de desempenho, prevista na Constituição Federal, realizada por instituição externa, conforme sugestão do PDE/MEC Como é hoje avaliação realizada pelo diretor da escola, muitas vezes constrangido pela responsabilidade da perda do emprego de um colega de caráter burocrático, com confirmação no cargo de praticamente todos os nomeados não raro, diretores responsáveis pela aprovação solicitam a alteração de designação do professor logo após o estágio probatório para outra escola por problema de desempenho/atitudes, ou o colocam “à disposição” da Secretaria de Educação

Como é a progressão na atual carreira? Níveis de titulação / formação inicial –6 níveis de habilitação da Lei 5.692/71, revogada em níveis de habilitação –mudança de nível automática –maior variação no vencimento (100%) –Resolução 03/97 da CEB/CNEResolução 03/97 da CEB/CNE Promoção nas classes –seis classes de A a F, com variação total de 50% –alternadamente antiguidade e merecimento –merecimento: avaliação por pares e fatores como assiduidade, pontualidade e frequência a cursos e eventos educacionais / formação continuada Adicional por tempo de serviço –triênios de 5%

Como fica a nova carreira Níveis de titulação - adequação à atual LDB  3 níveis de habilitação3 níveis de habilitação  os demais em extinção - adequação à Resolução 03/97 da CEB/CNEResolução 03/97 Promoção nas classes - valorização da formação continuadavalorização da formação continuada Eliminação do adicional por tempo de serviço - resguardados os direitos adquiridos - diferença do significado da experiência (fazer mais do mesmo) nas sociedades da 2ª revolução industrial e do conhecimento Introdução da remuneração variável por desempenho

Remuneração Variável por Desempenho Pagamento de valor anual (14º salário) pelo desempenho da escola Indicadores: –fluxo escolar (permanência na escola e aprovação) –níveis de aprendizagem (avaliação externa – SAERS) Classificação das escolas: –escola em relação a ela mesma –escola em relação a todas as escolas –escola em relação às outras com comunidades escolares de mesmo nível sócio-econômico Avaliação da possibilidade de incorporação dessa gratificação pela média percebida ao longo da vida funcional do professor

Síntese: avaliação do professor na nova carreira e qualidade da educação Ingresso na carreira / formação inicial –avaliação individual de conhecimentos no concurso público –avaliação individual de desempenho no estágio probatório Evolução na carreira –avaliação individual de conhecimentos para progressão nas classes / formação continuadaformação continuada –avaliação coletiva de desempenho da escola para pagamento da remuneração variável anual / resultados educacionaisavaliação coletiva de desempenho Possibilidade de exoneração –avaliação individual de desempenho para exoneração por insuficiência de desempenho / formação e resultados

Como é hoje: coeficientes das classes e níveis da carreira ClasseCoeficienteNívelCoeficiente A1.001 B C D E F

Evolução da distribuição dos cargos nos níveis da carreira Níveis %17%6,5% 22% 0,75% 37%11%5,88% 41%0,02%0,004% 530%46%36,7% 61%24%50,17% Alteração de níveis atualizada até janeiro de 2009

Evolução da distribuição dos cargos nas classes da carreira Classes1975 * A38%44%54% B28%17%22% C17%16%14% D9%15%7% E6%7%2% F 1% * Distribuição prevista na lei Última promoção: de 2001, publicada em 2006

Atual matriz salarial da carreira NÍVEIS CLASSES ABCDEF Dispersão salarial na carreira, considerando níveis e classes = até 200% Vencimento de cada posição na carreira X triênios de 5% Dispersão salarial na carreira, considerando dez triênios = até 350% Dispersão salarial ampla, pressionando o vencimento inicial para baixo Vencimento básico X coeficiente da classe X coeficiente do nível = vencimento de cada posição na carreira (par classe-nível)

Finlândia e OCDE: salário inicial X dispersão salarial para recrutamento de bons professores

Passagem da atual para a nova carreira Princípios a serem preservados a cada servidor público –irredutibilidade de vencimentos –garantia de direitos adquiridos

Nova matriz salarial da carreira: uma possibilidade NÍVEIS CLASSES ABCDEF Especial Médio/normal0,700,800,901,001,101,20 1 Superior/Lic plena Pós-grad/Espec etc coeficiente 1,00 atribuído à licenciatura plena, nível de formação para todos os profissionais da educação básica, segundo a LDB de 1996 menor diferença dos coeficientes entre os níveis o médio e a licenciatura plena mantida a diferença de 50% entre as classes somados, em lugar de acumulados, os coeficientes das classes e níveis eliminado o adicional por tempo de serviço reduzida a dispersão salarial e melhorados os valores do salário inicial e dos salários ao longo da carreira

Gratificações na carreira do magistério Hoje –direção e vice-direção – escola ou classe especial – difícil acesso ou provimento – unidocência –73% das escolas estaduais de difícil acesso ou provimento –incorporáveis na aposentadoria, desde que recebidas 5 anos consecutivos ou 10 intercalados e à época da inativação –compensação de vencimentos com valores baixos – "penduricalhos" –consequências negativas para gestão de pessoal, qualidade da educação e previdência Proposta –direção e vice-direção – escola ou classe especial – difícil acesso ou provimento –substituição da unidocência por jornada de 30 horas semanais –reclassificação das escolas para o difícil acesso ou provimento –valores das gratificações desindexados dos vencimentos –não incorporação das gratificações na aposentadoria

Opiniões: novo plano de carreira Maria Izabel Noronha, Presidente APEOESP em Reafirmando nossos compromissos e concepções, continuaremos a lutar (...) por um novo plano de cargos e salários; (...) Projeto de Resolução da CEB/CNE aprovado em , relatora Maria Izabel Noronha: FIxa as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública, em conformidade com o art. 6º da Lei nº , de , e nos arts. 206 e 211 da CF, nos arts. 8º, § 1º e 67 da Lei nº 9.394, de , e no art. 40 da Lei nº , de

Opinião: remuneração variável Gilberto Dimenstein, jornalista na Folha on line, em : (...) o professor é uma vítima: ganha mal, seu treinamento é precário, enfrenta, em especial nas regiões metropolitanas, a violência cotidiana combinada com a falta de infra-estrutura. Mas o aluno também é vítima do professor que, além das dificuldades conhecidas, não gosta ou não quer ser professor. Isso só piora o problema das faltas, dos atrasos, da pouca vontade de preparar aulas mais interessantes. Professores dedicados e esforçados são tratados da mesma forma que os relapsos. Não é justo nem com os professores nem com os alunos. O bônus proposto faz do professor mais esforçado sócio do sucesso de seu aluno, e do relapso, cúmplice do fracasso. Os bons professores (e não faltam professores dedicados) serão os maiores beneficiados, por serem reconhecidos em seu esforço.