Coordenador: Prof. Dr. Joilson Dias Projeto: UEM e ACIM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coroas 150euros Coroa 150euros Coroa 75euros Coroas 75euros.
Advertisements

«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Evolução Recente da Economia Brasileira
exaltação e ação de graças (I e II)
Custo de Pessoal * Previsão Custo de Pessoal * Previsão.
Medidas Recentes de Estímulo ao Crescimento e Evolução do Câmbio
O Crescimento Econômico em 2010 e seus Determinantes
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Assessoria Econômica da FEDERASUL
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Juros e o Comportamento do Crescimento Econômico e da Inflação Brasileira.
Conjuntura Econômica Brasileira
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Assessoria Econômica da FEDERASUL
SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
Exercícios Porcentagem.
Planejamento-Mestre da Produção
2ª Parte. 1Plano Neg 2010 parte 2. Potencial de Mercado Com base em pesquisas realizadas, estudamos as oportunidades do mercado em relação ao publico.
Representante nacional e internacional das entidades empresariais da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário A Câmara Brasileira da Indústria.
Audiência Pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural destinada a discutir os elevados custos de produção agrícola.
ANÁLISE DE CRÉDITO E RISCO
Sinistralidade.
O PROJETO AÇÕES EXECUTADAS NOVAS DEMANDAS AÇÕES SUGERIDAS ATÉ 2013.
Construção civil: desempenho e perspectivas
Pesquisa MCMV 29/04/2013.
Marcel Domingos Solimeo
Construção civil: o desafio de sustentar o crescimento
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Testando o teclado e as funções de sua HP 12C. Com a calculadora desligada, pressione e mantenha pressionado a tecla `X` ou a tecla `+` e depois ligue.
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Indicadores do Mercado
Núcleo de Estudos e Opinião Pública Agosto de 2012 – Maio de 2013 ESTRATOS SOCIAIS EMERGENTES E CULTURA POLÍTICA.
Maio de 2009 PESQUISA SOBRE A AVALIAÇÃO DAS COMPRAS NO DIA DAS MÃES PESQUISA.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Matemática – Aula 4 Prof. Procópio Juros Simples Juros
1 Fórum Empresarial Abril de 2010 Henrique de Campos Meirelles.
Mercado de Trabalho no Brasil
1 O Brasil no Mercado Global Henrique de Campos Meirelles Abril 2008.
ICCM - ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR DE MARINGÁ JULHO DE 2011
Grupo de Gestores das Finanças Estaduais - GEFIN GT DÍVIDA PÚBLICA MARÇO DE 2011.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 CONJUNTURA ECONÔMICA: 2011 DILMA_100 dias.
Governo de Mato Grosso Secretaria de Estado de Fazenda Programação Financeira 2004 (principais aspectos)
Economia brasileira plano real e seus desdobramentos cap. 16
Finanças Públicas BNDES Provas ( 2009 e 2011)
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Dezembro de 2006.
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA. EXECUÇÃO FINANCEIRA DO PAC OGU Fiscal e Seguridade, Estatal e Privado 70,7% realizado R$ bilhões Total GeralEstatalSetor.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Nível de Serviço ANO II – Nº 06.
FOREVER LIVING PRODUCTS DO BRASIL
CONJUNTURA E PERSPECTIVAS
Análise geral do Crédito no Brasil e o papel renovado da Acrefi Adalberto Savioli Estratégias para um País em Expansão.
1 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary.
ICCM - ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR DE MARINGÁ JUNHO DE 2011
Conjuntura Econômica e Perspectivas para 2011
Brasília, julho de 2009 Novos indicadores. Quais são os novos indicadores econômicos e sociais? Índice de Confiança Econômica das Famílias Índice de Qualidade.
GANHE + JÁ! Período Fevereiro a Agosto 2013.
Perspectivas de Negócios na América Latina Parte do Global Business Outlook 1 Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
I LEVANTAMENTO NACIONAL
Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
Concessão de Crédito:... O importante é lucrar mais Prof. Dr. Luiz Carlos Jacob Perera Universidade Presbiteriana Mackenzie S.P., 3 de novembro de 2014.
ECONOMIA APLICADA 2 Aula 04 INFLAÇÃO
O ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial- é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria apoiada por 23 federações estaduais. Em.
Boletim de Conjuntura nº 61 Diretoria de Estudos Macroeconômicos DIMAC/IPEA Grupo de Acompanhamento Conjuntural – GAC.
Como a atual política econômica e fiscal afeta o varejo
Goiânia, 3 de abril de Variação real da economia goiana, por meio da evolução física de seus principais setores de atividade: Agropecuária, Indústria.
Indicadores Econômicos
Prof. Paulo Barreto  Dif ( ) =  Dif ( ) =  Dif ( ) =  Dif ( ) =
Transcrição da apresentação:

Coordenador: Prof. Dr. Joilson Dias Projeto: UEM e ACIM

APRESENTAÇÃO Nesta apresentação será abordada:  A pesquisa realizada em Maio/2011 com base nos 539 consumidores maringaenses entrevistados;  O índice trimestral do ICCM com base nas pesquisas de Março, Abril e Maio de 2011 (1.619 questionários aplicados);  Endividamento dos consumidores;  Restrição ao crédito – SCPC, SERASA, SEPROC;  Estudos Especiais – Índice de Felicidade / Dia das Mães e Imóveis

INTRODUÇÃO  O que é o ICCM – Índice de Confiança do consumidor Maringaense?  O ICCM procura medir as expectativas dos consumidores de Maringá com relação aos próximos três meses;  Além de medir as expectativas, a pesquisa procura obter informações sobre a demanda a ser realizada e as características dos consumidores.

ICCM: Metodologia  O ICCM utiliza como base 100. Assim, temos: Valor = 100, confiança na economia neutra; Entre 100 e 125, confiança positiva moderada-boa; Entre 125 e 150, confiança positiva muito boa; Entre 150 e 200, confiança positiva excelente; Entre 75 e 100, desconfiança, pronúncio de desacelaração; Entre 50 e 75, desconfiança total, recessão;

ICCM: Trimestre x Maio/2011  Nesta seção serão apresentadas as características e as expectativas dos consumidores  Em Maio de 2011;  No trimestre de Março, Abril e Maio de 2011.

 O Índice de Satisfação Financeira de Maio (147,5) reduziu 1,8 p.p. em relação ao mês de Abril (149,3);  Em comparação ao mesmo período do ano passado (Maio/2010), o índice aumentou 5,8 p.p.;  Em relação ao trimestre (Mar-Mai/11), o índice reduziu 2,1 p.p.

 O Índice de Expectativa de Renda de Maio (113,9) aumentou 2,8 p.p. em relação ao mês de Abril (111,1);  Em comparação ao mesmo período do ano passado (Maio/2010), o índice teve uma queda de 13,7 p.p.

Evolução do Índice de Expectativa de Emprego  O Índice de Expectativa de Emprego de Maio (118,9) aumentou 3,3 p.p. em relação ao mês de Abril (115,6);  Em comparação ao mesmo período do ano passado (Maio/2010), o aumentou 0,5 p.p.

Evolução do Índice de Expectativa de Emprego

IEE: Divisão por Ocupação

Histórico do Índice de Expectativa de Emprego – Divisão por Faixa Etária

Evolução do Índice de Expectativa de Consumo  O Índice de Expectativa de Consumo de Maio (148,8) teve uma redução de 6,4 p.p. em relação ao mês de Abril (155,2);  Em comparação ao mesmo período do ano passado (Maio/2010), o índice está 8,6 p.p. maior.

Evolução do Índice de Expectativa de Consumo

Histórico do Índice de Expectativa de Consumo – Divisão por Faixa Etária

Evolução do Índice de Expectativa Nacional  O Índice de Expectativa Nacional de Maio (141,4) teve uma redução de 8,6 p.p. em relação ao mês de Abril (150,0);  Em comparação ao mesmo período do ano passado (Maio/2010), o índice aumentou 18,8 p.p.

Evolução do Índice de Expectativa Nacional

Evolução do ICCM  O Índice de Confiança do Consumidor de Maringá de Maio (134,1) reduziu 1,5 p.p. em relação ao mês de Abril (135,6);  Em comparação ao mesmo período do ano passado (Maio/2010), o índice teve um aumento de 3,8 p.p.

Evolução do ICCM

Índice de Confiança do Consumidor de Maringá: ICCM

Evolução do ICCM nos Trimestres

ICCM –Maio de 2011ICCM –Maio de 2011 Índices Mai/10Abr/11Mai/11 ▲pp (3)-(2) ▲pp (3)-(1) ISF – Índice de Satisfação Financeira 141,7149,3147,5 -1,85,8 IER – Índice de Expectativa de Renda 127,6111,1113,9 2,8-13,7 IEE – Índice de Expectativa de Emprego 118,4115,6118,9 3,30,6 IEC – Índice de Expectativa de Consumo 141,2152,2148,8 -3,47,6 IEN – Índice de Expectativa Nacional 122,6150,0141,4 -8,618,7 ICCM 130,3135,6134,1 -1,53,8

 Endividamento dos consumidores;  Restrição ao crédito; Outras PesquisasOutras Pesquisas

Contas em AtrasoContas em Atraso

Evolução dos indivíduos que não possuem contas em atraso

Tempo em que as contas estão em atraso

Indivíduos com contas em atraso há mais de 3 meses

Previsão de quitação das contas em atraso

Restrição ao crédito em Maringá

Indivíduos com restrição de crédito no SCPC e SERASA

Causa de contas em atrasoCausa de contas em atraso

Coordenador: Prof. Dr. Joilson Dias Projeto: UEM e ACIM

É um bom momento para se abrir negócio próprio ou ampliar o atual?

IF – Índice de FelicidadeIF – Índice de Felicidade

EQUIPE TÉCNICAEQUIPE TÉCNICA  UEM Prof. Dr. Joilson Dias (DCO) Daniela Serrante de Almeida (DCO) Denys Yohana Mora Herrera(DCO) Kézia de Lucas Bondezan (DCO) Letícia Xander Russo (DCO)  ACIM Helmer Romero Ariele Anthero