1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH 2008 - 2015 Maputo, Outubro de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
A agenda estratégica para a política habitacional
CONASEMS -
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Decreto nº de 24 de abril de 2007
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
1 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 3 PRIORIDADES
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Secretaria de Educação Básica
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (ANEMO)
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
PÁTRIA AMADA EXPERIÊNCIAS E LIÇÕES APRENDIDAS EM NIASSA, CABO DELGADO E NAMPULA NA IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DOS PROGRAMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO.
Plano Nacional de Educação
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Atracção e Retenção dos Recursos Humanos da Saúde
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Universidade Federal de Goiás
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
O ETSDS Inquerito sobre os Sistemas de Financiamento, Suporte, e Fornecimento dos Serviços Primários de Saúde Ministério do Plano e Finanças / Ministério.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
DOCUMENTOS UTILIZADOS
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
REUNI Programa de reestruturação e expansão das IFES Participação voluntária Prazo de realização a partir de 2008 até 2012.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Anteprojecto de Estratégia de Alfabetização e Educação e Jovens e Adultos até 2015 (Versão Preliminar)
8º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte Aportes à Gestão Municipal Natal 2014.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
REUNIÃO INAUGURAL DA PLATAFORMA DE SANEAMENTO Ministério das Obras Públicas e Habitação 1 ÍNDICE 1.Enquadramento Institucional 1.1. Decreto Presidencial.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Direcção Nacional de Recursos Humanos
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
SITUAÇÃO ACTUAL DO TARV EM ADULTOS
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
SEMINÁRIO e-PORTUGUESE Como Melhorar o Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos PALOP S. PAULO, BIREME/OPAS/OMS, de Junho de 2007 ANGOLAParticipantes:
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Reunião de Partilha CSTL /RHIVA 2014 Reduzindo o HIV nos Adolescentes Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
Para a PROMOÇÃO da SAÚDE da MÃE e da CRIANÇA PARCERIA NACIONAL Maputo, Março de 2010.
Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011

Conteúdo Contexto Pressuposto para o apoio na Implementação Parceiros de Cooperação Objectivos Específicos do PDRH Vertentes Estratégicas Intervenções em curso Desafios

Pessoal do Serviço Nacional de Saúde por Regime, em 31 de Dezembro de 2010

Evolução do pessoal por regime Fonte: DRH-REI 4

Evolução dos rácios de habitantes por médico,

7 CONTEXTO Por decisão de S.Excia Ministro da Saúde, iniciou em 2007 a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Saúde (PDRHS) 2008–2015. Aprovado em Setembro de 2008.

8 Pressupostos para o apoio na implementação do PDRHS Equipe constituída por 3 Assistentes Técnicos sendo: Coordenador; Assistente Técnico para gestão, financiamento e incentivos e; Assistente Técnico para monitoria, avaliação e pesquisa.

9 Cooperação Dinamarquesa (Danida) Cooperação Belga; Cooperação Italiana; Cooperação Alemã (GTZ); Cooperação Japonesa (Jica); União Europeia; OMS; CDC e Outros Parceiros de Cooperação PARCEIROS DE COOPERAÇÃO

10 Objectivos Específicos do PNDRHS Melhorar a capacidade de formação; Reduzir o défice de RHS; Reduzir as desigualdades inter e intra distritais e províncias; Melhorar o desempenho dos RH; Melhorar a retenção de RH no SNS; Melhorar a definição da função de regulação de RH no SNS.

11 Vertentes Estratégicas de Intervenção 1. Organização dos serviços do SNS e seu quadro normativo; 2. Capacidade de gestão aos diferentes níveis; 3. Distribuição, motivação e retenção do pessoal do SNS e 4. Capacidade da rede de produção inicial, de formação de pós-graduação e de formação contínua

1. Organização dos serviços do SNS e seu quadro normativo (A) Reforço da gestão das instituições e US Definição do quadro de pessoal das US Elaboração anual de planos de recrutamento por Us Regulamentação da interface entre programas verticais e serviços horizontais

1. Organização dos serviços do SNS e seu quadro normativo (B) Actualização do perfil dos RH e adequação dos programas de formação Sistematização da estratégia avançada e de proximidade Gestão de qualidade Adequação dos incentivos aos modelos organizacionais adoptados

2. Capacidade de gestão aos diferentes níveis Formação em Gestão Instrumentalização da gestão de RHS Descentralização da gestão os RHS Desenvolvimento de um observatório de RHS Revisão dos estatutos do CRDS Regulamentação do emprego múltiplo

3. Distribuição, motivação e retenção do pessoal do SNS Rever e/ou actualizar procedimentos de recrutamento, colocação e retenção Gestão do Desempenho, da progressão e da promoção na carreira Revisão das carreiras específicas da saúde Estratégia salarial Condições de trabalho Compreensão da capacidade de intervenção sobre motivação de RHS

4. Capacidade da rede de produção inicial, de formação de pós-graduação e de formação contínua Expansão da rede de formação Melhoria do processo e qualidade do ensino Criação da carreira de docente Diferenciação da formação dos profissionais de saúde Adequar o skill mix ao perfil das unidades sanitárias Reforço do sistema de informação de formação Apoio à política de mobilização e participação comunitária Organizar os processos de formação contínua Reforço da capacidade de planeamento e implementação da pós- graduação

Intervenções em Curso (1) Formação em gestão de recursos humanos Actividades de preparação do lançamento do Observatório de RHS Melhoria da gestão da força de trabalho através do fortalecimento do sistema de informação de pessoal do MISAU (e-SIP Saúde)

Intervenções em Curso (2) Revisão do sistema de carreiras e remunerações para a saúde Implementação de incentivos e subsídios Intervenção piloto sobre financiamento baseado no desempenho (FBD – “IBD”) Os incentivos distribuídos entre os membros da equipa e/ou investimentos nos serviços Implementação do programa de prevenção do HIV no local de trabalho

Intervenções em Curso (3) Construções e ampliação de IdF do MISAU Plano quinquenal de formação inicial Revisão curricular e elaboração de curiculos Implementação do programa de qualidade nas instituições do MISAU Estratégia de formação contínua desenvolvida Desenvolvimento do sistema de informação da formação inicial

Desafios Garantir o aumento do Financiamento para o MISAU  Orçamento do Estado:  Garantir a absorção do pessoal fora do quadro e dos recém-graduados  Garantir a promoção, progressão para o pessoal de saúde  Implementação de incentivos e pagamentos dos subsídios para o pessoal  Garantir o fundo sustentável para atrair e reter o pessoal  Garantir o aumento do apoio do financiamento através dos parceiros de cooperação

Desafios Estatuto do Profissional de Saúde aprovado:  Garantir a diferenciação significativa do salário Mobilização de mais parcerias para o apoio financeiro ao PDRH E-SIP Saúde aprovado e implementado nos OC e DPS´s

Melhoria da Gestão de RHS Melhoria dos processos de descentralização Melhoria do sistema de informação do pessoal de saúde Comprometimento dos vários actores para a melhoria da gestão

23 OBRIGADO