Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
Advertisements

Lógica “A Lógica tem, por objeto de estudo, as leis gerais do pensamento, e as formas de aplicar essas leis corretamente na investigação da verdade”
Prof. Marcone Sotéro Argumento Prof. Marcone Sotéro
Lógica Matemática e Computacional 2.2 – Implicação e Equivalência
Trabalho Escolar de Filosofia
Lógica Introdução.
Jorge Muniz Barreto UFSC-INE
INTRODUÇÃO A lógica faz parte do nosso cotidiano.
Lógica e lógica de programação
Introdução Professor: Luiz Carlos Gabi
Curso: Licenciatura em Matemática
Lógica Matemática Introdução.
DEDUÇÃO NO CÁLCULO PROPOSICIONAL
Prof. Everton da silva correa
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
Filosofia
Lógica Matemática.
Exercícios de lógica -sensibilização
Operações Lógicas sobre proposições
Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B
Disciplina Interação com o Mundo Natural : Ciências da natureza II
Métodos Científicos Método Indutivo
Lógica Proposicional Caderno de Exercícios.
3. TEXTO: “A questão da verdade é do domínio da teoria do conhecimento, ou da filosofia da ciência. A questão da validade é do domínio da lógica. [...]
LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
Lógica Proposicional Dedução Natural.
CONTRUÇÃO DA TABELA-VERDADE
Teoria e prática da argumentação
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Lógica matemática.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
A lógica UNIDADE 4.
A Proposição e a Lógica A idéia geral da dedução ou inferência silogística é: A é verdade de B. B é verdade de C. Logo, A é verdade de C. A inferência.
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
Lógica Matemática Introdução.
Inteligência Artificial: Lógica Proposicional e Prolog
Tecnologias - Matemática Forma algébrica dos números complexos
Ciências da Natureza e suas
Lógica Proposicional.
Introdução à Engenharia de Computação
Lógica Proposicional.
LÓGICA PROPOSICIONAL ou CÁLCULO PROPOSICIONAL
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Lógica para Computação
Colégio Agrícola “José Bonifacio”
Lógica matemática.
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA Professor: Yure de Queiroz Lima
NOÇÕES DE LÓGICA Professor: Renilson.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Lógica I “Sem abstração, a inteligência não floresce” (João Zelesny)
Espécies de argumentação dedutiva
O que é lógica? Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles.
David Hume (1711–1776).
Edmund Husserl A REJEIÇÃO DO PSICOLOGISM0 Defende Husserl: –“ As leis lógicas são rigorosamente universais e necessárias e precisamente por.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Fundamentos de Lógica e Algoritmo Resumo do 1º Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Silogismo No cumprimento de mais uma tarefa da vida académica, sobretudo na disciplina de Matemática, coube ao grupo, já identificado, elaborar o presente.
Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital
PROF. NAYARA ZAGO BASSETTO
Proposições e Conectivos Lógicos
LÓGICA FORMAL E DIALÉTICA E A ORGANIZAÇÃO DOS ARGUMENTOS
Transcrição da apresentação:

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia Ensino Médio, 2º Ano Lógica formal e Dialética e a Organização dos Argumentos

LÓGICA FORMAL E DIALÉTICA E A ORGANIZAÇÃO DOS ARGUMENTOS FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos LÓGICA FORMAL E DIALÉTICA E A ORGANIZAÇÃO DOS ARGUMENTOS

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos O QUE É LÓGICA? Lógica deriva da palavra grega logos (λόγος), que significa “palavra”, “proposição”, “oração”, mas também “pensamento“ ou “razão”. Mais precisamente, a lógica é utilizada para o estudo de raciocínios válidos e para a validação de argumentos. Em outras palavras, a lógica é uma ferramenta poderosa para a formular discursos e organizar os nossos pensamentos.

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos ONDE SURGIU A LÓGICA? A Lógica, assim como a Filosofia, surgiu na Grécia por volta do século IV a.C, e foi Aristóteles o primeiro a se interessar pelo seu estudo. Imagem: LennieZ / GNU Free Documentation License

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos Aristóteles escreveu uma série de seis textos sobre esse assunto, que ficou conhecido como “Organon”, que significa instrumento. Era essa a função da lógica em seu surgimento, funcionava como um instrumento que ajudava os filósofos a eliminar as contradições que surgiam em seus raciocínios. Imagem: Jastrow / Public Domain

E na prática, para que serve a Lógica? FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos E na prática, para que serve a Lógica? Imagem: Emiichann / Public Domain

Isso vai desde coisas óbvias, como a seguinte frase: FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos Na prática, a lógica nos ajuda a organizar nosso pensamento, nosso raciocínio. Isso vai desde coisas óbvias, como a seguinte frase: “Todos os homens são mortais, Sócrates é homem logo, Sócrates é mortal.” Imagem: Moartea lui Socrate, 1787 / Jacques-Louis David / Metropolitan Museum of Art / Public Domain

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos Até raciocínios importantíssimos para a história da humanidade, como a terceira lei de Newton: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em direções opostas”. Isaac Newton (1643-1727) Imagem: Autor desconhecido / Public Domain

Qual a diferença entre lógica formal e lógica dialética? FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos Qual a diferença entre lógica formal e lógica dialética? A lógica formal (ou aristotélica), oferece procedimentos que podem ser utilizados em qualquer tipo de raciocínio, não apenas de forças contrárias. Para Aristóteles, a lógica é um “instrumento para conhecer”. A lógica dialética, criada por Platão, trabalha com forças contrárias, e depura essas contradições até chegar a uma verdade comum. Para Platão, a dialética é um “modo de conhecer”.

Quais são as características da lógica formal? FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos Quais são as características da lógica formal? As características da lógica presentes no Organon, são: -Instrumental: é um instrumento de pensamento e linguagem, e serve para verificar se eles estão corretos. -Formal: não se preocupa com o conteúdo do que foi pensado, mas sim com a forma pura do pensamento, expressa pela linguagem. -Propedêutica: é o conhecimento prévio que devemos ter antes de iniciar uma investigação filosófica ou científica.

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos -Normativa: ela fornece regras e normas que o pensamento deve seguir para ser considerado verdadeiro. -Doutrina da prova: Permite verificar se o raciocínio é verdadeiro ou falso. -Geral e atemporal: Os princípios lógicos não podem depender do tempo, do lugar ou das pessoas, devem ser necessários, universais e imutáveis.

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos O QUE É PROPOSIÇÃO? Proposição é o objeto da lógica, os juízos formulados pelo pensamento. Para ser considerada uma proposição, a frase proposta necessariamente deve ser declarativa. Exemplo: Sócrates é homem. S P Proposições são usualmente consideradas como o conteúdo de crenças e outros pensamentos representativos. Elas também podem ser o objeto de outras atitudes, como desejo, preferência, intenção, como em "Desejo um carro novo" e "Espero que chova", por exemplo.

O QUE SÃO OS TERMOS DA PROPOSIÇÃO? FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos O QUE SÃO OS TERMOS DA PROPOSIÇÃO? Aristóteles* definiu 10 termos para definir a proposição: 1 Substância, p. ex.: homem ou cavalo; 2 Quantidade, p. ex.: dois cadernos; 3 Qualidade, p. ex.: branco; 4 Relação, p. ex.: maior; 5 Lugar, p. ex.: no liceu; 6 Tempo, p. ex.: ontem; 7 Posição, p. ex.: está sentado; 8 Ter, p.ex.: usa sapatos; 9 Agir, p. ex.: cortar; 10 Sofrer, p. ex.: ser cortado (* Top., I, 9, 103 b 20 ss.; Cat., 1 b 25 ss.)

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos O QUE É SILOGISMO? O silogismo é um termo filosófico com o qual Aristóteles designou a argumentação lógica perfeita e que mais tarde veio a ser chamada de silogismo. Identificamos um silogismo como um conjunto de proposições encadeadas, com objetivo de inferir algo, ou seja, concluir alguma coisa de outras proposições.

Quais são as principais características do silogismo? FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos Quais são as principais características do silogismo? 1. É mediato: ele exige que o pensamento siga um percurso de linguagem para chegar a uma conclusão. 2. É demonstrativo: ele parte de algumas afirmações verdadeiras para chegar a conclusões também verdadeiras. 3. É necessário: Para se chegar a uma conclusão, deve-se necessariamente partir de uma ou mais premissas.

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos Como é o silogismo? Um silogismo é composto de três proposições. A primeira é a premissa maior, a segunda, a premissa menor e a terceira, a conclusão. Exemplo: Todos os homens são mortais. (premissa maior) Sócrates é homem. (premissa menor) Logo, Sócrates é mortal. (conclusão)

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos Atividade I 1- O que é lógica? 2- Onde surgiu e quem é o criador da lógica? 3- Para que serve a lógica? 4- Qual é a diferença entre lógica formal e lógica dialética? 5- O que é um silogismo? 6- Dê um exemplo de silogismo.

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos ELEMENTOS DA LÓGICA Agora, conheceremos outros elementos que compõem o estudo da lógica, assim como a organização dos argumentos lógicos. São eles: Analogia Dedução Indução Falácias Conectivos lógicos

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos ANALOGIA Analogia é um tipo de raciocínio que procede a partir de semelhanças entre casos particulares sem, no entanto, chegar necessariamente a uma conclusão universal, mas tão somente a uma conclusão particular. Exemplo: Minha mãe estava com dor de cabeça, tomou “Cabeçol” e ficou curada. Logo, quando eu estiver com dor de cabeça, também tomarei “Cabeçol” e ficarei curado.

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos DEDUÇÃO A dedução é um tipo de raciocínio que parte necessariamente de uma proposição universal para concluir uma premissa particular. Esta premissa se apresenta como necessária, ou seja, deriva logicamente das premissas anteriores. Exemplo: Todo homem é mortal. (Premissa Universal) Sócrates é homem. (Premissa Particular) Logo, Sócrates é mortal. (Conclusão)

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos INDUÇÃO A indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade universal. A indução, ao contrário da dedução, parte da experiência para chegar à conclusão. Exemplo: “Eu não sei falar francês, nem meu vizinho da frente, nem minha vizinha do lado, nem o nosso zelador: Logo, ninguém do meu prédio sabe falar francês!”

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos FALÁCIAS Existem também os raciocínios ou argumentos que são chamados de falácias, que são incorretos e podem levar as pessoas ao erro. Em geral, estes argumentos possuem falhas na forma ou no conteúdo. Quando feito de modo intensional, é chamado de sofisma. Exemplo: Deus é um ser onipotente, sendo assim tudo pode fazer. Sabendo disso, seria possível a Deus, fazer uma pedra que nem mesmo ele seria capaz de levantar.

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos CONECTIVOS LÓGICOS Conectivos Lógicos, são símbolos utilizados para comprovar veracidade das premissas e unir as proposições simples e as transformar em proposições compostas. São eles: (~ ou ⌐) “não”: negação. (Λ) “e”: conjunção. (V) “ou”: disjunção. (→) “se...então” condicional. (↔) “se e somente se”: bicondicional.

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos NEGAÇÃO Quando usamos a negação (~) invertemos o valor da proposição dada. Exemplo: Tabela de negação P: A vaca é quadrúpede. ~P: A vaca não é quadrúpede. P ~P V F FONTE: Desenvolvida pelo autor

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos CONJUNÇÃO Na conjunção, o argumento será válido apenas quando todas as premissas forem verdadeiras. O símbolo da conjunção pode ser (E) ou (˄). Exemplo: P= A vaca tem chifres. Q= A vaca é mamífero. (P ˄ Q): A vaca tem chifres e é mamífero.(válido) (~P ˄ Q): A vaca não tem chifres e é mamífero.(inválido) A B A^B V F Tabela de verdade da conjunção: FONTE: Desenvolvida pelo autor

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos DISJUNÇÃO Na disjunção, o argumento será válido quando ao menos uma das premissas forem verdadeiras. Será inválido apenas se as duas premissas forem falsas. Os símbolos da disjunção são: (OU) ou ( v) Exemplo: P= A vaca muge. Q= A vaca é mamífero. (P ˅ Q): A vaca muge ou é mamífero.(válido) (~P ˅ ~Q): A vaca não muge e não é mamífero.(inválido) Tabela de verdade da disjunção: FONTE: Desenvolvida pelo autor A B AvB V F

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos CONDICIONAL Este conectivo representa a ideia de condição, ou seja, para que uma proposição exista outra proposição também deve existir. O símbolo da condicional é(→) Exemplo: P= A vaca muge. Q= A vaca é mamífero. (P → Q): Se a vaca muge, então a vaca é mamífero. P Q P→Q V F Tabela de verdade da condicional: FONTE: Desenvolvida pelo autor

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos BICONDICIONAL Na bicondicional, o resultado das proposições será verdadeiro se e somente se as duas premissas forem iguais (as duas verdadeiras ou as duas falsas). O símbolo da bicondicional é (↔) Exemplo: P= A vaca muge. Q= A vaca é mamífero. (P ↔ Q): A vaca muge se e somente se a vaca for mamífero. P Q P↔Q V F Tabela de verdade da disjunção: FONTE: Desenvolvida pelo autor

FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos ATIVIDADE II 1- Quais são as características de uma conjunção? 2- Uma disjunção pode ser classificada de que modo? 3- O que caracteriza uma Condicional? 4- Como pode ser aplicado um conectivo Bicondicional? 5- Dê um exemplo para cada conectivo lógico apresentado. 6- Exemplifique raciocínios de: a) Indução b) Dedução c) Analogia d) Falácias 7- Pesquise em revistas, jornais e internet sobre a aplicação prática dos elementos da lógica.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS: FILOSOFIA - 2º Ano do Ensino Médio Lógica Formal e Dialética e a Organização dos Argumentos FONTES BIBLIOGRÁFICAS: LIVROS: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; Martins, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. SP: Ed. Moderna. 1994 CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. SP: Ed. Saraiva. 1996. RAMALHO. NICOLAU E TOLEDO. Fundamentos da Física. Vol. 01. SP. Ed. Moderna.2010 SITE: http://www.pucsp.br/~logica/. Data de acesso 20/08/2012 http://pt.wikipedia.org/wiki/Proposi%C3%A7%C3%A3o. Data de acesso 20/08/2012

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   4 LennieZ / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Acropilos_wide_view.jpg 13/08/2012 5 Jastrow / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aristotle_Altemps_Inv8575.jpg 6 Emiichann / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mono_pensador.jpg 7 Moartea lui Socrate, 1787 / Jacques-Louis David / Metropolitan Museum of Art / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:David_-_The_Death_of_Socrates.jpg 8 Autor desconhecido / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Skaters_showing_newtons_third_law.png