Assistência Farmacêutica e o Programa Farmácia Popular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGENDA TOCANTINENSE DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE
Advertisements

Apoio Integrado e Coletivo MS
Plano “VISA na Atenção Básica”
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde
Organização da Assistência Farmacêutica no SUS Setembro/2007
Garantia de Acesso aos Medicamentos, em nível ambulatorial, no SUS.
Assistência Farmacêutica no SUS.
Carlos Alberto Pereira Gomes Gerente de Assistência Farmacêutica
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
Ministério da Saúde POLÍTICA DE INCENTIVO EXECUÇÃO DE METAS E DE RECURSOS FINANCEIROS
Estrutura e Governança
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
OPERATIVO ESTADUAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde - SDSS Março 2006 Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Território e a Regulação do Mercado de Atenção Mercado de Atenção Suplementar à Saúde.
PARÂMETROS PARA PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Política Nacional de Humanização
A Saúde do Homem como Prioridade de Governo
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS
Goiânia, junho de 2013 Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS.
FUNDAÇÃO PARA O REMÉDIO POPULAR
Assistência Farmacêutica na Atenção Básica
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Assistência Farmacêutica - A Logística de Tuberculostáticos
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Fluxo logístico dos medicamentos antirretrovirais: da aquisição à entrega ao almoxarifado estadual/municipal Equipe de Logística Coordenação: Coordenação-Geral.
Programa Nacional de Triagem Neonatal
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
MARIA AUXILIADORA ZANIN
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Os Programas de Provimento:
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Seminário Estadual do Projeto QualiSUS Rede Subprojeto da Região de Entre Rios/PI 23 de abril de 2015.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Associação Brasileira
Encontro Estadual do PMAQ
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
Jardel Corrêa de Oliveira 46º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Fraiburgo - SC.
Projeto de Lei de Orçamento Anual da União - PLOA - Exercício 2015.
Transcrição da apresentação:

Assistência Farmacêutica e o Programa Farmácia Popular Encontro Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos PCdoB Farm. Marco Aurélio Pereira Coordenador Programa Farmácia Popular do Brasil Marco Aurélio Pereira Coordenador Programa Farmácia Popular DAF/SCTIE/MS

Política Nacional de Medicamentos – Port. Gab/MS 3916/98. 1ª Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica 15 e 18 de setembro de 2003 “Acesso, Qualidade e Humanização da Assistência Farmacêutica com Controle Social”. Política Nacional de Assistência Farmacêutica – Res. 338/04 Política Nacional de Assistência Farmacêutica é parte integrante da Política Nacional de Saúde política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais

ORGANOGRAMA DA SCTIE/MS DECIIS DAF DECIT CGG CGAFB CGAFME CEAF Dep. Gestão Incorp. Tecnologia A.F Básica Estratégico Especializado

Políticas de Acesso a Medicamentos no SUS no nível ambulatorial Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica Componente Básico da Assistência Farmacêutica Componente Especializado da Assistência Farmacêutica Programa Farmácia Popular do Brasil 4

INFORMAÇÃO SOBRE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA... 6

QUALIFAR-SUS O Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando a uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.

EIXO ESTRUTURA QUALIFAR-SUS - 2012 Transferência de recurso financeiro para a estruturação dos serviços farmacêuticos em 20% dos municípios do BSM até 100.000 mil habitantes (453 municípios) Atenção Básica SAS/DAB PMAQ QUALIFAR SUS SCTIE/DAF REQUALIFICA UBS Aprovada Meta Específica COAP – 8.2

Ações de Educação Ensino Farmacêutico

Farmácia Popular do Brasil

LANÇADO EM 2.004 Sistema de ressarcimento de custo; Parcerias governos e filantrópicos; Rede diferenciada de farmácias com lay-out próprio 112 itens + preservativos; Fiocruz adquire e distribui os medicamentos e o cidadão paga o custo do medicamento adquirido que é cerca de 10% do preço em farmácia; Fiocruz adquire os mobiliários e equipamentos; MS custeia adequação da área física (R$ 50.000,00) e repassa mensalmente R$ 10.000,00 Não há custos para os parceiros com aquisição de medicamentos e equipamentos.

LANÇADO EM MARÇO DE 2.006 Sistema de Co-pagamento; Participação do setor privado; Credenciamento via Caixa Econômica Federal; Valor de Referência por medicamento; MS subsidia 90% do Valor de referência; Cidadão paga 10%; Regras definidas para dispensação

Estratégias de ação com o Farmácia Popular PLANO DE COMBATE – DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

OBRIGADO @marcofarma