Estrutura Organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

Desafios políticos na expectativa do novo PNE e da Conae 2014
SEMINÁRIO “Diversidade e Inclusão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica” Julho
PROJOVEM URBANO 2012.
PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
Ministério da Educação
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
(Volume I – Orientação a Professores)
Educação Escolar Indígena
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Núcleo Regional de Educação - Londrina
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Que Educação de Jovens e Adultos temos e queremos?
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
COORDERNAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA.
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Gestão Nacional dos Cursos de Formação Continuada .
DIRETORIA de POLÍTICAS EDUCACIONAIS em DIREITOS HUMANOS CIDADANIA e MEIO AMBIENTE. SECADI /MEC XXIX Reunião do Colegiado Nacional de Diretores e Secretário.
Ministério da Educação
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Portaria nº 125, de 13 fevereiro de 2014
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Conferência Municipal de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ministério da Educação
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Superintendência de Diversidades Educacionais
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
Clélia Brandão Alvarenga Craveiro
CONSED – Encontro com Superintendes das Secretarias de Estado da Educação Ministério da Educação abril de 2013.
Acesse e participe pelo chat neste outro link:
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Campina Grande Outubro 2015
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Educação Indígena Paulo Gilberto Cogo Leivas Procurador Regional da República Procuradoria Regional da República da 4ª Região Coordenador do GT Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Transcrição da apresentação:

Ciclo de Palestras SECADI SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Estrutura Organizacional SECADI Secretária DPEDHUC CGAIE CGDH CGEA DPECIRER CGPEC CGERER CGEEI DPEE CGPPEE CGPAE CGAPISE DPAEJA CGA CGEJA DPEJUV CGPPJ CGAAPIEJ Assessoria Gabinete Chefia de Gabinete

Natureza e Estrutura Conforme o Decreto nº 7.690, de 02/03/2012, compete à SECADI: articulação com os sistemas de ensino; formulação e implementação de políticas públicas; cooperação técnica e financeira; efetivação de políticas públicas intersetoriais; Valorização das diferenças e da diversidade; promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável.

Desafios das Políticas Educacionais Superação do analfabetismo, elevação da escolaridade da população de 15 anos ou mais e promoção do jovem como sujeito de direitos. II. Garantir em todos os níveis e etapas de ensino o acesso, a permanência, a aprendizagem e o atendimento às especificidades dos estudantes do campo, indígenas e negros, visando e a efetivação do direito à educação. III. Universalização do atendimento escolar às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação no ensino regular. IV. Implementação da educação em direitos humanos, de gênero e diversidade sexual, para as relações étnico-raciais, a sustentabilidade socioambiental, a valorização da diversidade e a inclusão escolar.

Formulação, Acompanhamento das Políticas Educacionais e Participação Social Comissões MEC/SECADI CONEC, CNAEJA, CNEEI e CADARA Conselhos de Direitos Comissões de Implementação de Políticas Comitês de Articulação Interministerial Grupos de Trabalho e Agendas de Governo

Implementação das Diretrizes Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana/2004. Diretrizes e procedimentos técnicos pedagógicos para a implementação do Projovem/2006. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo/2008. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica/2009. Diretrizes Nacionais para a oferta de Educação para Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais/2010.

Implementação das Diretrizes Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para o ingresso nos cursos de EJA; certificação nos exames de EJA; e EJA desenvolvida por meio da educação a distância/2010. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos/2012. Diretrizes para o Atendimento de Educação Escolar para Populações em Situação de Itinerância/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica/2012 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola/2012.

Política Pública Educação Indígena 194.254 matrículas Educação Quilombola 159.858 matrículas Educação do Campo 6.293.885 matrículas EJA 4.046.169 matrículas Projovem 91.841 matrículas PBA 1.371.914 alfabetizandos Educação Especial 752.305 matrículas PBF 16.290.391 acompanhados População Negra 33,7% matrículas na educação básica 19,5% matrículas no ensino superior Fonte: IBGE 2011

Principais Programas e Ações ProJovem Urbano Escola que Protege PROCAMPO PROLIND Programa Brasil Alfabetizado – PBA Acompanhamento da Frequência Escolar Plano Viver sem Limite PRONACAMPO Educação Quilombola Educação Ambiental Plano de Educação no Sistema Prisional Territórios Etnoeducacionais – TEEs Plano de Implementação da Lei 10.639/2003

Principais Programas e Ações Educação Inclusiva: direito à diversidade PNBE Temático Plano de Ações Articuladas - PAR Rede de Formação Continuada - RENAFOR Programas e Projetos de Extensão - PROEXT

Avanços das Políticas Públicas

Evolução das matrículas da educação especial Avanços das Políticas Públicas Evolução das matrículas da educação especial

Avanços das Políticas Públicas Acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do PBF Abandono Escolar BRASIL Ensino Fundamental Ensino Médio Bolsa Família 2,9% 7,1% Censo Escolar 2011 – matrículas em escolas públicas 3,2% 10,8% Aprovação 83,9% 79,9% 86,3% 75,2%

Avanços das Políticas Públicas Escolas Indígenas 2007 % 2011 Total de Escolas Indígenas 2.480 100% 2.819 Escolas sem Laboratório de Informática -  - 2.559 90,70% Escolas sem Internet 2.444 98,50% 2.245 79,60% Escolas sem Energia Elétrica 1.327 53,50% 1.307 46,30% Escolas sem Água Potável 1.089 43,90% 1.419 50,30% Escolas sem Esgoto Sanitário 1.250 50,40% 1.382 49% Escolas sem prédio próprio 716 28,80% 764 27,10% Escolas com UEX 811 28,76%

secadi@mec.gov.br