PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PARA SERVIDORES PÚBLICOS CARLOS HENRIQUE FLORY Fevereiro de 2012.

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PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PARA SERVIDORES PÚBLICOS CARLOS HENRIQUE FLORY Fevereiro de 2012

CONCEITO DE PREVIDÊNCIA Constituição Federal – Art. 12 = SEGURIDADE SOCIAL  PREVIDÊNCIA – ASSISTÊNCIA – SAÚDE Previdência do Setor Público  Repartição Simples ou Capitalização = BENEFÍCIO DEFINIDO  DÉFICITS CRESCENTES Algumas razões:  Fenômenos demográficos (longevidade/fecundidade)  Entrada tardia no setor público  Aposentadoria precoce  Incerteza dos tetos constitucionais Garantia do Setor Público (RGPS ou RPPS) = SOCIEDADE

SITUAÇÃO ATUAL

DEBATE DO MOMENTO A SOCIEDADE PODE/QUER CONTINUAR PAGANDO? E até quando isso será possível?

UMA QUESTÃO MUNDIAL: O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO

SEGUNDO A ONU: Os idosos serão 29% da população total do Brasil em Year (Thousands)(%) Brazil Population aged 60+ Medium variant Fonte: ONU

RESULTADOS DO CENSO 2010: A população do Brasil envelhece cada vez mais rápido. progressivo declínio nos níveis de fecundidade da mulher brasileira redução das taxas de mortalidade. Dados do Censo 2010 revelam progressivo declínio nos níveis de fecundidade da mulher brasileira e a redução das taxas de mortalidade. ALERTA! – na última década houve queda na proporção de todos os grupos etários com até 25 anos e aumento de todos os outros. ALERTA! – na última década houve queda na proporção de todos os grupos etários com até 25 anos e aumento de todos os outros.

Fonte: IBGE ( Obs. Dados a partir de 2008 são projeções. 1980

2010

2020

2030

2040

2050

Nos últimos 10 anos:  O número de paulistanos com mais de 60 anos subiu 35% e chegou a 1,3 milhão.  O número de filhos por mulher na capital caiu de 2,2 para 1,9 (redução de 14%). Previsões:  Se a tendência de redução na natalidade for mantida, em 2017 o índice será de 1,64, equivalente ao de países europeus  Em 2024, o total da 3ª idade (2,2 milhões) ultrapassará o de crianças (2,13 milhões). E SÃO PAULO?

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?

J. W. Marriott Jr - CEO Ralph Lauren Warren Buffett Mick Jagger Clint Eastwood Catherine Deneuve Sophia Loren Hellen Mirren QUAL A IDADE?

IDOSO?

POR QUE FALAR DE MUDANÇAS NA PREVIDÊNCIA?

Essa alteração na estrutura populacional brasileira, causa impacto direto na previdência = cerca de 31 contribuintes para cada beneficiário da Previdência. Década de 80 = relação despencou para 2,9 contribuintes. Hoje = proporção é de apenas 1,7 contribuinte para cada segurado. Se ritmo mantido = em 2040 haverá MENOS de 1 contribuinte para cada beneficiário da Previdência. CONSEQUÊNCIAS NACIONAIS: 1,2 CONTRIBUINTE PARA CADA SEGURADO. NO FUNCIONALISMO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO, A PROPORÇÃO É 1,2 CONTRIBUINTE PARA CADA SEGURADO.

CONTRIBUIÇÃO DOS SERVIDORES ATIVOSR$ 2,2 bilhões CONTRIBUIÇÃO DOS SERVIDORES INATIVOSR$ 0,3 bilhões CONTRIBUIÇÃO DOS PENSIONISTASR$ 0,2 bilhões CONTRIBUIÇÃO PATRONAL R$ 4,4 bilhões INSUFICIÊNCIA FINANCEIRA R$ 8,2 bilhões FOLHA DE PAGAMENTOS DE BENEFÍCIOSR$15,3 bilhões REGIME FINANCEIRO DE REPARTIÇÃO SIMPLES PROBLEMA: O desequilíbrio será cada vez maior no futuro. RPPS DO ESTADO DE SP

Base: Folha dos Servidores Ativos Valores em R$ 1.000,00 SOMENTE PARCELA ACIMA DO TETO ANO CONTRIBUIÇÕES SERVIDORGOVERNO TOTAL ATIVO APOS./ PENS. VALORPATRONALINSUFICIÊNCIA %2% % % % %4% % % % %6% % % % %7% % % % %7% % % % %4% % % % AS % SÃO SEMPRE EM RELAÇÃO À FOLHA DE SERVIDORES ATIVOS PREVISÃO DE DESPESAS RPPS

QUAL A SAÍDA?

ADOÇÃO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PARA SERVIDORES PÚBLICOS

ISSO É UMA NOVIDADE?

FUNDAÇÃO CESP Cia Energética de SP PETROS Petrobrás FUNCEF Caixa Econômica Federal PREVI* Banco do Brasil VALIA Vale do Rio Doce (*) A PREVI foi criada antes da previdência oficial do Brasil (Constituição de 1934) ANOS 70: Foram criados a maioria dos fundos de pensão das empresas estatais do Brasil.

HOJE: O ranking dos maiores fundos de pensão do país é liderado pelos fundos das estatais. Nº FUNDOS DE PENSÃO INVESTIMENTOS (R$ MIL) PARTICIPANTES ATIVOS DEPENDENTESASSISTIDOS 01PREVI PETROS FUNCEF FUND. CESP VALIA TOTAL Fonte: Abrapp (mês de referência: novembro/2010)

NOS REGIMES PRÓPRIOS: Foi uma decisão dos governos não adotarem para a aposentadoria dos seus servidores o mesmo modelo dos fundos de pensão. Caso o Estado de São Paulo tivesse criado um fundo para aposentadorias em regime de capitalização, hoje os servidores públicos do Estado administrariam um patrimônio de R$ 285 bilhões (cerca de US$ 165 bilhões). maior fundo de pensão do país e estaria entre os maiores do mundo. Esse patrimônio corresponderia a quase o dobro do patrimônio da PREVI, seria o maior fundo de pensão do país e estaria entre os maiores do mundo.

RANKING MUNDIAL: O maior fundo de pensão do mundo é de SERVIDORES PÚBLICOS. Fonte: P&I/Watson Wyatt (set/10) RankFundCountryTotal assets 1Government Pension InvestmentJapan$1,315,071 2Government Pension FundNorway$475,859 3ABPNetherlands$299,873 4National PensionKorea$234,946 5Federal Retirement ThriftU.S.$234,404 6California Public EmployeesU.S.$198,765 7Local Government OfficialsJapan$164,510 8California State TeachersU.S.$130,461 9New York State CommonU.S.$125,692 10PFZWNetherlands$123,390

COMO SERÁ A PREVIDÊNCIACOMPLEMENTAR DO ESTADO DE SP?

CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 40 Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. § 14 § 14 - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, desde que instituam regime de previdência complementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, poderão fixar, para o valor das aposentadorias e pensões a serem concedidas pelo regime de que trata este artigo, o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201.

Benefícios do servidor limitados ao teto do RGPS (R$ 3.691,74) E Complementação para remunerações acima do teto do RGPS. + PREVIDÊNCIA BÁSICA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR = ARTIGO 40 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

QUEM VAI PARTICIPAR DO NOVO REGIME? PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR QUEM ENTRAR NO SERVIÇO PÚBLICO APÓS LEI no /11 TRABALHAR E CONTRIBUIR PARA A PREVIDÊNCIA DURANTE OS TEMPOS DEFINIDOS NA CONSTITUIÇÃO PERSPECTIVA DE APOSENTADORIA: A PARTIR DE 2047 Atualmente 60 anos (homem) e 55 anos (mulher) Atualmente 35 anos de contribuição

SIMULADOR PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR MODELO ATUALNOVO MODELO Remuneração TotalR$ 7.400,00 Período de Contribuição 35 ANOS Contribuição Servidor 11% sobre o total 11% até o teto (R$ 406,09) 7,5% acima do teto (R$ 278,11) Valor de Contribuição R$ 814,00R$ 684,20 Perspectiva de Rendimento na Aposentadoria No máximo 100% do último salário O cálculo atuarial indica 103% do último salário. Contribuição Previdenciária na Aposentadoria SIM (acima do teto) NÃO 9,24%

35 Servidores Ativos (RPPS) Aposentados e Pensionistas Total RPPS Servidores RGPS (cerca de) Total de servidores do Estado Base: Dez/10 PARTICIPANTES DA SPPREV:

PERFIL DOS SERVIDORES Discriminação Idade Atual Idade de entrada Tempo como servidor Tempo de RGPS (*) Tempo para aposentadori a Quantidade total Executivo e Lei Polícia Militar e Civil Universidades ALESP (**) MP/TJ/TJM Total (*) Foi considerada a idade de 18 anos como início da atividade em outros regimes. (**) Base jan/2009 Base: Dez/2010

R$ 3.691,74 (teto do INSS) Inicial Final REPARTIÇÃO SIMPLES Contribuição: 11% servidor 22% patronal COMPLEMENTAR Contribuição PARITÁRIA: 7,5 % (Admitida contribuição adicional do servidor sem paridade) t R$ 30% 70% PREVISÃO DE ADESÃO

NOVOSSERVIDORES A Previdência Complementar implantará o teto do INSS para NOVOS SERVIDORES do Estado de São Paulo. NENHUMA MUDANÇA PARA ANTIGOS SERVIDORES. Não implicará em NENHUMA MUDANÇA PARA ANTIGOS SERVIDORES. 70% DOS NOVOS SERVIDORES TAMBÉM NÃO HAVERÁ NENHUMA MUDANÇA com Para 70% DOS NOVOS SERVIDORES TAMBÉM NÃO HAVERÁ NENHUMA MUDANÇA com a implantação da Previdência Complementar. possibilidade de capitalização das suas contribuições em contas individuais, sem depender da capacidade financeira do Estado Para os 30% que ganharão acima do teto, desde o início ou no decorrer da carreira, a Previdência Complementar significará a possibilidade de capitalização das suas contribuições em contas individuais, sem depender da capacidade financeira do Estado. CONSEQUÊNCIAS DA ADOÇÃO

1)Cada um pode planejar o seu futuro, modificando a taxa de contribuição. 2)Possibilidade de aportes extraordinários, mesmo que não ganhe acima do teto do RGPS, sem contrapartida do Estado. 3)Portabilidade dos recursos formados pela contribuições pessoais normais e extraordinárias e pelas patronais normais. 4)Saldo da conta individual é dos herdeiros. 5)Resgate parcial na aposentadoria. 6)Possibilidade de participação na governança do órgão gestor. PARA O PARTICIPANTE VANTAGENS

DIRETORIA EXECUTIVA CLTMUNICÍPIOS PODER JUDICIÁRIO PODER EXECUTIVO PODER LEGISLATIVO OUTROS CONSELHO FISCAL CONSELHO DELIBERATIVO FUNDAÇÃO COMITÊ GESTOR DO PLANO REPRESENTAÇÃO NO CONSELHO CONSULTIVO ESTRUTURA DE GOVERNANÇA COMITÊ GESTOR DO PLANO COMITÊ DE INVESTIMENTOS CONSELHO CONSULTIVO

Lei nº /11 autorizou a criação do Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos de SP e institui o teto previdenciário igual ao do RGPS. Decreto nº /12 aprovou o Estatuto da SP-PREVCOM Próximos passos:  Criação dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da SP-PREVCOM, assim como da Diretoria Executiva  Aprovação do Estatuto e do Plano de Benefícios pela PREVIC  Instalação da SP-PREVCOM e início de funcionamento SITUAÇÃO ATUAL

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA Carlos Henrique Flory