HIDRÁULICA e SANEAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
Advertisements

Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Engenharia Ambiental Engenharia Ambiental.
ENGENHARIA AMBIENTAL.
Engenharia Civil HAC A02 - Elementos Acadêmicos e Profissionais em C&T
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Elementos Básicos de Elétro-Hidráulica
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Introdução e Conceitos Fundamentais
Disciplina: Sistema de Água
Projeto da Rede Coletora de Esgoto Sanitário
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Conferência das Cidades Mato Grosso
SANEAMENTO.
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
ministério da educação
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
Premissas Ambientais no desenvolvimento do Projeto
HIDROLOGIA.
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
Conferência das Cidades Mato Grosso
Contribuição da ABES/AL à Pré-Conferência de Resíduos Sólidos
Plano de Gerenciamento de Resíduos
Plano Municipal de Saneamento Básico
Sistemas de Abastecimento de Água:
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
A importância da modelagem hidráulica
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
BEM VINDOS.
Disciplina: INFRAESTRUTURA URBANA
O PMSB é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos para avaliar o estado de salubridade.
Aula 8 – Sistema de Drenagem Urbana
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
Tecnologia de Construção I Levantamentos Preliminares
1 INTRODUÇÃO A água é um recurso natural importante para qualquer atividade humana e animal. É importante que o engenheiro saiba utilizar este recurso.
Projeto de extensão – Universidade Federal do Paraná Coordenador: Marcelo Riso Errera Orientador: Aloísio Leoni Schmid Alunas: Flavia Scussel – Arquitetura.
Prof. Msc. Vilson B. Stollmeier
AREAS DE ATUACÃO NA ENGENHARIA CIVIL
Arquitetura ou Engenharia civil ?
ENGENHARIA.
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
ATIVIDADE URBANISTICA
Curso de Graduação Engenharia Civil
PRÁTICAS DE ENGENHARIA CIVIL I 1.Concreto Armado – Domínios de Deformação 2. Concreto Armado – Flambagem 3.Concreto Armado – Flexão / Cizalhamento 4. Concreto.
Técnico em Edificações
SANEAMENTO Prof. Felipe Diogo Teixeira.
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
Disciplina: Educação Ambiental
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL ENG4281 FENOMENOS DE TRANSPORTE Prof. M. Sc. Felipe.
SOEBRAS ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL INSTITUTO SUPERIOR TECNOLÓGICO REGIONAL - INTER DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL “Grade Curricular Geral”
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
twitter.com/funasa.
Apresentação da Engenharia Civil
Transcrição da apresentação:

HIDRÁULICA e SANEAMENTO

O que é Hidráulica? A engenharia hidráulica A engenharia hidráulica é o ramo da engenharia civil que se ocupa do fluxo e do transporte de fluidos, especialmente de águas e esgotos. A sua atividade também se relaciona intimamente com a da engenharia sanitária e com a da engenharia do ambiente.

Este ramo da engenharia civil é responsável pela realização de projetos como os de sistemas de esgotos, de redes de abastecimento de água, de sistemas de irrigação, de sistemas de drenagem, de obras portuárias, de barragens e de hidrovias. A engenharia hidráulica aplica os princípios da mecânica dos fluidos aos problemas ligados à recolha, armazenamento, controlo, transporte, regulação, medição e uso das águas. 

Maiores obras hidráulicas do mundo

O que é Saneamento? É o conjunto de ações, obras e serviços que têm por objetivo alcançar níveis crescentes e sustentáveis de salubridade ambiental. É importante, pois, é capaz de prevenir a ocorrência de doenças veiculadas pelo meio ambiente e de promover o aperfeiçoamento das condições ambientais, favoráveis à saúde da população urbana e rural.

Localizada na rodovia MG-20,a ETE Onça é considerada a maior estação de tratamento de esgotos da América Latina.

Disciplinas relacionadas Fenômenos de transporte: Aprender os princípios básicos da Mecânica dos fluidos e da transferência de calor; Analisar as distribuições de força em corpos e superfícies submersas; Estudar o escoamento ideal e real no interior de dutos; Analisar as maneiras através dos quais o calor é transmitido; Observação: A disciplina fenômenos de transporte experimental acontece no mesmo período, porém coloca em prática toda teoria dita acima.

Hidráulica É responsável pelo conhecimento das leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulação e controle do fluido agindo sobre suas variáveis(pressão, vazão, temperatura, viscosidade etc); É dividida em hidrostática, hidrocinética e hidrodinâmica; Teoria: Mecânica dos fluidos; Prática: Hidrotécnica;

Hidrologia Aplicada É a ciência dedicada ao estudo das águas; Estuda a ocorrência de água em determinados locais, sua circulação, propriedades físicas e química, leis e fenômenos interativos que ocorre entre água e o meio ambiente;

Saneamento Básico Abastecimento de água; A disciplina estuda como projetar e/ou construir: Abastecimento de água; Manutenção do sistemas de esgotos; Coleta, remoção e destinação final do lixo; Drenagem de águas pluviais; Controle de insetos e roedores; Saneamento dos alimentos; Controle da poluição ambiental; Saneamento da habitação, dos locais de trabalho e de recreação; Saneamento aplicado ao planejamento territorial.

Instalações hidráulicas e prediais As instalações prediais constituem subsistemas que devem ser integrados ao sistema construtivo proposto pela arquitetura, de forma harmônica, racional e tecnicamente correta. A disciplina busca abranger as instalações de poços, de redes de esgoto, de aquecedores, de segurança contra incêndios, de aparelhos sanitários, instalações em áreas de serviço, em cozinhas, entre outros.

Pré-requisitos e Co-requisitos 5º PERÍODO Fenômenos de Transporte Experimental: não tem pré- requisito. Fenômenos de Transporte: Física II (2) e Equações Diferenciais (4). :: Fenômenos de Transporte Experimental e Fenômenos de Transporte são co-requisitos entre si. 6º PERÍODO Hidráulica: Eletricidade e Magnetismo (3), Fenômenos de Transporte Experimental e Fenômenos de Transporte (5). 7º PERÍODO Hidrologia Aplicada: Topografia II, Probabilidade e Estatística (3) e Hidráulica (6) Saneamento Básico: Hidráulica, e co-requisito Hidrologia Aplicada. 10º PERÍODO Instalações Hidráulicas Prediais: Saneamento Básico.

Especializações Construção civil; Cálculo estrutural; Materiais de construção; Geotecnia; Estradas e transportes; Produção; Segurança do trabalho; Saneamento; Hidráulica.

Saneamento Envolvimento com: Sistemas de esgotos e de abastecimento de água; Tratamento de água e esgotos; Gerenciamento do lixo urbano.

Hidráulica Envolvimento com: Planejamento; Projeto e construção de obras de aproveitamento hídrico. Abrange: Sistemas urbanos, industriais e prediais; Irrigação; Controle de enchentes; Aproveitamentos hidro energéticos.

Mercado de trabalho Saneamento: Setor público com maior procura; Hidráulica: Setor público e privado com grande procura; Mercado aquecido; Saneamento: Setor público com maior procura; Nova área no setor privado; Mercado aquecido;

O que faz um engenheiro nessa área Qual a área de atuação: Na área de hidráulica e saneamento, o engenheiro pode trabalhar em: Sistemas fluviais de navegação que demandam obras como diques e comportas; Estudar os cursos da água e planejamento de rotas; Tratamento de água contaminada, etc.; Projeto de pontes, barragens, diques e canais, usinas hidroelétricas, irrigação, drenagem, adutoras; Consultorias; Executam obras de sistemas de tratamento e abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos e efluentes; Planeja o sistema de abastecimento de água e o de esgoto dos prédios, determinando os materiais mais adequados, como encanamentos e tubulações;

MERCADO Está em franca expansão, devido a alta necessidade do profissional especializado nessa área; ONDE TRABALHAR? Empresas estatais (Ex.:Saneago,ETE) Empresas privadas , consultorias; Usinas hidroelétricas;