1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
1.1 Aprender a aprender na faculdade Informação sobre tirar proveito do curso. 1º lugar → Muita coisa em relação ao 1 e 2º graus → compreender para adaptar-se Curso médio → horário e controle da saída; tarefas diárias; uniforme e classes homogêneas; programas com dificuldades iguais para todos; diretores e professores dão ordens e fiscalizam seu cumprimento.
Universidade → não se exige o rigor do ensino médio com horários; não se tem tarefas diárias; salas de aulas mais amplas e muito heterogêneas; graus diferentes de dificuldades; aluno condutor de sua disciplina e estudos. Serão todos adultos? Necessidade de visualizar nova situação e se posicionar .
Mudança → autodisciplina Constatação → muitos alunos não aprenderam a estudar. Deve-se saber orientar seus estudos Provas → examinam o quanto o quanto se reteve e como é capaz de reproduzi-lo adequadamente. Curso superior → instrumentar-se para o trabalho científico.
“aprender é aumentar o cabedal de recursos que dispomos para enfrentar os problemas que nos apresenta a vida cultural”. Mira y Lopez
Discute-se muito a respeito de como estudar e sua necessidade, mas não se discute como colocar em prática métodos que facilitem essa ação. Necessidade → conhecer a maneira mais econômica e mais eficiente de estudar para aprender de fato, para crescer culturalmente → objetivo do capítulo.
1.2 Tempo para estudar 1º passo → reorganizar a vida para abrir espaço para p estudo e planejar o melhor aproveitamento de seu tempo. Desculpas.... → como pretende estudar, quem não pode estudar? È preciso descobrir tempo para estudar
1.3 Para descobrir tempo Fazer um quadro de seu dia-a-dia, vendo os espaços ociosos e os novos espaços para estudo. Não basta descobrir tempo: é necessário desenvolver técnicas produtivas para tornar qualquer tempo produtivo.
1.4 Programar a utilização do tempo Tempo de estudo e trabalho bem aproveitados → lazer garantido. Além de determinar os espaços, devemos determinar o que estudar em cada horário → evita estudar só o que queremos. Perseverança é fundamental. Atividades → preparação para a aula, revisão de aula e revisões gerais para prova.
1.5 Horário de preparação para a aula Ter a mão → programa, material de estudo. Leitura prévia → marcações no texto que exigirão entendimento durante a aula e regulam a atenção → dúvida inteligente. Leitura prévia → Melhor qualidade dos apontamentos e anotações
1.6 Horário das revisões das aulas Procurar questionar o assunto da aula e responder claramente às questões ao menos mentalmente (sugiro registro escrito). Entendi, mas não sei me expressar? A dificuldade de expressão revela que as idéias não estão claras e distintas
Espécies de revisão Revisão imediata → entre as aulas → informações estão frescas. Revisões globalizadoras → síntese, reunião, integração das partes → preparação para os exames.
1.7 Horário das revisões pra provas e exames Provas → induzir o aluno a revisões globalizadoras periódicas. Não é hora de entender, mas de rever. Estudo deve ser um processo de desenvolvimento lento e constante para que possa dar bons frutos em tempo oporturno.
1.8 O Grande tempo de todo estudante São as aulas Aluno que não aproveita as aulas é um incoerente. Perder tempo durante as aulas → insanidade. Freqüentar as aulas para a orientação do professor.
“O mestre não reparte sua ciência entre os alunos, nem fica mais pobre de conhecimentos depois de cada aula, porque o aluno adquire por si mesmo a ciência sob a ajuda externa do mestre”. Professor mediador entre o programa e o aluno. Freqüentar as aulas uma necessidade.
1.9 como aproveitar o tempo das aulas Freqüência e cumprir horários. Levar material adequado. Silêncio exterior e interior → condição material para uma boa aula → autodisciplina.
Participação, tomar apontamentos, não ficar com dúvidas, se necessário procurar professor após a aula. Relação professor-aluno → clima cordial, diálogo.
1.10 Como aproveitar o tempo em reuniões de grupo Inicio do semestre → organizar grupos de estudo → facilidade de se comunicar e se encontrar fora da universidade.
Exigências de um bom trabalho em grupo 1. 1ª reunião Programar reuniões e distribuir tarefas 2. Leitura prévia dos textos 3. Apresentam dos conteúdos dos textos. 4. Aprofundar debate só após primeira leitura do texto. 5. Debates
Material necessário e preparação para o debate.