Os Novos Desafios para o Ensino Superior Jamil Salmi Banco Mundial Conferêmcia dos Reitores Brasileiros com UNIVERSIA Brasilia, 29 de Novembro 2007
2 qual o futuro para o ensino superior?
4 um mundo de cîencia ficção? social and economic progress is achieved principally through the advancement and application of knowledge World Development Report 1998/99
5 as instituciones de ensino superior estão prontas?
6 esquema da apresentação importância dos conhecimentos as novas necessidades de capacitação a internacionalização: oportunidades e desafios
7 os conhecimentos, fator chave do desenvolvimento economico e social promove o crescimento economico atrav é s dos aumentos de produtividade ligados a inova ç ão ajuda a diminuir a pobreza refor ç a a capacidade dos pa í ses frente as cat á strofes naturais
8 uso dos conhecimentos explica diferença entre pobreza e riqueza © K4D program
9
10 evolução das vendas de Nokia
11
13
14
15 o conhecimento para salvar vidas
16
17
18
19
20
21 preparação frente às catástrofes naturais n n sismologia n n vulcanologia n n climatologia (inundações, tsunami, sêca, etc.)
22 Tsunami 26 de dezembro de 2004
23 aceleração da velocidade de criação de novos conhecimentos
24 esquema da apresentação importância dos conhecimentos as novas necessidades de capacitação
25 mudança nas necessidades de capacitação –níveis de competências mais altos
26 mulheres homens diferenças de ingresso economico por níveis de estudos
27 Corea e Brasil % 3% 17% 49% 42% 9% 18% 55% 26% % 14% 2% 87% 9% 4% 78% 14% 8%
28 mudança nas necessidades de capacitação –níveis de competências mais altos –flexibilidade para adaptar-se às mudanças
29 mudança nas necessidades de compêtencia nos empregos nos Estados Unidos (1960 – 1998) Source: Autor, Levy, and Murnane (2003) “The Skill Content of Recent Technological Change: An Empirical Exploration,” Quarterly Journal of Economics.
30
31
32
33
34 mudança nas necessidades de capacitação –níveis de competências mais altos –flexibilidade para adaptar-se às mudanças –educação para toda a vida
35 desde muito jovem …
36 até menos jovem…
37 a universidade de amanhã? estudos de pós- graduação licenciatura educação continua
38 mudança nas necessidades de capacitação –níveis de competências mais altos –flexibilidade para adaptar-se às mudanças –educação para toda a vida –aprender a aprender
39 quando você quiser…
40 onde você quiser…
41 esquema da apresentação importância dos conhecimentos as novas necessidades de capacitação a internacionalização: oportunidades e desafios
42 oportunidades e desafios
43 a internacionalização a mobilidade –professores –estudantes –gerentes idiomas estrangeiros títulos validados por duas universidades tecnologia para facilitar os intercâmbios –ensino à distancia –ensino compartido –pesquisa à distancia
44 em que pode ajudar a internacionalização? establecer universidades de nivel mundial melhorar a qualidade e relevância
45
46
47 ranking de THES 2007 – Cingapura: 33 –China: 36 –Coréia: 51 –India: 67 –Brasil: 175 –México: 192
48 ranking de Shanghai das universidades de pesquisa 2006 – as primeiras cem universidades: 16 países (OCDE + Russia) –entre : Cingapura, Coréia, Bélgica, Brasil, Taiwan, China, Espanha, México – : República Checa, Hong Kong, Irlanda, Grécia, Nova Zelândia, Argentina, Africa do Sul, Hungria – : India, Polônia, Chile – : Turquia, Portugal
Autonomia Liberdade Acadêmica Estudantes Professores Pesquisadores Produtos da Pesquisa Transferência de Tecnologia Concentração de talentos Recursos abundantes Governança Favorável Liderança Visião Estrategica Cultura de Excelência Orçamento do Estado Fondos Propios Anuidades Contratos de Pesquisa Univers. de Elite Marco Juridico Favoravél Formados Caracteristicas das universidades de elite Alinhamento dos factores claves Fonte: Elaborado por Jamil Salmi
“À venda: residência charmosa, vista ao mar, sem vizinhança, escadas de época, muito iluminada…”
51 qualidade e pertinência conte ú do dos programas –competências profissionais –competências “ soft ” criatividade
52
53
54 criatividade inventar experimentar pensar fora dos esquemas tradicionais tomar riscos romper as regras cometetendo erros e disfrutando…
55 conclusão
56
57 o melhor dos mundos?
58 a universidade de tijolos
59 a universidade “clic”
60
61 a competição na sociedade do conhecimento
62 a competição na sociedade do conhecimento
63 a competição na sociedade do conhecimento
64 a competição na sociedade do conhecimento
qual é sua visão?