1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
SEMINÁRIO.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Área do conhecimento: Biologia
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CONHECENDO PELA LEITURA
Avaliação Mediadora.
OBJETIVO DA REFLEXÃO Conhecer o instrumento CHECKLIST DA SALA DE AULA e os procedimentos tanto para autoavaliação pelo professor quanto o acompanhamento.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Prática Pedagógica Revisão de prova: a reconstrução da aprendizagem Gloria Cardoso de Almeida Cruz
Portfólio de Matemática
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Ajude – me!!.
Programa Ler e Escrever
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Quando falamos em aprender...
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
Departamento do Ensino Secundário
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
AULA 6 Como Estudar.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Aprender a aprender na Universidade
Técnicas dos alunos de sucesso
Decisões.
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!
Trabalhando com Grupos
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
A aula expositiva Objetivo: Preparar plano de aula expositiva
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Forma Canônica e Definições
Construído para aprender desde o nascimento até a velhice, nosso mais complexo órgão, o cérebro, tem uma organização surpreendente.
Prof. Aron Roberto Ferreira
Contrato pedagógico Linguagem verbal midiática Segundo Semestre 2009
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Didática da alfabetização
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
- Dois cérebros nunca são iguais: genética e ambiente têm impacto expressivo na sua formação e especialização.
Por que o jornal na escola?
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Escola... Qual o perfil da sua?.
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Conscientização sobre a importância do SARESP
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Parte I - Introdução à Metodologia Científica Profa. Ms Renata Bianchi.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE AGRONOMIA DISCIPLINA: METODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA PROF: JANETE GOUVEIA MACAÍBA/
Transcrição da apresentação:

1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS

1.1 Aprender a aprender na faculdade Informação sobre tirar proveito do curso. 1º lugar → Muita coisa em relação ao 1 e 2º graus → compreender para adaptar-se Curso médio → horário e controle da saída; tarefas diárias; uniforme e classes homogêneas; programas com dificuldades iguais para todos; diretores e professores dão ordens e fiscalizam seu cumprimento.

Universidade → não se exige o rigor do ensino médio com horários; não se tem tarefas diárias; salas de aulas mais amplas e muito heterogêneas; graus diferentes de dificuldades; aluno condutor de sua disciplina e estudos. Serão todos adultos? Necessidade de visualizar nova situação e se posicionar .

Mudança → autodisciplina Constatação → muitos alunos não aprenderam a estudar. Deve-se saber orientar seus estudos Provas → examinam o quanto o quanto se reteve e como é capaz de reproduzi-lo adequadamente. Curso superior → instrumentar-se para o trabalho científico.

“aprender é aumentar o cabedal de recursos que dispomos para enfrentar os problemas que nos apresenta a vida cultural”. Mira y Lopez

Discute-se muito a respeito de como estudar e sua necessidade, mas não se discute como colocar em prática métodos que facilitem essa ação. Necessidade → conhecer a maneira mais econômica e mais eficiente de estudar para aprender de fato, para crescer culturalmente → objetivo do capítulo.

1.2 Tempo para estudar 1º passo → reorganizar a vida para abrir espaço para p estudo e planejar o melhor aproveitamento de seu tempo. Desculpas.... → como pretende estudar, quem não pode estudar? È preciso descobrir tempo para estudar

1.3 Para descobrir tempo Fazer um quadro de seu dia-a-dia, vendo os espaços ociosos e os novos espaços para estudo. Não basta descobrir tempo: é necessário desenvolver técnicas produtivas para tornar qualquer tempo produtivo.

1.4 Programar a utilização do tempo Tempo de estudo e trabalho bem aproveitados → lazer garantido. Além de determinar os espaços, devemos determinar o que estudar em cada horário → evita estudar só o que queremos. Perseverança é fundamental. Atividades → preparação para a aula, revisão de aula e revisões gerais para prova.

1.5 Horário de preparação para a aula Ter a mão → programa, material de estudo. Leitura prévia → marcações no texto que exigirão entendimento durante a aula e regulam a atenção → dúvida inteligente. Leitura prévia → Melhor qualidade dos apontamentos e anotações

1.6 Horário das revisões das aulas Procurar questionar o assunto da aula e responder claramente às questões ao menos mentalmente (sugiro registro escrito). Entendi, mas não sei me expressar? A dificuldade de expressão revela que as idéias não estão claras e distintas

Espécies de revisão Revisão imediata → entre as aulas → informações estão frescas. Revisões globalizadoras → síntese, reunião, integração das partes → preparação para os exames.

1.7 Horário das revisões pra provas e exames Provas → induzir o aluno a revisões globalizadoras periódicas. Não é hora de entender, mas de rever. Estudo deve ser um processo de desenvolvimento lento e constante para que possa dar bons frutos em tempo oporturno.

1.8 O Grande tempo de todo estudante São as aulas Aluno que não aproveita as aulas é um incoerente. Perder tempo durante as aulas → insanidade. Freqüentar as aulas para a orientação do professor.

“O mestre não reparte sua ciência entre os alunos, nem fica mais pobre de conhecimentos depois de cada aula, porque o aluno adquire por si mesmo a ciência sob a ajuda externa do mestre”. Professor mediador entre o programa e o aluno. Freqüentar as aulas uma necessidade.

1.9 como aproveitar o tempo das aulas Freqüência e cumprir horários. Levar material adequado. Silêncio exterior e interior → condição material para uma boa aula → autodisciplina.

Participação, tomar apontamentos, não ficar com dúvidas, se necessário procurar professor após a aula. Relação professor-aluno → clima cordial, diálogo.

1.10 Como aproveitar o tempo em reuniões de grupo Inicio do semestre → organizar grupos de estudo → facilidade de se comunicar e se encontrar fora da universidade.

Exigências de um bom trabalho em grupo 1. 1ª reunião Programar reuniões e distribuir tarefas 2. Leitura prévia dos textos 3. Apresentam dos conteúdos dos textos. 4. Aprofundar debate só após primeira leitura do texto. 5. Debates

Material necessário e preparação para o debate.