Análise tecno-tipológica dos artefatos líticos lascados e polidos do sítio arqueológico Galheta IV – Campanha 2006 Fabrícia Machado Fernandes Dra. Deisi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

CEP Rafael Souza Rizzi Rafaela Alves Placha
O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
Universidade Federal do Rio de Janeiro Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação PORTAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNIDADES VIRTUAIS.
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
PATRIMÔNIO CULTURAL.
Aline A. Torres Aline Iara Sousa Valesca Pastore Dias
Referências.
O Grupo de Agricultura Ecológica (GAE) nasceu em 1983 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Composto principalmente por estudantes das áreas.
Tema 03: Teoria da Contabilidade e Efeitos Conceituais
Título do Projeto Equipe Disciplina: Fundamentos em Sistemas de Informação Professora: Avanilde Kemczinski Joinville - SC, mês de ano.
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
Autores Lívia Maria de Pádua Ribeiro (UNI-BH)
Professores: Andréa, Bruna e Homero Disciplina: Seminário Integrado
O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais.
Uma nova metodologia para uma nova escola
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
Serviço IPv6 RNPRede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviço IPv6 RNP Marcel R. Faria Março 2006.
METODOLOGIA CIENTÍFICA REFERÊNCIAS DE LIVROS Marlene Zwierewicz
Resultados e conclusão
ARQUEOLOGIA HISTÓRICA NA CASA DA NAÇÃO, CAMACHO- JAGUARUNA –SC
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Projeto PUIC, UNISUL - Campus Tubarão
Pré-História do Brasil
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Levantamento Bibliográfico
Porto Alegre, 29 de Junho de 2007 Porto Alegre, 29 de Junho de 2006 PROJETO DE INTERFACE PARA UM SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DE ROTAS DE CAMINHÕES DE UMA DISTRIBUIDORA.
MEGAEVENTOS E ESPAÇO: ANÁLISE E ACOMPANHAMENTO DAS TRANSFORMAÇÕES METROPOLITANAS DECORRENTES DA REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO DE 2014 EM CURITIBA Gleyton.
II Jornada de Recuperación del Patrimonio Historico Educativo
A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
Brasília - DF São Paulo – São Paulo Niterói – Rio de Janeiro.
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual Situação atual, desafios e novas perspectivas Prof. Dr. Marcelo Felipe Moreira.
Prezado aluno, segue um tutorial para a montagem da sua apresentação.
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
DIVERSIDADE DE ABELHAS (HYMENOPTERA, APINA) EM FRAGMENTOS DE MATA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL EM UBERLÂNDIA-MG. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Isabel Farias.
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
A EXPERIÊNCIA DO GARIMPO TEXTUAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA:
Acadêmicas: Bruna Daniela Kalschne, Francieli Selzler
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Referências NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS.
O Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental nas Redes de Ensino Público do Município de Tubarão – SC. Ciências Humanas Luiz Alberto.
ZONEAMENTO BELO HORIZONTE-MG
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO E PRESERVAÇÃO – AVALIANDO A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE DE GAROPABA DO SUL, JAGUARUNA –SC, SOBRE O PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO LOCAL. UNISUL-Universidade.
Prof. Carlos Alberto Kamienski – Avaliação de Desempenho de Redes e Sistemas (INF-103) Santo André, Fevereiro de 2012 Apresentação da.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS REITORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS 49º FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM.
R E S I D Ê N C I A G U I L H E R M E G R O S S I Belo Horizonte MG pavimentos / área 880,00 m2.
Este projeto refere-se à instalação de um programa de desenvolvimento de Capacidade Tecnológica Própria em uma pequena unidade produtiva na cidade de Coronel.
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
Repositórios institucionais: uma experiência de implantação nacional Bianca Amaro (IBICT) Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento - Fiocruz.
AULA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Prof. Érico Porto Filho Departamento de Geociências, CFH, UFSC WORKSHOP MOLUSCOS LIMNICOS INVASORES NO BRASIL Julho 2012.
Desenvolvendo uma Ferramenta de Auxílio à Aprendizagem de Algoritmos Acadêmica: Andréia Cristina dos Santos Gusmão Orientador: Prof. Artur Luís Ribas Barbosa.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E MATEMÁTICA APRENDENDO FÍSICA COM O HOMEM-ARANHA:
REFERÊNCIAS. É o conjunto de obras utilizadas pelo autor na feitura do trabalho, a qual deverá ser disposta ao final do trabalho, em consonância à NBR.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
Grande Área: Ciências Humanas Curso: História
Programa Revitalizando Culturas – Projeto: Ensino sobre as exigências legais através da Contabilidade na aldeia Mbyá- Guarani do Maciambu de Palhoça –
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
Extração de fitólitos, testando métodos através de experimentações - Grande área: Botânica -Área de conhecimento: Ciências Humanas e História Gilson Laone.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
Resultados Conscientização dos dirigentes da Associação Indígena, sobre o uso do instrumento legal Pessoa Jurídica e os cuidados com os documentos da mesma;
MAPEAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS CERÂMICOS DO COMPLEXO LAGUNAR SUL DE SANTA CATARINA – UM ENFOQUE NOS SÍTIOS GUARANI. Raul Viana Novasco.
Transcrição da apresentação:

Análise tecno-tipológica dos artefatos líticos lascados e polidos do sítio arqueológico Galheta IV – Campanha 2006 Fabrícia Machado Fernandes Dra. Deisi Scunderlick Eloy de Farias

O Sítio Arqueológico Galheta IV está localizado na comunidade da Galheta, na cidade de Laguna SC Sítio Galheta IV – Laguna SC Fonte: DeBlasis e Farias (2005)

Escavação Sítio Galheta IV – Laguna SC Fonte: DeBlasis e Farias (2006)

A coleção lítica resgatada do sítio arqueológico Galheta IV – etapa 2006 é composta de 3366 peças. O material arqueológico passou por três etapas básicas em laboratório: higienização, catalogação e análise tecno-tipológica.

Resultados Gráfico 01: Forma Básica dos Artefatos

Artefatos evidenciados no sítio Galheta IV

Artefatos evidenciados no sítio Galheta IV

Conclusões Local cerimonial onde ocorreu a interação entre os grupos sambaquieiros e Jês meridionais; A principal modificação nas peças foi a quebra, seguida da queima, indicando vestígios de combustão no sítio, possivelmente para o ritual de sepultamento.

Podemos observar que a matéria-prima predominante foi o granito, indicando que o grupo estava extraindo matéria-prima local, dispostas em seixos e blocos. Uma quantidade significativa de adornos do tipo tembetá de diversos tamanhos, pode ser um indicativo que os grupos poderiam estar utilizando o sítio para o ritual de iniciação. Conclusões

Referências BIGARELLA, João José. Rochas do Brasil. Associação de Defesa e Educação Ambiental. Rio de Janeiro: LTC, BUENO, Lucas. Organização tecnologia e teoria do design: entre estratégias e características de performance. In: Bueno,Lucas. Isnardis, Andrei (Org.). Das pedras aos homens: tecnologia lítica na arqueologia brasileira. Belo Horizonte, MG: Argvmentvm: FAPEMIG; Brasília, DF: CAPES, FARIAS, Deisi Scunderlick Eloy. Distribuição e padrão de assentamento – Propostas para Sítios da Tradição Umbu na Encosta de Santa Catarina. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, FARIAS, D.E.E; DEBLASIS, P. Pesquisa Arqueológica no sítio Galheta IV. Campanha, Relatório Técnico Científico ________. Pesquisa Arqueológica no sítio Galheta IV. Campanha, Relatório Técnico Científico

Referências HOELTZ, S. E.; HILBERT, K. Análise da indústria lítica do sítio RS-LC-76. In: HILBERT, K. et al. Pesquisas arqueológicas no sítio arqueológico RS-LC-76, Osório, RS. Relatório de arqueologia de salvamento relativo ao oleoduto Osório-Canoas para empresa Copesul. Porto Alegre: PUCRS, MANSUR, M. E. Instrumentos líticos: Aspectos da Análise Funcional. Arquivos do Museu de História Natural. Belo Horizonte, Universidade de Minas Gerais. V. 11, p , 1986/1990. PROUS, André. Arqueologia brasileira. Brasília: Ed. UnB, SANTOS, Sílvio Coelho dos. Índios e Brancos no Sul do Brasil – a dramática experiência dos Xokleng. Florianópolis: Edeme, VIALOU, A. V. Tecnologia das indústrias líticas do Sítio Almeida em seu Quadro Natural, Arqueo-etnológico e Regional. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1980.

Obrigada!