TTC- Teorias e Técnicas da Comunicação Profª Eliana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
ESCOLA DE FORMAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS CURSO CONSTRUINDO DIREITOS HUMANOS COMUNICAÇÃO & CULTURA Gleber Pieniz Jornalista.
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Profª Drª: Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
O que é meio de comunicação de massa?
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
Estudos da comunicação midiática
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
Semana Teológica Prof. Dr. Pe. Pedro Gilberto Gomes,sj
Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
Teorias Pedagógicas Contemporâneas
Educação Ambiental.
Professora: Rosana Santos
Influência Televisiva
Como Influência e Manipula a Informação
Profª Karina Oliveira Bezerra
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Dimensões da Globalização
Educação Ambiental.
Perfil do Profissional
Ciberinfante criativo
ESTÉTICA Arte e realidade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Profª Drª Loredana Limoli Universidade Estadual de Londrina.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
y As práticas de poder na gestão de Recursos Humanos Nuriely Ferreira
Como funciona a imprensa
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
Da comunidade tradicional a virtual: caminhos a percorrer Profª Drª Arlinda Cantero Dorsa.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
O QUE É MÍDIA-EDUCAÇÃO MEDIATIZAÇÃO: DA TECNOLOGIA À COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL Disciplina: Didática II Profª Aldeci Calixto Aluna: Valéria Tavares Período:
Tendências da Linguagem Publicitária
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
 .
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Teoria culturológica Também oposta à communication research
O que é a Indústria Cultural?
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
3. Indústria cultural: emergência da massa, do público, da recepção e do consumo.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O que é REDE? INTERNET – POSSIBILITA A COMUNICAÇÃO SIMULTÃNEA E DE DUAS VIAS ENTRE VÁRIAS PESSOAS.
Histórico Alguns Autores:
Sociologia da Comunicação Profa. Carol Casali Comunicação e Espetáculo.
Princípio da realidade
Psicologia da Educação
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Cultura de Massa e Indústria Cultural Prof. Ms. Leandro Andrade da Rocha FFCLH-Centro Universitário Assunção
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aprendizagem da matemática
Entendimento e compreensão de textos Aula 01 Profª. Flávia.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Cultura.
Transcrição da apresentação:

TTC- Teorias e Técnicas da Comunicação Profª Eliana

Almas domesticadas A relação da mídia com as massas Texto: Jussara M Almas domesticadas A relação da mídia com as massas Texto: Jussara M. Moraes

A relação das mídias com as massas Entretenimento: O divertimento costuma ser tratado erradamente como dimensão sem importância da vida de uma pessoa.Ao afastar o divertimento do reino da informação, reduz-se o papel dos jogos e da brincadeira na vida social e pessoal. A análise psicológica e sociológica mostra que o divertimento é, sob muito aspectos importantes, sério, por exemplo no desenvolvimento da criança ( ex. aquisição de linguagem e formação da identidade) e sob forma de competições, e celebrações contribuem para a solidariedade social. (De Fleur, 1993, p. 322)

Os tipos de informação Mídia: Fonte inesgotável de todos os tipos de informação. Limites entre jornalismo, entretenimento e publicidade cada vez mais imperceptíveis. Comentar sobre o Big Brother

A relação das mídias com as massas A relação dos indivíduos e das massas com a mídia é uma relação de dependência mútua, a qual é verificada tanto o sistema de mídia como um todo, como as partes desse sistema, rádio, televisão, jornal, revista, internet, enfim, cada uma das mídias em separado. Nesse contexto viver em sociedade, significa atingir metas individuais e coletivas e isso depende de recursos que outras pessoas controlam. O sistema de mídia é visto como um sistema que controla os recursos de divulgação “causadores de dependência” a que outros tem que ter acesso para atingir suas metas. Dentro da psicologia social contemporânea focamos duas concepções: A teoria do Comportamentalismo e a Teoria Crítica.

Teoria do Comportamentalismo Reflexo Aprendizagem Modelagem: Comportamento esperado –modelos famosos associados a marcas. Reforços – comportamento Quem controla os reforços pode controlar o comportamento, ou seja, quem controla os modelos de uma sociedade, pode controlar o comportamento.

Teoria do Crítica A teoria crítica aprofunda a teoria do comportamentalismo Para compreender como a teoria crítica discute a comunicação de massa e conseqüentemente a relação das massas com as mídias primeiro vamos esclarecer dois conceitos: Civilização (exterioridade) Cultura (interioridade) Exemplo: Problemas no trabalho o que pode remeter a industria cultural, ou seja a cultura passa a ser mercadoria da cultura industrial

Cultura – mercadoria - indústria Produção de Cultura Ilusão de que a felicidade sempre pode ser no presente TV para relaxar da realidade opressora preenchidas por: Consumo Ideais de liberdade Individualismo Falsa felicidade Consequência Eliminação da crítica necessária para destruir a crítica cultural

Mídia Mídia Desejo e mídia Legitimação Universalização Dissimulação Unificação Fragmentação

Mídia X Massa Discurso – Sedução Características: Rapidez Simplicidade Dramatização Espetacularização Baudrillard