ESTRESSE EM RESCÉM-NASCIDOS NA UTI-NEONATAL: Papel da equipe de enfermagem acerca dos fatores desencadeantes. 1Edina Silva Costa 2Sônia Samara Fonseca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Método Canguru e Enfermagem: Revisão Integrativa da Literatura
Advertisements

RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
UTI NEONATAL: VISÃO MATERNA E UMA PROPOSTA DE HUMANIZAÇÃO
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
São realizadas, predominantemente, atividades de educação em saúde seguindo conteúdos de a programática de programas do Ministério da Saúde, não baseadas.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
VIII Congresso Mineiro de Nefrologia
ENFERMAGEM EM NEONATOLOGIA
Ética profissional e aspectos legais
A MATERNIDADE EM MINHA VIDA
Teste da Orelhinha.
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Terapia ocupacional Experiência na residência integrada multiprofissional em saúde do HU-UFMA Natasha C. J. Rodrigues Eliania Pereira da Silva Maio, 2011.
Hospital Guilherme Álvaro Santos
Rayana Dias Santos Prof. Dr. Nilson Rogério da Silva
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESULTADOS E DISCUSSÕES
BARULHO, CAI FORA! PROTEJA SEU OUVIDO..
INTRODUÇÃO Estudos demonstram que as incidências de erros em UTI - Neonatal são mais frequentes do que se imagina, a ocorrência de erros é facilitada pela.
OS EFEITOS DO BARULHO EM RN PRÉ-TERMOS NA UTI NEONATAL
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
Introdução: O CETAS/RO realizou suas primeiras turmas do curso Qualificação em Assistência em Enfermagem para Melhoria da Qualidade no Atendimento ao.
Objeto e objetivos A revisão bibliográfica sobre o papel das imagens nas pesquisas sociais e nas sociedades fundamenta o campo de reflexão onde nos situamos.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Celia Regina Pierantoni 1 Thereza Christina.
A UTI Neonatal: Uma Visão Materna
APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO TÉCNICA NA ÁREA DA SAÚDE Karina Oliveira de Mesquita; Maria José Galdino Saraiva; José Reginaldo Feijão.
Isabel Cristina Gorla, Larissa Cristiane da Silva Maria Helena Colombo Pecin, Maria Helena de Oliveira e Silva De Nardi e Marisa de Fátima Cardozo Albino.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
IESC 2012 A VALIAÇÃO DE PRÁTICA EDUCATIVA NO C ENTRO DE S AÚDE 02 DE S OBRADINHO I.
A importância do estímulo ao parto normal
INTRODUÇÃO: No Brasil, de 3 milhões de crianças que nascem, 98% nascem em hospitais e com boa vitalidade, no entanto, manobras de animação inesperadas.
O CUIDADO EM SAÚDE A IDOSOS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: PERCEPÇÃO E ATUAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EMERGÊNCIA 1 Acadêmica da 8ª fase do Curso de Graduação em Enfermagem.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM A SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO.
Pesquisa em Enfermagem
da pessoa com depressão
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Introdução Aleitamento materno tem mostrado melhora do desenvolvimento neuropsicomotor(DNPM), redução da incidência de gastroenterites infecciosas e menor.
NÍVEIS DE RUÍDOS EM QUE PROFESSORES E ALUNOS ESTÃO EXPOSTOS EM SALA DE AULA E REVISÃO LITERATURA Introdução Batistella E 1, Camargo PAM 1, de Silva TP.
3ª série - Grupo B Docentes: Dra. Liu Campello Porto Dra. Carmem De Simoni Alunos: Amanda Cruz de Menezes Carlos Gilberto Fávero Junior Isabela Gonçalves.
A vida numa gota de Leite
DOENÇA PERIODONTAL X NASCIMENTO DE BEBÊS PREMATUROS E DE BAIXO PESO
Núcleo de Saúde da Mulher Gerência de Ações Programáticas
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Vínculos iniciais e desenvolvimento infantil: abordagem teórica em situação de nascimento de risco * Dienifer Ghedin,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA Dixis Figueroa Pedraza Preditores de riscos nutricionais.
Apresentação de TCC Educanda: Isis Ferraz de Moura Grupo : Pororoca
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR
NÍVEIS DE PREVENÇÃO Profa. Priscilla Pinto Taques
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Autores. TEMÁTICA TEMÁTICA.
Rodrigo Pereira Moreira 1 Jaquiel Robimson Hammes da Fonseca 2 1 Graduado e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor e Pesquisador.
PERCEPÇÃO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE ESTOMIZADOS ACERCA DA AUTONOMIA DO CUIDADO Sandra de Nazaré Costa Monteiro Manuela Costa Melo Joyce Silva Santos Ivone.
PERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS ESTOMIZADAS. Autores: Deborah Franscielle da Fonseca; Juliano Teixeira Moraes; Alexandre.
CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM UM CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO *Estomaterapeuta-Unisinos; Especialista em Enfermagem.
CUSTOS DO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas, Florene Vale dos Anjos, Jennifer.
Paloma Gabrielly Amorim Monteiro Antonio Dean Barbosa Marques
CUSTO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO ESTÁGIO III E IV EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas,
Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa
Dayse Carvalho do Nascimento
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
Avaliação das queixas apresentadas pelas gestantes durante a consulta de enfermagem no pré-natal. Área de Conhecimento: Saúde Materno-infantil GIUSTINA,
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
O PAPEL DO ENFERMEIRO NO TRATAMENTO DO PACIENTE COM ENXAQUECA
Transcrição da apresentação:

ESTRESSE EM RESCÉM-NASCIDOS NA UTI-NEONATAL: Papel da equipe de enfermagem acerca dos fatores desencadeantes. 1Edina Silva Costa 2Sônia Samara Fonseca de Morais 3Jacirene Gonçalves Lima Franco 4Vera Lúcia de Almeida 5Cyntia Monteiro Vasconcelos Motta 6Francisco José Maia Pinto Escola de Saúde Pública de Iguatu-CE Introdução: A hospitalização em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), introduz o bebê a um ambiente inóspito onde mesmo quando se trata de equipamentos de última geração, há a ocorrência de ruídos que alteram a tranquilidade sonora do ambiente e se constituem em fatores de risco ambiental. Situações como iluminação sempre muito forte e em alguns casos ininterrupta, barulho causado pelo aparelho do ar condicionado, excesso de atividades, além de procedimentos técnicos as vezes agressivos, que são dolosos ao recém-nascido, permitiu a formulação do seguinte objetivo de estudo: Conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem que trabalham em UTIN acerca dos fatores que desencadeiam reações de estresse no recém-nascido (RN).

ESTRESSE EM RESCÉM-NASCIDOS NA UTI-NEONATAL: Papel da equipe de enfermagem acerca dos fatores desencadeantes. 1Edina Silva Costa 2Sônia Samara Fonseca de Morais 3Jacirene Gonçalves Lima Franco 4Vera Lúcia de Almeida 5Cyntia Monteiro Vasconcelos Motta 6Francisco José Maia Pinto Escola de Saúde Pública de Iguatu-CE Material e Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no período de fevereiro a abril de 2012. A coleta foi feita por meio de uma entrevista semi-estruturada aplicada a 15 profissionais de enfermagem, cinco enfermeiros e dez técnicos de enfermagem que atuam na UTIN do Hospital e Maternidade São Lucas, localizado na cidade de Juazeiro do Norte-CE. A analise dos dados foi feita de acordo com a técnica de analise temática e foram considerados todos os aspectos éticos que envolvem pesquisas com seres humanos.

ESTRESSE EM RESCÉM-NASCIDOS NA UTI-NEONATAL: Papel da equipe de enfermagem acerca dos fatores desencadeantes. 1Edina Silva Costa 2Sônia Samara Fonseca de Morais 3Jacirene Gonçalves Lima Franco 4Vera Lúcia de Almeida 5Cyntia Monteiro Vasconcelos Motta 6Francisco José Maia Pinto Escola de Saúde Pública de Iguatu-CE Resultados: Os resultados permitiram a formulação das seguintes categoria: Identificação de reações de estresse e Vinculo afetivo. As categorias permitiram identificar que a equipe de enfermagem é capaz de perceber os fatores que desencadeiam estresse no RN como também, apontam que o vinculo entre mãe e filho estabelecido durante a internação facilitador no processo do cuidar. “[...] é só fazer algum barulho mais forte por RN começar logo a chorar[...]” “[...] A gente sabe que a luz incomoda por que o RN fica logo se revirando [...] ” (Ordália)

ESTRESSE EM RESCÉM-NASCIDOS NA UTI-NEONATAL: Papel da equipe de enfermagem acerca dos fatores desencadeantes. 1Edina Silva Costa 2Sônia Samara Fonseca de Morais 3Jacirene Gonçalves Lima Franco 4Vera Lúcia de Almeida 5Cyntia Monteiro Vasconcelos Motta 6Francisco José Maia Pinto Escola de Saúde Pública de Iguatu-CE Resultados: “[...] Quando a Mãe chega e faz um carinho ele fica bem quietinho, ele conhece, sabe que é a mãe [...]” (Maria). “[...] é importante a presença da mãe eles ficam mais calmos, choram menos, pela que as mães não podem ficar o tempo todo perto né [...]’’(Joana)

ESTRESSE EM RESCÉM-NASCIDOS NA UTI-NEONATAL: Papel da equipe de enfermagem acerca dos fatores desencadeantes. 1Edina Silva Costa 2Sônia Samara Fonseca de Morais 3Jacirene Gonçalves Lima Franco 4Vera Lúcia de Almeida 5Cyntia Monteiro Vasconcelos Motta 6Francisco José Maia Pinto Escola de Saúde Pública de Iguatu-CE Discussão e Conclusão: A experiência e conhecimento da equipe de enfermagem é fundamental para adoção de medidas que garante o bem estar do RN. Assim, espera-se que o estudo contribua para a práxis da enfermagem, permitindo reflexões sobre a importância do seu papel de cuidador.   Referências: Montenegro CAB, Rezende Filho J. Obstetrícia fundamental. 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008. Ministério da Saúde (BR). Acolhimento ao Recem-Nascido. Série A. Normas e Manuais Técnicos. 3ªed. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.