Aula 3 – Ciclo de vida de Sistemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Engenharia de Software
Sistema de Informação Gerencial
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Porque Devemos nos Organizar por Processos?
Análise e Projeto de Sistemas I
Engenharia de Software
Processos de Software Introdução
Contabilidade Sistemas de Informação
CONCEITO COMPONENTES DE UM SISTEMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Gerenciamento da Integração
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Sistema ERP.
Implementação de Sistemas
Sistemas de Informação - Objetivos
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
FTAD Formação Técnica em Administração
4 - Planejamento e Organização da manutenção
Gerenciamento de Dados
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Ferramentas de modelagem do SI
Gildo de Almeida Leonel
Tecnologia da Informação
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
O Processo de desenvolvimento de software
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Sistemas de Informação
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Disciplina:Sistemas de Informação
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Laboratório de Programação
Estruturas Organizacionais
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Equipe Prof. Henrique Freitas
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Expansão dos Casos de Uso
Logística Integrada Engenharia de Produção
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Engenharia de Software
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
 Trabalho realizado por:  Francisco de Assis Marinho Lanza;  Simone Martins Rodrigues;  Tânia Moraes Nascimento da Fonseca.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP.
Levantamento de Requisitos – Simulação do Supermercado
Transcrição da apresentação:

Aula 3 – Ciclo de vida de Sistemas Engenharia e Gerência da Informação Prof. Esp. Cristiano José Cecanho

Conteúdo Importância de T.I. para a empresa. Transformações da tecnologia. Gestão da qualidade total. Ciclo de vida de sistemas de informação.

Importância de T.I. para empresa Os três principais componentes de uma organização voltada para a sociedade da informação são: O hardware; O software; E os recursos humanos. (Rodrigues & Ferrante, 2000)

Importância de T.I. para empresa

Transformações da tecnologia As empresas que se mantiveram no mercado tiveram que se adaptar e considerar: O processo de mudança sempre acelerado. Oferta de produtos ou serviços com qualidade. Redesenho de processos para a entrada de sistemas ERP – Enterprise Resource Planning (Sistemas Integrados de Gestão). Transformação tecnológica acompanhada pela equipe de T.I. capacitada de forma a promover os negócios da empresa. Simulações de situações do mercado. Estratégias e visão a longo prazo estabelece a competitividade. Rotinas sistematizadas.

Diferenças entre qualidade e reengenharia Fator Qualidade Reengenharia Abordagem Melhorias incrementais Melhoria Radical Estratégia de Mudança Incremental (passo a passo) Geral (Drástica) Tipo de Mudança Cultural Cultural e Estrutural Ponto de Partida Processos Existentes Do nada (Desconsidera tudo) Frequência da Mudança Contínua Esporádica Nível de Participação Alto Baixo Foco Um processo por vez Em todos os processos Risco De Baixo a Moderado Estilo Por Consenso Mandatário Papel da Tecnologia da Informação Acidental Chave Considera que os processos atuais são Basicamente bons Totalmente Errados

Reengenharia como técnica Aumento dos processo produtivos. Reduz o custo através da redução do trabalho (não pessoas). Melhor disponibilização de serviços ao cliente. Melhora a qualidade de bens e serviços. Aumento de vendas. Melhor atuação a pressão do mercado e de clientes.

Gerenciar drásticas mudanças Processos bem definidos e relacionados a um bem ou serviço bem definido. Fator humano envolvido a um bem ou serviço deve fornecer um contribuição significativa com os objetivos do processo. Gerenciar tarefas e processos por sistemas informatizados para aumentar a confiabilidade e eficiência do sistema. Dados e informações devem ser armazenados de uma só vez no sistema para evitar inconsistência e redundância.

Gerenciar drásticas mudanças O sistema deve ter controle de acesso hierárquico e executado no local onde o trabalho é executado. Rotinas e processos devem ser executados de forma paralela utilizando recursos de T.I., passando a ser automáticas, com maior confiabilidade, segurança e velocidade. Regras definidas devem ser quebradas e crenças ignoradas. Capacitação dos profissionais envolvidos nos processos.

Gerenciar drásticas mudanças Traçar objetivos ambiciosos para atingir vantagens logo de início. Sistemas de informação devem promover os negócios de uma organização e não como uma forma de suporte. Recursos devem ser utilizados de forma global e não centralizada. O objetivo é reduzir o trabalho e não o número de pessoas.

Falhas na aplicação da reengenharia Reengenharia focada em um processo. Falta de envolvimento das pessoas. Falta de definição do(s) objetivo(s) da empresa.

Gestão da qualidade total Estes fatores somados nos indica a prática da gestão em qualidade total. A gestão da qualidade total deve ter os seguintes atributos: Visão e objetivos estratégicos. Liderança. Gerenciamentos dos resultados. Cultura. Estrutura organizacional. Comunicação e informação. Desempenho gerencial. Tecnologia. Gerenciamento da mudança. Saber aprender com os erros. Fazer o que diz e ser ético.

Início do ciclo de vida de sistemas Como os executivos (conteporâneos) encaram a tecnologia: “Eu não entendo nada de computadores. Eu não os utilizo. Eles são dispositivos muito complicados.” “Tudo que se relacionar a computadores passo para minha secretária.” “Eu tenho uma equipe de tecnologia da informação para cuidar disso para mim.”

Organizar a função da informação Primeiro, a equipe de T.I. de uma empresa presta serviços a rede interna de comunicação. Ela deve estar alinhada aos negócios da organização. Envolvimento do CEO (principal executivo da organização) para fornecer uma visão da organização, que deve refletir a nova organização da informação.

Organizar a função da informação

Definição dos macroprocessos Visão da organização com relação aos recursos da informação, dos clientes, produtos ou serviços esperados da área de T.I. T.I. implica em: Operação. Suporte. Atendimento aos usuários. Desenvolvimento de sistemas. Assim, é necessário definir os macroprocessos sob o ponto de vista dos clientes e não interno à organização.

Exemplo de macroprocessos entregues ao cliente Tipo de Cliente Produtos e serviços Principal executivo Sistema de apoio à decisão Automação de escritório Sistema de informação de custos Sistema de informação pessoal Gerência intermediária e supervisores Sistema de informação para área de interesse específico da gerência Administração Sistema de informação administrativo Processamento de imagens para documentos administrativos

Exemplo de macroprocessos entregues ao cliente Tipo de Cliente Produtos e serviços Vendas e Marketing Automação de escritório Telefonia celular Sistema de informação de Marketing Sistema de informação de Clientes Sistema de informação considerando os Produtos e Serviços Sistema de processamento de imagens para apresentações promocionais Pesquisa e desenvolvimento Sistemas de integrados de CAD/CAE e CIM Base de dados de Informação Acesso a patentes e registro de licença Sistemas técnico-científico Sistemas baseados em Inteligência Artificial Produção Sistemas CIM Sistemas de Automação Industrial Automação do manuseio e transporte Sistema de informação de suprimento Sistema de informação da manutenção Sistema de informação da inspeção

Exemplo de macroprocessos entregues ao cliente Tipo de Cliente Produtos e serviços Engenharia do produto Sistemas de integrados de CAD/CAE e CIM Sistema de administração e gerenciamento industrial Sistema de processamento de imagens para documentos de engenharia Sistemas técnico-científico Profissionais da área de tecnologia da informação Desenvolvimento de software CASE (software auxiliado por computador) Software básico para banco de dados e programação científica Software de monitoração para supervisão dos recursos de rede Software para gerência da função informação e atendimento a usuários.

Macroprocessos

Elimine telas desnecessárias Elimine interfaces quando da definição dos macroprocessos. Cada interface representa uma perda de energia, aumentando o tempo total do processo. Seja objetivo em cada macroprocesso.

Engenharia de Sistemas Ciclo de vida - cascata Engenharia de Sistemas Análise de requisitos Projeto Codificação Testes Manutenção

Ciclo de vida - Incremental

Análise de requisitos Primeiramente devemos realizar a análise funcional: técnica de especificação de sistemas, onde, identificamos todas as funcionalidades do mesmo, o que ele deve fazer. Problema desta faze: comunicação.

Análise estruturada Técnica relacionada com a análise funcional para estabelecer um elo de comunicação entre analista e os clientes. Também chamada de análise essencial.

Quando se aplica? Sistematizar o processo de especificação Sem isso a especificação se baseia em textos, limitando assim, possibilidades (visões) diferenciadas. Obter a visão lógica ou conceitual do sistema de informação: O resultado desta fase é um conjunto de gráficos e descrições que oferecem uma visão lógica ou conceitual do sistema.

Quando se aplica? Uniformizar as diferentes visões que as pessoas têm de um sistema. Estruturar e simplificar a análise de sistemas de informação, principalmente dos mais complexos. Registrar de forma sistemática as necessidades do cliente.

Sistema Sistema é um conceito útil, que ajuda a analisar diversos fenômenos segundo um ângulo novo. Assim sistema tem: Objetivo. Componentes ou subsistemas. Forte relacionamento entre seus componentes. A partir do relacionamento recebe uma contribuição direta ou indireta para atingir seu objetivo.

Organização vista como um sistema Áreas e departamentos de uma organização funcionam como componentes, interagindo entre si para atingir um objetivo em comum.

Sistema de informações Um sistema de informação é constituído de: Entrada de dados: são recebidos e codificados para o sistema processar. Controle de qualidade: verifica os dados recebidos. Processamento: produção dos dados recebidos. Armazenamento: base de dados ou arquivo. Saída de dados: informações em formas de gráficos e relatórios. Administração: controle sobre o processamento da informação.

Sistema de informações

Decompondo o sistema Um sistema é composto de vários módulos. Cabe a nós identificar o que cada módulo deve realizar para adequar as necessidades do sistema. Ou seja, ao final desta etapa temos a convicção do que realmente é necessário para a organização adquirir.

Decomposição sucessiva Consiste em dividir o problema maior em problemas menores, ou mais simples, de forma a reduzir a complexidade para alcançarmos o entendimento correto. Sistema Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Módulo 4 Módulo 5 Módulo 6

Elementos básicos

Roteiro para especificação de um sistema Definir o contexto da análise: definir o que está dentro e fora do escopo do sistema. Modelar funções: identifica as funções do sistema, simplifica o problema e identifica depósito (tabelas de um banco de dados) de dados. Dicionário de dados: resultado gráfico das ações anteriores.

Dicionário de dados

Versões de projeto Neste momento o versionamento de documentos se torna imprescindível. Isto porque, muitas alterações são realizadas nos documentos, hora pelo acumulo de funções, hora por novas funcionalidade identificadas junto ao cliente (usuário).

Padrões para a documentação A capa de um documento, assim como ele ao todo, segue o formato padrão das normas ABNT para redação de relatórios. Mas com uma diferença, a capa aponta a versão do documento. Existe softwares que gerenciam as versões de documentos e projetos. Como padrão utilize: vr. 1.0. A cada alteração geral parte para 2.0, a cada alteração interna e simplificada 1.1 e assim pro diante.

Modelo de Contexto Identifica elementos externos que interagem com o sistema. Mostra o fluxo de informações existente entre os sistema e seu ambiente externo. Estabelece os limites (escopo) do sistema. Identifica os eventos que ocorrem no ambiente externo e que provocam uma resposta do sistema.

Modelo de contexto

Divisão deste modelo Representação gráfica do sistema com seu ambiente externo. Lista de eventos que relaciona os fatos do ambiente externo que o sistema obrigatoriamente deve reconhecer.

Diagrama de contexto

Lista de Eventos

Sistema Locadora Como exemplo para elucidar a teoria anterior, vamos descrever as funções de uma locadora de CD, DVD, Blue-Ray. Pense nas funções desempenhadas pelo sistema

Diagrama de contexto Empresta Filme Cadastra Cliente Cliente Sistema de locadora Cliente Empresta Filme Funcionário Cadastra Cliente Cliente Devolve Filme Funcionário Cadastra Dependente Funcionário Procura Filme Funcionário Procura Cliente

Bibliografia (Rodrigues & Ferrante, 2000): Tecnologia de informação e gestão empresarial.