ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL NA ARTE
PONTO O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima. The Pne tree, 1909 Paul Signac (Pontilismo)
George Seurat França, 1859-1891 Uma tarde de domingo na Ilha da Grande Jatte, 1884, 207 x 308 cm
George Seurat O Circo, 1891
Joan Miró Espanha, 1893-1983 Despertando o Amanhecer, 1944
Joan Miró Números e constelações em amor com uma mulher, 1941
Joan Miró Cat Encircled by the Flight of a Bird
Vik Muniz (1961, São Paulo) 2004 Série Diamonds
2004 Imagens de caviar Série Monsters
2003 quebra-cabeças
2008 Quebra-cabeças Seurat por Vik Muniz
2003 imagens de revista Auto-retrato com papel picado
LINHA Nas artes visuais, a linha tem, por sua própria natureza, uma enorme energia. Nunca é estática; é o elemento visual inquieto e inquiridor do esboço. Onde quer que seja utilizada, é o instrumento fundamental da pré-visualização, o meio de apresentar, em forma palpável, aquilo que ainda não existe, a não ser na imaginação. Contudo, apesar de sua flexibilidade e liberdade, a linha não é vaga: é decisiva, tem propósito e direção, vai para algum lugar, faz algo de definitivo. A linha, assim, pode ser rigorosa e técnica, servindo como elemento fundamental em projetos diagramáticos de construção mecânica e de arquitetura, além de aparecer em muitas outras representações visuais em grande escala ou de alta precisão métrica.
Desenhos de Ibere Camargo Porto Alegre 1914-194
Amilcar de Castro Belo Horizonte 1920-2002
Jackson Pollock EUA, 1912-56 Action Painting
Fontes de Pesquisa http://www.historiadaarte.com.br http://www.brasilescola.com http://historia-da-arte.info/ http://www.infoescola.com/artes http://www.portalsaofrancisco.com.br http://www.paul-signac.org http://joanmiro.com http://www.georgesseurat.org http://www.iberecamargo.org.br http://www.jacksonpollock.org http://www.institutoamilcardecastro.com.br http://www.escritoriodearte.com/vik-muniz.php http://www.mercadoarte.com.br/artigos/artistas/vik-muniz/vik-muniz/