Fortalecimento da integração da saúde pública e suplementar Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2014.

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Fortalecimento da integração da saúde pública e suplementar
Transcrição da apresentação:

Fortalecimento da integração da saúde pública e suplementar Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2014

1 - MAPA DA UTILIZAÇÃO DO SUS POR BENEFICIÁRIOS DA SAÚDE SUPLEMENTAR: Análise inédita que detalha o perfil dos beneficiários, os procedimentos mais realizados, o número de AIHs por estado e os deslocamentos da procura por serviços dentro do território nacional. 2 - PERSUS – Protocolo Eletrônico do Ressarcimento ao SUS: Novo sistema para tramitação digital de documentos relativos ao processo de ressarcimento. 3 – Nº DO CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE PARA TODOS: Parceria com o Ministério da Saúde para agilizar a emissão do número do Cartão Nacional de Saúde para todos os beneficiários de planos de saúde. 4 - IDENTIFICAÇÃO PADRONIZADA E COMPROVA: Ação para melhorar a informação dos beneficiários sobre o seu plano de saúde e facilitar a comunicação entre a ANS, operadoras e consumidores. Medidas para fortalecer a integração da saúde pública e suplementar

Como funciona hoje o mecanismo do ressarcimento O ressarcimento é uma obrigação da ANS definida na Lei 9.656/1998 e ocorre devido à utilização dos serviços do SUS pelas pessoas com planos de saúde. O objetivo é induzir as operadoras a cumprirem os contratos com uma rede de prestadores de serviços adequada e qualificada.

O Mapa do ressarcimento Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) notificadas entre 2008 e 2012 Ano de competência da AIH Quantidade de AIHs aprovadas no SUS Quantidade de AIHs notificadas Total (*) 1,7%** das internações realizadas nas unidades públicas de saúde referem-se a beneficiários de planos de saúde (**) Esta percentagem já desconsidera as AIHs notificadas e que são, em média, deferidas quando ao mérito (cerca de 20%) (*) Número de notificações realizadas sem análise do mérito

Mapa do ressarcimento: Perfil Geral das Notificações  As mulheres representam 58,1% dos atendimentos  Partos (normal e cesáreas) lideram a lista de procedimentos mais procurados  Maioria dos usuários são jovens adultos entre 25 e 34 anos de idade  A maioria das notificações é relativa a atendimento de urgência e emergência e ocorreu em instituições beneficentes sem fins lucrativos  A Região Sudeste regista o maior volume de atendimentos (62,97%) em números absolutos  Notificações segundo UF do prestador de serviço: Tocantins, Acre e Roraima apresentam os maiores percentuais de AIHs (análise ponderada)  Notificações segundo UF de residência dos usuários: A maioria das AIHs foram registradas nos estados do Acre, Roraima, Tocantins, São Paulo e Santa Catarina (análise ponderada)

Mapa do ressarcimento: Perfil dos Atendimentos Atendimentos de urgência e emergência representam 68,46% do total e atendimentos eletivos representam 30,32%

 Cirurgia: 38,04%  Clínica médica: 27,2%  Obstetrícia: 17,89% Mapa do ressarcimento: Perfil dos Atendimentos Quantidade de AIHs por especialidade:  Pediatria: 10,61%  Psiquiatria: 3%

Principais procedimentos realizados Mapa do ressarcimento: Perfil dos Atendimentos Quantidade de AIH

Mapa do ressarcimento: Idade dos usuários e tipo de internação Maioria dos usuários são adultos jovens nas faixas etárias de 30 a 34 anos e de 25 a 29 anos e buscam atendimento de urgência e emergência

Mapa do Ressarcimento: Natureza do Prestador de serviços A maioria das notificações ocorreu em entidades beneficentes sem fins lucrativos, seguido de administração direta da saúde

Mapa do Ressarcimento: Distribuição Geográfica Distribuição das AIHs notificadas por UF de residência do beneficiário, ponderada pelo total de beneficiários com cobertura hospitalar (x 1000)

Mapa do Ressarcimento: Distribuição Geográfica Distribuição percentual das AIHs notificadas por UF do prestador de serviço, ponderada pelo total de beneficiários com cobertura hospitalar

Mapa do Ressarcimento: Distribuição Geográfica Os estados com maior número de notificações, em número absoluto, são: UFAIH NOTIFICADAS % Sudeste ,97 Nordeste ,09 Sul ,7 Centro-Oeste ,44 Norte ,79 TOTAL Atendimentos por região (segundo a UF do prestador de serviços) - Números absolutos -  São Paulo (43,84%)  Minas Gerais (9,89%)  Rio de Janeiro (7,2%)  Paraná (5,9%)  Rio Grande do Sul (4,34%)

Mapa do Ressarcimento: Distribuição geográfica Quantidade total de AIHs e percentual ponderado por beneficiário, segundo a UF do prestador de serviço

Mapa do Ressarcimento: Deslocamentos entre UFs 15 estados buscam SÃO PAULO como destino secundário dos atendimentos SÃO PAULO é o estado com maior procura inter- regional: 94,7% das pessoas que buscam o SUS o fazem dentro do estado Em segundo lugar vêm os estados do RIO GRANDE DO SUL, com 93,5% e em terceiro, PARANÁ, com 92,8%

 R$ 335,74 milhões arrecadados pelo ressarcimento de janeiro a novembro de aumento de 82% em relação ao valor total arrecadado no ano inteiro de 2013  R$ 673,66 milhões arrecadados de 2011 a 2014 Valores arrecadados no ressarcimento *até novembro Receitas totais arrecadadas de 2000 a 2014 – Valor (R$ milhões)

Valores encaminhados à dívida ativa  R$ 189,64 milhões encaminhados para inscrição em dívida ativa de janeiro a novembro de 2014  R$ 510,71 milhões encaminhados de janeiro de 2011 a novembro de 2014 * Até novembro Inscrição Dívida Ativa 2006 a 2014 – Valor total enviado no período (R$ milhões)

Melhoria do processo de ressarcimento  Sistema online para a tramitação digital de pedidos de impugnação e recurso dos processos de ressarcimento ao SUS  Permite que as operadoras possam enviar eletronicamente os documentos, dando mais agilidade e melhorando o processo de ressarcimento, com maior controle e redução de custos  A partir de 6 janeiro de 2015, todas as impugnações e recursos deverão ser encaminhadas exclusivamente pelo PERSUS 18 PERSUS – Protocolo Eletrônico do Ressarcimento ao SUS

Cartão Nacional de Saúde para todos  O aplicativo CADSUS STAND ALONE (Datasus/MS) será usado pelas operadoras para atribuir o número do CNS a todos os beneficiários de planos de saúde  Com a ferramenta, a emissão dos números pelas operadoras será feita em lote, agilizando o processo  A medida ajudará a construir uma base nacional de informações, aprimorando a gestão da saúde As operadoras terão 6 meses para informar aos seus beneficiários o número do CNS

Melhor identificação de beneficiários Identificação padronizada  A partir de 2015, as operadoras serão obrigadas a disponibilizar aos beneficiários um conjunto padronizado de informações sobre o seu plano de saúde: a Identificação Padrão da Saúde Suplementar As operadoras terão 1 ano para informar aos seus beneficiários as informações padronizadas  A ação vai qualificar a identificação dos beneficiários sobre o seu plano de saúde e facilitar a comunicação entre a ANS, operadoras e consumidores

Melhor identificação de beneficiários  Os consumidores podem consultar pelo portal da ANS os seus dados informados pelas operadoras através do sistema COMPROVA  Pelo sistema, os consumidores também podem informar se há algum dado incorreto que precisa ser corrigido  Medida garante ao consumidor acesso à informação e mais agilidade nas consultas aos dados cadastrais  para esclarecimentos e informações: COMPROVA

Obrigada! | Disque ANS: ansreguladora