PROJETO FAMÍLIA – EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Advertisements

VOCÊ SABIA ... Os músculos de seu coração tem força para jorrar seu sangue a 10 metros de distância.
O Início da Comunicação
BRINCADEIRAS INFANTIS
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
A GALINHA RUIVA Aluna: Marilene Silveira de Souza Disciplina: Saúde
Music: Holding your hand
Jackson e taina e Danielly
OS TRÊS PORQUINHOS.
Uma aula de introdução à História
O Quebra-cabeça.
Cuidar e Educar: Papel de quem?
A coleção de bonecas Vitor e Maria
Ciberinfante criativo
ESTÉTICA Arte e realidade
Por: Wilda Maria Blasi e Vera Laura de los Santos Ferreira
AS FÁBULAS.
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Percepção do Espaço Pela Criança
Quem já me conhece um pouco sabe que eu sou um grande amigo do livro
UMA CARTA DE AMOR....
BRINQUEDOS dos brinquedos A alegre história.
Cdu – Classificação Decimal Universal
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Brincadeiras infantis
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Jogo brinquedo e brincadeira
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Relatório de Proposta de Projeto
O conceito não se define
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Carlise Inês Kronbauer
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
Por que é tão difícil amar a si mesmo?
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Invadem Ambientes Familiares
Um currículo do Brincar
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
CANTINHO DE MATEMÁTICA
SITUAÇÕES.
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
Flávia Abreu Farias 4°ano A
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Sandra Teixeira de Oliveira Nº28 – 4ºA Professora Lia
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A INFÂNCIA NA 1ª REPÚBLICA História2010/2011. Nos anos 10 do século XX, Portugal era um país de analfabetos. Em cada 100 portugueses 75 não sabiam ler.
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
O universo do cinema mudo no teatro
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Folclore Brasileiro Filipe Rafael 4ano a numero:13.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
Transcrição da apresentação:

PROJETO FAMÍLIA – EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS

BRINQUEDO, JOGO E BRINCADEIRA Saberia você diferenciar as perguntas: “Vamos brincar?” ou “Vamos jogar?” Brinquedo - objeto destinado a divertir uma criança e tem uma dimensão material, cultural e técnica. É sempre suporte de brincadeira. É o estimulante material para fazer fluir o imaginário infantil, seja ele industrializado, artesanal, feito pelas pessoas que convivem com a criança ou pela própria criança.

JOGO E BRINCADEIRA Brincadeira é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica. Pode-se dizer que é o lúdico em ação. Desta forma, brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança. O jogo é qualquer competição ou desafio, para a qual as regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou de imediato. A palavra jogo refere-se, geralmente, àquele tipo de brinquedo ou brincadeira que termina em perdas e ganhos, isto é, ao jogo de regras.

É através do brincar que a criança se encontra com o mundo de corpo e alma. Percebe como ele é e dele recebe elementos importantes para a sua vida, desde os mais insignificantes hábitos, até fatores determinantes da cultura de seu tempo.

Também é através do brincar que a criança vê e constrói o mundo, expressa aquilo que tem dificuldade de colocar em palavras. É brincando que a criança aprende que, quando se perde no jogo, o mundo não se acaba. Brinquedos aumentam o comportamento cognitivo e estimulam a criatividade. Auxiliam no desenvolvimento das habilidades físicas e mentais que são necessárias mais tarde na vida.

O brincar é algo tão espontâneo, tão natural, tão próprio da criança, que não haveria como entender sua vida sem brinquedo. É preciso ressaltar, no entanto, que não é apenas uma atividade natural. É, sobretudo, uma atividade social e cultural.

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO O lúdico tem importância na formação da personalidade. Através da atividade lúdica e do jogo, a criança: Forma conceitos; Seleciona ideias; Estabelece relações lógicas; Integra percepções; Faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e o desenvolvimento; Se socializa; Prepara a criança para a realidade.

HISTÓRIA DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos. Vários brinquedos contam um pouco da história da humanidade, suas descobertas, valores, formas de vida, trabalho e lazer, como pensavam , viam o mundo e interagiam com ele.

ORIGEM DAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS De onde vem as brincadeiras? Muitas delas ninguém responde. Elas são universais e fazem parte da cultura popular, como a literatura oral, a música e a culinária. Apesar de vários indícios na história, é impossível dar a palavra final sobre a origem de várias brincadeiras e brinquedos, pois elas ganham variantes e se transformam no tempo e no espaço. Homero fala de jogos infantis na “Odisséia” escrita no século VIII a.C. Em túmulos de crianças do século IV a.C., na Grécia, foram encontradas bonecas.

ORIGEM DAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS As primeiras famílias européias que chegaram ao Brasil durante a colonização trouxeram a boneca, o pião e o soldadinho. E também monstros e gigantes, ogros , sereias e duendes, junto com canções de ninar e contos de fada. A boneca Barbie, com traços adultos foi apresentada em1959 pela empresa americana Mattel, chocando muitos americanos que até então só conheciam bonecas com feições infantis. Dois anos depois a Estrela lançou a Susi, boneca brasileira.

Desde os tempos antigos que os brinquedos tiveram um importante papel na vida das crianças. Por milhares de anos crianças brincaram com brinquedos dos mais variados tipos. Na Grécia Antiga e no Império Romano, brinquedos comuns eram barquinhos e espadas de madeira, entre os meninos, e bonecas entre as meninas. Durante a Idade Média, os fantoches eram brinquedos muito comuns entre as crianças. Soldadinhos de chumbo tiveram sua origem em jogos de guerra da França e o jogo de damas e as bolinhas de gude vieram do Egito.

Há 6.500 anos, as bolas já eram feitas de fibra de bambu no Japão e de pêlos de animais na China. Romanos e gregos usavam tiras de couro e até bexiga de boi para confeccionar suas bolas. A pipa apareceu na China mil 1000 anos antes de Cristo e, antes de ser brinquedo era usada como sinalizador militar. A história dos videogames começou em 1968 com o lançamento do Odyssey 100, primeiro console, que ligado à TV, permitia ver os jogos.

ORIGEM DAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS No século XIX, vários inventores tentaram construir aviões, carros, trens e até naves espaciais. Em pouco tempo, quiseram também transformar estas máquinas em miniaturas que se tornaram brinquedos muito cobiçados entre os meninos.

ORIGEM DAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS Em 1949, na Dinamarca, uma marceneiro chamado Ole Kirk criou o LEGO : tijolinhos de plástico que juntos podiam se transformar em carros, casas, naves e tudo o que a imaginação permite. O quebra-cabeça, foi inventado em 1763 pelo inglês John Spilsbury , que fazia mapas. Ele fez um mapa dividido em peças de madeira para professores de geografia. As crianças gostaram tanto que virou um passa-tempo divertido.

Até o final do século XIX, a maioria dos brinquedos eram artesanais. A evolução tecnológica ocorrida nas indústrias afetou a forma de fabricação dos brinquedos. Atualmente, a grande maioria são fabricados em massa e comercializados, usando novas matérias e tecnologias. Além de retratar o desenvolvimento econômico mostra um momento histórico-social de valorização da criança.

Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade e a imaginação.

BRINCADEIRAS quadro de pieter brueghel”jogos infantis” de 1560

Pieter Bruegel – “jogos infantis” Artista que viveu no século XVI (1560). Ao todo são 250 personagens participando de 84 brincadeiras, como bolinha de gude, corda, pião, pula carniça, bombolê, cinco –marias, maria- cadeira, cabra-cega, cabo de guerra, boca do forno.

CONCLUSÃO Resgatar a história dos brinquedos, brincadeiras e jogos tradicionais infantis, como expressão da história e da cultura, pode nos mostrar estilos de vida, maneiras de pensar, sentir e falar e sobretudo, maneiras de brincar e interagir, configurando-se em presença viva de um passado no presente.

Projeto Família – Educação Física Professor Paulo Scapinello Professora Lucimar Scapinello Baldo