Visão Sistêmica aplicada às Organizações Eclesiásticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MANTENHA ACESA A CHAMA DO DESEJO DE SERVIR
Advertisements

O milagre da multiplicação
Capítulo 21: A Cristologia da Missão Ouça o Espírito Ouça o Mundo
MISSÃO E VISÃO DA COMISSÃO DE ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO VIVENCIAL (CAEV) 1.Definir e articular as competências básicas que expressam o perfil de um Líder.
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
Quais são os ingredientes de um casamento feliz?
IGREJA MULTIPLICADORA
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
Do Encontro com CRISTO ao
Aspectos Preliminares – Efésios 4: 12-16:
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
A IMPORTÂNCIA DOS SUPERVISORES
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
SISTEMAS E ABORDAGEM SISTÊMICA
A importância do Auto - Conhecimento
Projeto de Capacitação entre as Alianças Bíblicas
A Responsabilidade Corporativa Natura
Versículos memorizados...
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
LIDERANÇA MINISTERIAL
IGREJA COM PROPÓSITO ETERNO
A PARÁBOLA DA CASA DE PEDRA
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
Pr. Eduardo Rueda Neto Capelão do Colégio Adventista de Boa Vista em Curitiba/PR, pertencente à Associação Central Paranaense.
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
Modelo de Excelência em Gestão
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
Minuto Aliança “ Milhares de discípulos procuram a Verdade e o Amor, através da Iniciação Espiritual, vivida nas Escolas de Aprendizes do Evangelho ”
Igreja: Família de Deus
Crescendo em Comunidade O Propósito da comunhão
Dons Espirituais: Chaves Para o Ministerio
Uma igreja focada em relacionamentos
Reunião de Ministros em Outubro de 2008
Emile Durkheim e o fato social
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
IGREJABATISTABRASILERIA
CAPÍTULO 4 DE VOLTA AS RAÍZES.
TRÊS PILARES QUE SUSTENTAM A VISÃO DO TRABALHO COM AS CRIANÇAS
A Vontade de Deus em Quatro Dimensões
Bem-vindos.
Ministério da Fidelidade.
Estilo de Líder que sou.
Teste’ testando aoifokn asdokn asokno asdlkn askmknm.
2º. Encontro de Capacitação – Conselho CBESP Tema: IMPORTANCIA DAS ASSOCIAÇAÕES - Pr. Genivaldo Andrade.
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
Como Descobrir meus Dons Espirituais
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
DEVEMOS NOS TORNAR AMIGOS DE DEUS
“Pensar Para Fora...” Romanos 12:3
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
Servos a serviço do reino Servos como Cristo Efésios
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
UMA IGREJA EM PARTICIPAÇÃO
Quem somos? Uma Igreja fechada em si mesma que não causa transformação na sociedade em que está. Sem boas sementes não há uma boa colheita. Teve crescimento.
Planejamento estratégico
Pr. Hérisson Gonçalves Mensagem.
Filosofia PIBA.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Uma Igreja Saudável Efésios 4:
IGREJA Princípios e propósitos. IGREJA Princípios e propósitos O que é? Manifestação do Deus vivo na terra.
CURSO LIDERANÇA CRISTÃ
VIVÊNCIA DONS DO ESPÍRITO FERRAMENTAS de Deus para Edificação do Corpo de Cristo Professores: Eber Hávila Rose Luiz Felipe S. de Figueiredo.
MEUS DONS ESPIRITUAIS. A igreja é mais do que uma organização; é um organismo.A igreja é mais do que uma organização; é um organismo. Paulo descreve a.
DIFERENTES MODELOS DE PEQUENOS GRUPOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
UNIDADE 2 – Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Administração Pública Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Administração Pública.
Transcrição da apresentação:

Visão Sistêmica aplicada às Organizações Eclesiásticas

Podemos perder o rumo.

Deixar nos levar pelo medo…

O caminho, às vezes se torna muito difícil.

Precisamos de Visão Sistêmica O que você entende por Visão Sistêmica? O que você entende por Sinergia?

Longe de ser um Sistema

Próximo à Visão Sistêmica Igrejas Adminis-tração Missões CBESP O QUE FALTA? ENTENDER E FORTALECER OS PROCESSOS. Organi-zações Associa-ção

O que falta? Entender o significado. Fortalecer os sistemas e processos. Motivar a participação de todos. Trabalhar em equipe.

Exemplo bíblico de Corpo 1ª Coríntios 12.12-27

Exemplo bíblico de Processos e Resultados – Ef 4.11-12 Aperfeiçoamento dos santos Apóstolos Profetas Evangelistas Pastores/Mestres Deus para a obra do ministério Para que a igreja seja edificada

Corporação (Corporis + actio) Conceituação Corporação (Corporis + actio) Grupo de pessoas que agem como se fossem um só corpo, uma só pessoa, buscando a consecução de objetivos em comum. Grupo de pessoas submetidas às mesmas regras ou estatutos.

Conceituação Visão Sistêmica A visão sistêmica nada mais é do que perceber o movimento integrado entre o ambiente, nossas decisões e nosso futuro. Conceituação Visão Sistêmica Conjunto de partes interdependentes que atuam visando um objetivo comum. Perceber o movimento integrado entre o ambiente, nossas decisões e nosso futuro.

Conceituação Equipe Conjunto de pessoas que se aplicam a um trabalho. A visão sistêmica nada mais é do que perceber o movimento integrado entre o ambiente, nossas decisões e nosso futuro. Conceituação Equipe Conjunto de pessoas que se aplicam a um trabalho. Atenção não só às tarefas, mas às relações entre as pessoas. Mantém a união pela confiança mútua, amizade e solidariedade.

A visão sistêmica nada mais é do que perceber o movimento integrado entre o ambiente, nossas decisões e nosso futuro. Conceituação Equipe O mais forte deixa de ostentar poder visando a união de todos. O mais fraco é ajudado a encontrar a tarefa adequada, onde possa dar o melhor de si. Cada membro contribui para a coletividade com o que tem de melhor.

Conceituação Sinergia Esforço simultâneo de vários órgãos A visão sistêmica nada mais é do que perceber o movimento integrado entre o ambiente, nossas decisões e nosso futuro. Conceituação Sinergia Esforço simultâneo de vários órgãos resultado ampliado. Soma das partes é maior do que o todo (2 + 2 = 5 ou mais).

Conceituação Entropia A visão sistêmica nada mais é do que perceber o movimento integrado entre o ambiente, nossas decisões e nosso futuro. Conceituação Entropia Falta de relacionamento entre as partes de um sistema perdas e desperdícios. Inverso à sinergia, a soma das partes é menor que o todo (2 + 2 = 3). Leva o sistema à perda de energia, decomposição e desintegração.

Pensamento Sistêmico Não considerar um problema isoladamente. A visão sistêmica nada mais é do que perceber o movimento integrado entre o ambiente, nossas decisões e nosso futuro. Pensamento Sistêmico Não considerar um problema isoladamente. Considerar os efeitos de uma solução nos outros sistemas relacionados ► Será que vamos criar novos problemas? Não considerar uma solução isoladamente.

Principais características de uma Organização Parte de uma sociedade maior. Interdependência entre as partes. Resiliência - capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo. Sinergia.

Principais características de uma Organização Principio da Homeostase Os sistemas procuram o equilíbrio. Se uma parte não está funcionando bem, outras terão que trabalhar mais para manter o equilíbrio e para que o sistema consiga atingir seu objetivo.

Sistemas Exemplo Contra-exemplo Corpo humano, carro, computador, empresa. Pessoas caminhando na rua (não possuem objetivo comum).

Resultados de Visão Sistêmica na Convenção Ausência de redundância Coesão Todos no cumprimento da Missão

Há visão sistêmica na CBESP? Sinergia? Equipe? Homeostase?

Foco: Uma Convenção com visão sistêmica em seus processos. 2º. Encontro de Capacitação – Conselho CBESP - 16-03- 2012 Tema: Visão Sistêmica aplicada à CBESP Pr. Manoel Ramires Filho