SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 02)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE
Advertisements

QUÍMICA CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES Prof. Eder Sabino da Silva
SOLUÇÕES.
Química Geral Soluções - Cálculos Solução
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
Exercícios de Concentrações
São misturas homogêneas de duas ou mais substâncias.
Tópicos em Preparo de Soluções e Conversão de Unidades
CLASSIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES ATRAVÉS DO GRÁFICO
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
SOLUÇÕES By ducha.
QUIMICANDO COM A DUCHA ASSUNTO : SOLUÇÕES.
Dispersões É a união de duas ou mais espécies químicas
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
MISTURAS DE SOLUÇÕES COM OCORRÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
Misturando as coisas....
QUÍMICA João Neto.
Misturando as coisas....
ASPECTO QUANTITATIVO DE SOLUÇÕES
Aspecto quantitativo de
SOLUÇÕES Prof. Cleverson Chacal.
Aula 7 Lays Omena – Química.
Soluções.
Soluções.
Curvas de solubilidade Conceitos iniciais
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
SOLUÇÕES.
Química Tecnológica Materiais
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Reacções em Solução Aquosa Unidade Departamental de Engenharias
Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma.
SOLUÇÕES
Gabriela Maciel Diogo Licenciatura em Química
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES Química-2ºAno Profª. Daniela Cardoso.
SOLUÇÕES.
Soluções.
Transformação de soluções
Soluções.
Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma.
Análise Quantitativa de Reações em solução
REVISÃO QUÍMICA PROFESSOR SOUZA.
CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES
Soluções Caderno de exercícios Nome: Produção:
Soluções Rosana Petinatti.
Curvas de Solubilidade
ESTUDO DAS DISPERSÕES.
TITULOMETRIA Determinação do título (concentração) de uma solução, por meio de reação com uma solução de título conhecido, na qual se medem os volumes.
Soluções.
SOLUÇÕES.
A Química tem Soluções.
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 01)
Soluções aquosas e concentrações.
CURVAS DE SOLUBILIDADE
UNIDADES E MEDIDAS – TRANSFORMAÇÕES (parte 1)
Prof. João Batista de Castro. (FAAP) Quais as massas de Na 2 CO 3 e de água, necessária para preparar 2 kg de uma solução aquosa de carbonato de sódio.
Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO
Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma.
SOLUÇÕES Em nosso dia-a-dia, encontramos várias soluções, muitas das quais são essenciais à nossa vida. Por exemplo, o ar que respiramos, (isento de partículas.
Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima.
Disciplina: X Química Geral I
Soluções e Expressão das concentrações
SOLUÇÕES.
Componente Curricular: ANÁLISE QUÍMICA 40H
SOLUÇÕES.
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
Concentrações de soluções Qualquer relação estabelecida entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente (ou da solução). Massa: kg, g, mg e etc.
Prof. Cleverson chacal Soluções Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por.
Transcrição da apresentação:

SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 02) COLÉGIO CEME Prof.: Edmilson Neto Turma: 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

CONTINUAÇÃO - EXEMPLOS: 1) Qual é a molalidade de uma solução que contém 34,2 g de sacarose, C12H22O11, dissolvidos em 200 g de água?   2) Se dissolvermos 40 g de hidróxido de sódio em 162 g de água, a quente, a fração molar do soluto será QUAL? 3) A concentração de ácido acético (C2H4O2) no vinagre é da ordem de 0,83 M. Aproximadamente, quantos gramas desse ácido há em 1 litro de vinagre? 4) Quantos gramas de Na3PO4 (PM = 164) são necessárias para preparar 5,0 litros de uma solução 3 molar?

5) Determine a massa de BaCl2 necessária para preparar 25 litros de solução 0,1M deste sal. 6) Uma gota de água ocupa um volume aproximado de 0,05mL Sabendo-se que a densidade da água é 1,00 g/cm3. O número de moléculas por gota de água será: 7) A concentração de ácido acético (C2H4O2) no vinagre é da ordem de 0,83 M. Aproximadamente, quantos gramas desse ácido há em 1 litro de vinagre? (0,5) Dados: C = 12; H = 1; O =16   a)      10 g b)      20 g c)      30 g d)      40 g e)      50 g

TITULO (T), PORCENTAGEM EM MASSA: É a relação entre a massa do soluto e a massa da solução estabelecida; Tal expressão é dada como: OU Visto que tanto no denominador, como no numerador, está se tratando da mesma unidade (a unidade de massa é o grama – g), o Título não possui nenhuma unidade e é menor que 1.

Porcentagem em Massa (T%) Observe a figura abaixo, em que é dada a porcentagem em massa do cloreto de sódio de uma solução de soro fisiológico: Nesse caso, significa que em cada 100 g ou 100 unidades dessa solução, há 0,9 g ou 0,9% de soluto, isto é, do cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha).

EXEMPLO: Calcule o título e a porcentagem em massa de uma solução feita a partir da dissolução de 368 g de glicerina, C3H8O3, em 1600 g de água. Qual a massa de água existente em 600 g de uma solução aquosa de brometo de potássio (KBrO3(aq)) com τ = 0,25?

CURVAS DE SOLUBILIDADE: As curvas de solubilidade são diagramas que indicam a variação dos coeficientes de solubilidade das substâncias em função da temperatura. As curvas de solubilidade são obtidas de forma experimental, quando descrevemos num gráfico a variação dos coeficientes de solubilidade como função da temperatura. A temperatura exerce influência direta sobre a solubilidade, portanto as curvas de solubilidade apresentam extrema importância no estudo das soluções de sólidos em líquidos.

EXEMPLOS DE CURVAS:

Considerando as curvas acima, temos: * a solubilidade do KNO3 a 20°C é aproximadamente 33g/100g de H2O. * a solubilidade do KNO3 a 70°C é aproximadamente 140g/100g de H2O. * o KNO3 e o KCl a 20°C apresentam a mesma solubilidade. * considerando todos os sais apresentados, a 20°C o MgCl2 apresenta menor solubilidade, e o AgNO3 apresenta a maior solubilidade. * a solubilidade do NaCl apresenta baixa variação com a temperatura. * a solubilidade do KNO3 apresenta alta variação com a temperatura. 

EXERCÍCIOS: 01 – Uma solução composta por duas colheres de sopa de açúcar (34,2g) e uma colher de sopa de água (18,0 g) foi preparada. Podemos dize r que: 1) A água é o solvente, e o açúcar o soluto. 2) O açúcar é o solvente, uma vez que sua massa é maior que a da água. 3) À temperatura ambiente o açúcar não pode ser considerado solvente por ser um composto sólido. Está(ão) correta(s): a) 1 apenas b) 2 apenas c) 3 apenas d) 1 e 3 apenas e) 1, 2 e 3

Na figura acima, tem-se que a substância mais solúvel a 20º C é o AgNO3. a solubilidade do NaNO3 a 40ºC é 100g/100g de H2O. A solubilidade de um sal varia linearmente com a temperatura. A 30º C, 30g desse sal formam com água, 180g de uma solução saturada. Tal solução, quando aquecida a 70ºC, exige o acréscimo de mais 45g do sal para manter a saturação. Calcule o Cs do sal: a) a 30º C b) a 70ºC

Admita 100g como quantidade padrão de água. a) 30ºC Se há 30g de sal e 180g de solução, tem-se 150g de água. 150g de água—- 30g de sal 100g de agua —- x 150x = 3000 x = 20g de sal Cs do sal a 30ºC = 20g/100mL b) 70ºC 30g + 45g = 75g de sal e 150g de água 150g de agua —– 75g de sal 100g de agua —– x 150x = 7500 x = 50g de sal Cs do sal a 70ºC = 50g/100mL

Titulação e misturas de soluções não vão cair nesta prova...