Duas realidades – Inteligível – concreta, permanente, imutável, perfeita e completa sobre o que é uma coisa Sensível – tudo que afeta o sentido, realidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
Advertisements

DE PLATÃO A ARISTÓTELES
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
A CAPACIDADE DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
Karla Yotoko – DBG Universidade Federal de Viçosa
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Ideia básica da Biologia Evolutiva = espécies mudando ao longo do tempo.
Aula 1 - Genética mendeliana:
EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
História do pensamento evolutivo
FLUXO GÊNICO E MUTAÇÃO.
Origem da diversidade biológica
The voyage of the beagle; Observações nas ilhas Galápagos;
Análises moleculares do material genético
Manuscrito de um Shaumbra Caderno 14 Páginas 48, 49, 52, 53 JUNHO
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Espécies Disciplina: Biologia Animal Acadêmicas: Bruna Basso
Conceitos Dr Anderson Dias Cezar
EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS
Professor Antônio Ruas
EQUILÍBRIO DE HARDY-WEIMBERG
Aristóteles e o mundo sensível
EXEMPLO 01 No século XIX um médico observou que nos partos realizados por estudantes e professores de medicina a incidência de mulheres que contraiam.
Aula 6 – Hume e o Empirismo
Searle, John. Consciência e Linguagem. S.Paulo: Martins Fontes,2010 A Intencionalidade e seu lugar na natureza.
Leitura de Textos Científicos
O Universo diz SIM Esther e Jerry Hicks.
Evolução:.
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Evolução Profa. Daniela.
Classification in Object-Oriented Systems Peter Wegner Carlos Eduardo da Silva César Frederico dos Santos.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Prof. Yuri Leite Evolução – UFES
EVOLUÇÃO.
Neodarwinismo, Provas da Evolução e Especiação
Antropologia Conceitos básicos
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
O mundo das ideias de Platão
Evidências da evolução
Conceito de Direito A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Platão 432 – 347 a.C. Arístocles – Platão (Amplo) Origem Aristocrática
Especiação Curso: Ciências Biologicas Prof. Maurício Lamano Ferreira.
Evolução dos seres vivos
Evolução e Sistemática
INTENCIONALIDADE.
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Inteligência Artificial
Evolucionismo O pensamento transitou gradualmente para uma visão evolucionista, isto é, admite-se que as espécies se alteram de forma longa e gradual ao.
O DIREITO COMO CIÊNCIA (epistemologia jurídica).
Especiação e extinção.
Capítulo 6 Funcionalismo: as influências anteriores
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
 É a ciência que estuda como os alelos estão distribuídos em populações de organismos e de uma geração para outra. Atribui-se a presença de mutações.
Alicerces da filosofia ocidental
Darwin e o fim da adaptação perfeita dos seres: a superação da visão teológica de Paley e o princípio da divergência.
PSICOLOGIA E HISTÓRIA 1. ANTROPOCENTRISMO
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
PLATÃO Platão tinha 29 anos quando Sócrates foi condenado à morte, o que lhe deixou marcas para toda a vida, como também determinou o rumo de toda a sua.
PLATÃO.
O CONCEITO DE ESPÉCIE (baseada em IB – UFMG) -Species = tipo. - Espécies representam a unidade básica da sistemática, evolução, genética e outras áreas.
O conhecimento Spinoza.
Émile Durkheim
Quitéria Paravidino Aulas 3 e 4
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
CONCEITO TIPOLÓGICO DE ESPÉCIE – FILOSOFIA!!! 1.Uma espécie consiste em indivíduos que compartilham a mesma “essência”; 2.Cada espécie é separada de todas.
Max Weber. Max Weber Weber: crítica a epistemologia positivista e marxista Positivo Metafísico Teológico Darwinismo Social Comte * Dinâmico * Estático.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Duas realidades – Inteligível – concreta, permanente, imutável, perfeita e completa sobre o que é uma coisa Sensível – tudo que afeta o sentido, realidades dependentes, mutáveis, imperfeitas e que são imagens das realidades inteligíveis. “Eidos” - Tipo – idéia perfeita plano metafísico – incorporado a teologia cristã (Grande Cadeia do Seres) Variação = imperfeição Platão de Atenas (428/27 a.C. — 347 a.C.)

Platão de Atenas (428/27 a.C. — 347 a.C.) Tipo – idéia perfeita plano metafísico – incorporado a teologia cristã (Grande Cadeia do Seres) Espécies crípitcas, politípicas e outras fontes de variação (sexual, etária, intra e interpopulacional)

                                                              The size and shape of Dicrurus paradiseus’ crest varies considerably across southeast Asia.

Pensamento Populacional Darwin Variação não é imperfeição – ela é a própria realidade biológica que deve ser explicada e não sombras em uma caverna

Pie charts show frequencies of the light and dark alleles of the melanocortin 1 receptor (Mc1r) coat-colour locus (represented as light and dark segments, respectively) in coastal beach mouse populations, with typical coloration for each subspecies. Mc1r polymorphism controls coat-colour differences between western populations, but not on the east coast of Florida. Modified with permission from ref. 14 © (2006) American Association for the Advancement of Science

Nominalismo X Realismo Pelo conceito nominalista não existem universais. Existem apenas os indivíduos e as espécies são abstrações da mente humana. Este ponto de vista foi expresso com particular vigor em 1908 por Bessey: “A natureza produz apenas indivíduos…as espécies não têm existência real na natureza. São conceitos mentais e nada mais…as espécies foram inventadas para se poder referir coletivamente a um grande número de indivíduos” Experimento imaginário: Nova mutação em Pan ela se espalharia para a espécia humana???? Espécies são Reais ou nominais? Kalám na Nova Guiné, reconhecem 174 espécies de vertebrados, que com 4 exceções correspondem a taxonomia ocidental

Espécies são produtos da evolução, que por sua vez é um processo que age continuamente. Podemos pegar as espécies “no pulo” ou in status nascendi. Este é o pesadelo da taxonomia mas ao mesmo tempo são justamente os casos mais interessantes para serem estudados se queremos entender como a especiação funciona Coesão fenotípica – atributos fenotípicos que conferem o status de espécie a um conjunto de organismos Prática x Teoria

Conceito de reconhecimento- (H Conceito de reconhecimento- (H. Paterson, 1985)– Espécies são definidas como a população mais inclusiva (no sentido de conjunto mais abrangente) de organismos individuais bi-parentais que compartilham um sistema de fertilização comum.

Cnemidophorus uniparens Cnemidophorus lemniscatus Philodina

http://leighvanvalen.com/

Muito sexo------------------------------------------Pouco sexo Conceitos de Isolamento/Reconhecimento – Principalmente focados em fluxo gênicos (com tudo que isto envolve, inclusive comportamento, fisiologia, anatomia etc) Conceito Ecológico – Principalmente focado na Seleção Natural Dois aspectos da seleção (Estabilizador x direcional) Pergunta Crítica – O que mantém a integridade (coesão fenotípica) das espécies Muito sexo------------------------------------------Pouco sexo

Direcional estabilizadora disruptiva

Callithrix penicillata Callithrix geoffroyi Callithrix flaviceps

Callithrix aurita Callithrix jacchus

PERGUNTA CRÍTICA: O que mantém a coesão (integridade) destas espécies????? Poplars and Cottonwoods (Alámos - parentes do Salgueiro) 12 Ma de hibridação

Drosophila heteroneura Francisca do Val MZUSP Drosophila heteroneura Heads of males of (left) Drosophila heteroneura and (right) D. silvestris. Fom Kaneshiro and Val (1970)

PERGUNTA CRÍTICA: O que mantém a coesão (integridade) destas espécies?????

Cnemidophorus uniparens Rotíferos bdeóideos (assexuados) – Tão bem delimitadas as espécies ou mais que a dos sexuados.... Rotíferos monogonontes (sexuados) Philodina Flosculariacea

Quais são estes mecanismos de coesão?????

A idéia mais geral de espécie Tendo examinado todos estes conceitos você pode estar esperando que agora ao final deste capítulo um conceito maravilhoso de espécie possa ser formulado que vai dar conta de todas as situações possíveis discutidas acima. Bom, sinto informar que não. Todos os conceitos modernos discutidos acima são muito bons dentro de certo contexto e para certos organismos. Mas existe sim um ponto em comum a todos os conceitos acima. Esta idéia mais geral do que é uma espécie, esta explícita ou implícita em cada um dos conceitos discutidos acima. Podemos chama-la de “conceito geral de linhagem” que, de uma forma muito simples, coloca que uma espécie é uma linhagem, ou seja, uma seqüência temporal/espacial de populações ancestrais e descendentes. Kevin de Queiroz