Ludicidade... 1ª brincadeira (PC e Dicionário)

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Transcrição da apresentação:

Dimensões da Infância: Desenvolvimento, Educação, Direitos , Ludicidade... Ludicidade... 1ª brincadeira (PC e Dicionário) Lúdico... 2ª brincadeira (Etimol. e Filo) Lúdico - adj. referente a jogos e brincadeiras Dicionário informal: Forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros.

Brincadeira garantida por lei - 1 Declaração dos Direitos da Criança Adotada pela Assembléia das Nações Unidas de 20 de novembro de 1959 e ratificada pelo Brasil. 7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

Brincadeira garantida por lei - 2 Estatuto da Criança e do Adolescente Capítulo II Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; II - opinião e expressão; III - crença e culto religioso; IV - brincar, praticar esportes e divertir-se; V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; VI - participar da vida política, na forma da lei; VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

A importância do lúdico na educação infantil Brincar e desenhar são atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia das crianças. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como: a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas atividades que lhe são oferecidas (SALOMÃO e MARTINI, 2007, p.1)*   *A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado

Método de educação popular: Linguagens artísticas e meios de comunicação social: teatro de bonecos e teatro; animação, jogos, brincadeiras; palhaço: música; artes plásticas; rádio ao vivo e por transmissão; vídeo (vídeo educativo); fotografia; Contar estórias, narração, e mais...

Rádio teatro   Rádio Saltimbanco: Visa a chamar a atenção, animar, brincar, roubar a cena’, colocar o espectador como ator, agente. Despertar a curiosidade por onde passar. A rádio-teatro estúdio com sonorização, espaço Cênico Mambembe, que leva e traz informações, serviços de utilidade pública, mensagens educativas, microfone aberto à expressão popular, à comunidade, às manifestações locais, com a participação de palhaços e bonecos de manipulação. Acontece a magia, a fascinação; aguça-se a imaginação, a necessidade de comunicação, a mensagem viva, entrevistas, músicas, histórias e estórias, palhaçadas, brincadeiras(PANCERA, 2002, pp. 75).

Vídeo educativo TVIDA: Acompanhando a Rádio Saltimbanco, vamos utilizar a potencialidade dos meios modernos (eletrônicos) de comunicação, associados ao nosso sempre presente princípio educativo e, com isso, anunciamos a TVIDA, uma televisão viva, retratando os problemas locais, as circunstâncias de vida, expectativas, esperanças. Uma TV de acesso público, sem censura. De telespectadora, a população passa a participante, ator e cidadão no processo de construção de seu cotidiano, aparecendo no telão a projeção de sua imagem e de sua realidade, bem como recebendo informações das mais diversas. Trabalhar com liberdade, informar com liberdade, utilizando o mesmo meio de comunicação, para discutir a crença dos espectadores na mídia. As supostas objetividade e inacessibilidade do veículo são desmistificadas. (PANCERA, 2002, pp. 74-75).

Gostaram do que viram e ouviram? Também puderam exercitar a imaginação? Brincar é bom? Brincadeira é “coisa de criança” Jovem, adulto e idoso devem podem? Querem continuar brincando...

Conheça mais sobre a ONG Rádio Margarida www.radiomargarida.org.br Utilizem os materiais educativos; Ouçam o programa de rádio Leiam o livro da ONG; Divulguem o método e Compareçam a próxima apresentação ...

CD canções educativas

CD Rádio Novelas educativas Rede ANDI

CD Rádio Novelas educativas Petrobras

Vídeos educativos - MEC

Livro – Princípio, história e método de educação popular – 10 anos