O Corredor da Beira Moçambique Eng. Carlos Mesquita Apresentado por

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Transcrição da apresentação:

O Corredor da Beira Moçambique Eng. Carlos Mesquita Apresentado por Administrador-Delegado da Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Good morning! My name is Felix Machado. I’m MKT and SALES Manager of CdM, a Mozambican Port Operator. SEMINÁRIO SOBRE FINANCIAMENTO DE GRANDES PROJECTOS 31/05 – 1/06/2007 Maputo - MOÇAMBIQUE

Sumário Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. O Corredor da Beira Projectos de Desenvolvimento O Papel do Porto na Economia Regional

Sumário Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. O Corredor da Beira Projectos de Desenvolvimento O Papel do Porto na Economia Regional

Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Sociedade : Cornelder Holanda (67%) CFM (33%) Início : Outubro de 1998 – Porto da Beira Período de concessão : 25 anos (+15 opcionais) Terminais : Contentores e Carga Geral Actividades : Estiva, manuseamento, conferência, recepção, armazenagem, pesagem e entrega de cargas

Objectivos da concessão – Porto da Beira Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Objectivos da concessão – Porto da Beira Curto Prazo: Descentralização, aumento da participação da iniciativa privada, redução dos custos operacionais, modernização do porto, fiabilidade e satisfação dos clientes. Médio Prazo: Melhoria da qualidade da mão-de-obra (formação), aumento da produtividade, angariação de mais tráfego, estímulo à concorrência e aplicação de tarifas concorrênciais. Longo Prazo: Aumento da eficiência e competitividade entre os portos, expansão da área e das actividades portuárias.

Incremento do volume de cargas manuseadas Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Situação do Porto após a concessão Investimento Privado (22,3 milhões de USD) renovação de equipamentos (aquisição de novas máquinas) tecnologia de informação e comunicação (sistema de controlo) formação de pessoal (treinamento e capacitação) infraestruturas (pavimentação, reabilitações e extensões) melhoria na produtividade; segurança; redução de tempo de estadia dos navios; melhoria na interacção com os clientes. Incremento do volume de cargas manuseadas

Obrigações: Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Investir em novas técnicas de manuseamento e gestão de cargas e infraestruturas adicionais Aumentar os índices de produtividade operacional Reduzir o tempo de estadia dos navios no porto Garantir a segurança portuária e das cargas Prestar serviços de qualidade e fiáveis Preservar o meio ambiente Contribuir para o desenvolvimento integrado do Corredor da Beira In 1997, Tecon has operated 90. 975 TEUs. In 2001, the forecast is to have 320.000 TEUs operated.

Pontos Fortes e Fracos Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Fortes: Localização geográfica estratégica “Transit time” - interior ao porto Inovação tecnológica constante Operações portuárias - 24/7 Mão-de-obra especializada Capacidade financeira para investimento Contactos com a clientela Ligação rodoviária e ferroviária Seguros de infraestruturas e operações Segurança – ISPS (ID nº 21957) Linhas de navegação Canal de acesso Navegação nocturna Procedimentos alfandegários Recessão económica (Zimbabwe) In 1997, Tecon has operated 90. 975 TEUs. In 2001, the forecast is to have 320.000 TEUs operated.

Indicadores Estatísticos (2006) Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Indicadores Estatísticos (2006) Tráfego Total : 1.8 milhões de tons Carga Geral : 1.2 milhões de tons (trigo, milho, granito, adubo, clinquer, arroz, açúcar, …) Contentores : 54.268 TEUs (tabaco, açúcar, chá, algodão, (0.6 milhões de tons) madeira, sucata, vermiculite, …) Navios : 297 (excl. Petroleiros) In 1997, Tecon has operated 90. 975 TEUs. In 2001, the forecast is to have 320.000 TEUs operated.

Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Beira Quelimane Malawi Milange Mutare Blantyre Lilongwe Harare Zimbabwe Chipata

Sumário Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. O Corredor da Beira Projectos de Desenvolvimento O Papel do Porto na Economia Regional

Potencialidades da região O Corredor da Beira Potencialidades da região Cobre, açúcar, café, cacau, zinco, diamante, cobalto Tabaco, chá, açúcar, algodão, café, oleoginosa Tabaco, madeira, algodão, açucar, cajú, camarão, copra, alumínio, carvão, gergelim Cobre, cobalto, algodão, açúcar, tabaco Tabaco, vermiculite, granito, chá, nickel, madeira, aço, ferro-chromio, algodão Cobre, nickel, diamante, têxteis

1. Porto O Corredor da Beira Localização: Costa Leste do continente Africano, a 20 Km do mar aberto A esquerda do estuário do Rio Pungué Latitude - 19º 50´ S e Longitude - 34º 50´ E. Infraestruturas Portuárias: 11 cais com comprimento total de 1.994 m Capacidade instalada de 7,5 milhões de toneladas/ano Profundidades ao longo dos cais: 10 à 12 m Terminal de Combustível Capacidade: 2.5 milhões de tons/ano (1.200 Kl/hr).

*Operador: Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. O Corredor da Beira Terminal de Carga Geral * Capacidade: 2.300.000 tons métricas/ano. Armazéns cobertos: 5 (15.000 m²). Área de expansão: 173.618 m². Terminal de Contentores e Propósitos Múltiplos * Capacidade: 100.000 TEU’s/ano. Parque de contentores: 3.650 TEU’s, incluindo 144 terminais frigoríficos. Terminal de Carvão Capacidade: 1.200.000 tons métricas/ano. Terminal de Citrinos Capacidade: 1.100 tons (1,5 – 4,5ºC) e 490 tons (-9 – 20ºC). Armazém: 3.406 m2. *Operador: Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. (Sociedade Cornelder Holanda e os CFM)

2. Sistema Ferroviário O Corredor da Beira Linha de Machipanda (Beira-Zimbabwe). Extensão: 314 Km. Estado: Operacional. Linha de Sena (Beira-Moatize-Malawi). Extensão: 611 Km Estado: Inoperacional. Reabilitação em curso até 2010. Operador: Companhia dos Caminhos de Ferro da Beira, s.a.r.l (consórcio Rites/IRCON da Índia e os CFM).

3. Sistema Rodoviário 4. Oleoduto O Corredor da Beira a) Estrada Beira-Zimbabwe Extensão: 314 Km. Tempo e ciclo de viagem: 2 dias. b) Estrada Beira-Malawi Extensão: 702 Km Tempo e ciclo de viagem: 4 dias. c) Estrada Beira-Zambia Extensão: 878 Km Tempo e ciclo de viagem: 6 dias. 4. Oleoduto Comprimento: 600 Km (Beira-Harare) Capacidade: 1.2 milhões de tons/ano Operador: Companhia do Pipeline Moçambique Zimbabwe (consórcio Moçambique/Zimbabwe).

Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Sumário O Corredor da Beira Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. Projectos de Desenvolvimento O Papel do Porto na Economia Regional In 1997, Tecon has operated 90. 975 TEUs. In 2001, the forecast is to have 320.000 TEUs operated.

1. Beira Grain Terminal (BGT) Projectos de Desenvolvimento 1. Beira Grain Terminal (BGT) Fase I : Construção de 6 silos Capacidade: 30.000 tons Período : 2007 – 2008 Custo : 12 Milhões USD In 1997, Tecon has operated 90. 975 TEUs. In 2001, the forecast is to have 320.000 TEUs operated. Fase II : Construção de 6 silos Capacidade: 30.000 tons Custo : 6.2 Milhões USD Financiador : Accionistas + Banca local

2. Parque de Contentores Vazios Projectos de Desenvolvimento 2. Parque de Contentores Vazios Descrição : Construção de parque para armazenagem de contentores vazios Capacidade: ± 3.000 TEUs Período : 2007 – 2008 In 1997, Tecon has operated 90. 975 TEUs. In 2001, the forecast is to have 320.000 TEUs operated. Custo : 2,0 Milhões USD Financiador : Cornelder de Moçambique, s.a.r.l.

3. Terminal de Açúcar Descrição : Construção do terminal Projectos de Desenvolvimento 3. Terminal de Açúcar Descrição : Construção do terminal Capacidade: 300.000 tons/ano Período : 2009 - 2011 Custo : 15 Milhões USD In 1997, Tecon has operated 90. 975 TEUs. In 2001, the forecast is to have 320.000 TEUs operated.

4. Terminal de Carvão Descrição : Construção do terminal Projectos de Desenvolvimento 4. Terminal de Carvão Descrição : Construção do terminal Capacidade: ± 5 milhões tons/ano Período : 2009-2011 Custo : ± 100 Milhões USD In 1997, Tecon has operated 90. 975 TEUs. In 2001, the forecast is to have 320.000 TEUs operated.

Projectos de Desenvolvimento Cornelder area Terminal de Açúcar BGT In 1997, Tecon has operated 90. 975 TEUs. In 2001, the forecast is to have 320.000 TEUs operated. Parque de contentores vazios Terminal de Fertilizantes

Outros Projectos: Terminal de Fertilizantes Projectos de Desenvolvimento Outros Projectos: Terminal de Fertilizantes Exploração de Carvão Mineral - Moatize Reabilitação da Açucareira de Búzi Reabilitação do Porto de Pesca Produção de biocombustíveis In 1997, Tecon has operated 90. 975 TEUs. In 2001, the forecast is to have 320.000 TEUs operated. Construção de Barragem - Mpanda Uncua Tanques para Etanol Tanques para Óleos Vegetais

Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. O Corredor da Beira Sumário Cornelder de Moçambique, s.a.r.l. O Corredor da Beira Projectos de Desenvolvimento O Papel do Porto na Economia Regional In 1997, Tecon has operated 90. 975 TEUs. In 2001, the forecast is to have 320.000 TEUs operated.

Impacto microeconómico Impacto macroeconómico O Papel do Porto na Economia Regional Impacto microeconómico nos transportes e logística Competitividade com eficiência (para operador portuário) e eficácia (para utilizador portuário) Input / Investidores: Governo Sector privado Impacto macroeconómico na economia regional Output / Beneficiários: Exportadores/Importadores Produtores Consumidores

Economia Local vs. Hinterland O Papel do Porto na Economia Regional Economia Local vs. Hinterland O papel do porto na economia local: macroeconómico (bem-estar): gerar oportunidades de emprego crescimento do parque industrial e empresarial promoção de prácticas de gestão ambiental O papel do porto no hinterland: microeconómico (transportes): redução dos custos (eficiência) aumento da procura de transportes macroeconómico (comércio): catalizador do desenvolvimento do comércio internacional

Cornelder de Moçambique “Um parceiro certo para o desenvolvimento do sistema integrado de transportes do Corredor da Beira” Thank you very much. Here is my email address. If you have any doubt or require please, fell free in contact me.

Muito Obrigado Thank you very much. Here is my email address. If you have any doubt or require please, fell free in contact me.