Conferência Internacional sobre Tecnologia da Informação e Comunicação-TIC em Seguridade Social O Software Público Brasileiro Corinto Meffe Diretor do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Rafael Demétrio Benvenutti
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
PLANO DE GESTÃO.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ct&I Vitória-ES, 08/03/2013.
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social
SOLUÇÕES DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA O PODER PÚBLICO.
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP – Departamento de Regimes de Previdência no Serviço Público GCEEI – Coordenação-Geral de Estudos.
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Fabiano André Vergani
Projeto PAIIPME Brasil / UE
I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO. Mensagem do Prefeito Eduardo Paes à Câmara Municipal em fevereiro de 2009 A Secretaria de Ciência e Tecnologia irá garantir.
Apresentação: Software de Gestão de Contratos Aplicado a Instrução Normativa nº 04/2008 SLTI/MP Realizada em: 28 de outubro de ª Semana CNEN de.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Sistema Integrado de Fiscalização
Ministério da Cultura.
Julho de 2007.
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
CURRICULO +.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Software Livre: dilemas e desafios para gestão pública As Tecnologias de Informação e Comunicação no Setor de Saúde Potencialidades e desafios para gestão.
A EMPRESA A empresa Gmalato EPP atua no mercado de soluções de informática a 6 anos com: Soluções de Software Soluções Web Infra Estrura.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Maio/2012 SISTEMA DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL-SRPPS
Emenda Constitucional nº 42 – 19/12/03
Projeto Portal do OP Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento
Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor.
Compras de Software do Governo
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Instituto Nacional de Identificação
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Cooperação ESAF/Estados em Ações de Capacitação Junho 2009.
Integração como Estratégia da Informação no Setor Público
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
Hotsite Defesa Civil Ferramenta de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM
Recursos Financeiros SUS – Gastos à Luz da Legislação Vigente Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior Diretor Executivo Fundo Nacional de Saúde/MS São Luiz.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação O PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 10º Prêmio.
Transcrição da apresentação:

Conferência Internacional sobre Tecnologia da Informação e Comunicação-TIC em Seguridade Social O Software Público Brasileiro Corinto Meffe Diretor do Departamento de Sistemas de Informação Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP

Público como algo que todos podem utilizar em condições igualitárias, obedecendo o princípio do uso comum. Defesa da tese de que o software também pode ser tratado como um bem público. Conceito de Público Objetivos  Integrar os desenvolvedores, os usuários e os prestadores de serviços, dentro de um único ambiente de colaboração.  Ser tecnologicamente sustentável e economicamente viável.  Estimular empresas brasileiras a trabalharem com tecnologias e softwares nacionais.  Desenvolvimento tecnológico e inovação tecnológica independente.

“O Software Público Brasileiro é um tipo específico de software que adota um modelo de licença livre para o código-fonte, a proteção da identidade original entre o seu nome, marca, código-fonte, documentação e outros artefatos relacionados por meio do modelo de Licença Pública de Marca – LPM e é disponibilizado na internet em ambiente virtual público, sendo tratado como um benefício para a sociedade, o mercado e o cidadão...” [Instrução Normativa 01/2011 SPB - SLTI] O Software Público Brasileiro – Conceito Legal

Crescimento do Portal do Software Público: usuários válidos cadastrados usuários usuários usuários

O Portal do Software Público Brasileiro O Portal foi criado em Abril de 2007 e hoje possui: Mais de Usuários válidos cadastrados Quase 500 Prestadores de Serviços cadastrados Cerca de 55 Softwares Públicos disponibilizados Consenso entre 18 países ibero-americanos, através de parceria de internacionalização com o *PNUD e **CLAD. *PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento **CLAD – Centro Latinoamericano de Administradores para o Desenvolvimento.

Quem disponibilizou os softwares públicos? Universidades PúblicasPrivadas AmadeusGinga Poder Público Poder Legislativo Poder Executivo Banco de Talentos E-Proinfo ONGs Redeca Empresas PúblicasPrivadas CocarE-Cidade Cacic Pessoa Física Kya Panel Prefeituras CMS Forças Armadas Cortex Curupira E-ISS E-Nota ERP5BrEducatux Cooperativa de Software Livre Gnuteca Sagu I-EducarI3Geo Centro de Pesquisa Público InVesalius JaguarSGA Livre Linux Educacional MDArte Minuano Comunidade de Software Livre OpenACS Provinha Brasil WebIntegrator SPED Sociedade de Economia Mista Apoena Koruja PW3270

Quem utiliza os Softwares Públicos?

Comunidade, Conhecimento, Colaboração e Compartilhamento membros cadastrados, dentre eles 810 Municípios CASO PRÁTICO

Propiciar o uso da tecnologia da informação para melhorar os procedimentos internos das prefeituras brasileiras, combater o desperdício público de recursos e tempo, gerenciar e planejar gastos e oferecer serviços virtuais ao cidadão. 1. Ser um ambiente estruturado, a partir das ferramentas disponíveis, para a comunidade dos municípios brasileiros; 2. Disponibilizar softwares através do Portal do Software Público; 3. Contribuir com orientações úteis, possibilitando um apoio para as ações de desenvolvimento técnico nos diversos setores dos órgãos municipais; 4. Incentivar formas de financiamentos para os projetos em andamento e novos; 5. Fomentar o uso do mercado público para informações sobre os prestadores de serviços das soluções; 6. Realizar parcerias com outros projetos. 4CMBr - OBJETIVOS

Sistema de Gestão Municipal - e-cidade O e-Cidade destina-se a informatizar a gestão dos Municípios Brasileiros de forma integrada.

Abrangência do e­cidade no Município: Áreas: Financeira Tributária Patrimonial Recursos Humanos Educação Saúde BI – Business Intelligence Atendimento do Cidadão

Casos de Sucesso A - Juramento-MG B - Iracema-RR C - Timbaúba-PE D - Plácido de Castro- AC E - Ipirá-BA F - Arapiraca-AL G - Bagé-RS H - Pacajá-PA

Portais: Contato: Onde estamos: Esplanda dos Ministérios- MP – Bloco C - Sala Brasília Obrigado!