Atividade 5: Quem são os migrantes? Diapositivo 1: Objetivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprende a ser um verdadeiro detetive!
Advertisements

O Desenvolvimento da Fé em Crianças de 6 a 9 anos
Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
Dois modos de ler a Bíblia.
Comunicação e Animação de Grupos
EMRC Educação Moral e Religiosa Católica.
Unidades de Ensino da Microsoft
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
A situação da Igualdade de Género em Portugal
Gênero e Normas da OIT As duas fases no tratamento de Gênero pela OIT:
O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos
Perfil de 10 a 12 anos É a idade quando as decisões das
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
«NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO,
Fraternidade.
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Interpretação “Não há sentido sem interpretação. Ela é sempre passível de equívoco. Os sentidos não se fecham, não são evidentes, embora pareçam ser.
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
A Origem da Psicologia Científica
Programação e Sistemas da Informação
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
Direitos e responsabilidades
Quando falamos em aprender...
LIÇÕES DA VIDA.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
“Saber a verdade sobre sua paternidade é um legítimo interesse da criança; um direito humano que nenhuma lei pode frustrar”.
Ester viana larissa darque
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
Em busca de uma compreensão
Atividade1: Por que razão migram as pessoas? Diapositivo 1: Objetivos
Curso de Pedagogia:Gestão e Tecnologia Educacional
Projecto de Identidade Pessoal
Direito Internacional Público.
Arte da imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento

Direitos e Deveres Cidadania.
Atividade 9: Como são retratados os migrantes nos media? Diapositivo 1: Objetivos >Explorar de que forma é retratada a migração nos media >Aprender a reconhecer.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Lições da Vida Letícia Thompson.
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Liderando em Tempos Difíceis
Formação Cívica Regras básicas.
CARTA DA TERRA Para crianças.
Era uma vez ………….
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Vamos compartilhar poesia
Guia do educador Positive Images Um recurso sobre migração e desenvolvimento Banco de recursos Positive Images Positive Images Toolkit. Educator’s guide1.
Palavras que as mulheres usam e que os homens deveriam saber interpretar para o seu próprio bem!
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
“TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007”
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Efeméride de 10 de dezembro
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
Diversidade Religiosa Escola Estadual Dr.Leopoldino Loureiro Ferrreira
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
Lição 05 Moisés, o guia dos filhos de Israel Igreja: Prof.:
Sócrates “Só sei que nada sei”.
Eterno.
OS DIREITOS DA CRIANÇA “O mundo que deixamos às nossas crianças depende das crianças que deixarmos ao nosso mundo”
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
No grande Conflito, cada um deve seguir a um dos dois líderes em disputa. Seguir a Jesus nos faz «companheiros de armas», companheiros que lutam juntos.
A HISTÓRIA DO LÁPIS.
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Transcrição da apresentação:

Atividade 5: Quem são os migrantes? Diapositivo 1: Objetivos Compreender o significado dos termos refugiado, pessoa que pede asilo e trabalhador migrante. Saber mais sobre quem são os migrantes Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Termo Definição Refugiado Atividade 5: Quem são os migrantes? Diapositivo 2: Conhecer termos do campo lexical de ‘migrante’ Termo Definição Refugiado Uma pessoa que deixou o seu país de origem, porque tem medo de ser perseguida ou maltratada por causa da sua raça, religião, nacionalidade, porque pertence a um determinado grupo social ou por causa da sua opinião política. Daí resulta que não pode pedir proteção ao seu país de origem. Pessoa que pede asilo Uma pessoa que deixou o seu país e requereu o estatuto de refugiado noutro país, estando à espera da decisão do seu pedido. Trabalhador migrante Uma pessoa que tem uma atividade remunerada num país de onde não é natural. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Atividade 5: Quem são os migrantes? Diapositivo 3: Questões Já ouviram estes termos antes? O que sabem acerca deles? Em que situações é que foram usados? Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Fazer um esboço da pessoa que escolheram numa folha de papel A4. Atividade 5: Quem são os migrantes? Diapositivo 4: Instruções para a atividade ‘Criar um perfil’ Fazer um esboço da pessoa que escolheram numa folha de papel A4. Ilustrar quem a pessoa é. Na parte de dentro do perfil, escrever ou desenhar o que a pessoa poderá estar a sentir ou pensar sobre a sua situação. Na parte de fora, escrever ou desenhar sobre a situação que a pessoa enfrenta no mundo exterior, no seu país de origem e no seu novo país. Por exemplo, pensar no que levou a pessoa a sair do seu país e a sua situação legal atual. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Atividade 5: Quem são os migrantes? Diapositivo 5: Palavras terra vida melhor guerra civil perseguição ameaças estabilidade no emprego as pessoas aceitam as pessoas passam fome os alunos não vão à escola sem liberdade vidas em perigo rejeitado não ter liberdade de expressão deixar tudo para trás pessoa que pede asilo trabalhador migrante refugiado enfermeiro trabalhador simpático professor mãe de três crianças vizinho todas as mulheres do mundo filha resiliente impulsivo sorri quando está nervoso em busca de saiu para aprender decisão governamental estudar legal um estatuto uma pessoa Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Qual o significado destes termos? Por que razão são importantes? Atividade 5: Quem são os migrantes? Diapositivo 6: Perguntas de revisão Como podemos definir refugiado, pessoa que pede asilo e trabalhador migrante? Qual o significado destes termos? Por que razão são importantes? Aprenderam algo de novo sobre quem são os migrantes? Partilhem as vossas opiniões com o grupo. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Atividade 5: Quem são os migrantes? Diapositivo 7: Questões O que pensa o autor sobre a sua identidade? Qual a sua perceção sobre o modo como é visto pelos outros? Qual a sua perceção sobre o facto de a sua identidade poder ser alterada devido aser uma pessoa que pede asilo? Que pensamentos e sentimentos manifesta o autor? Já alguma vez se sentiram assim? Quando é que se sentiram assim? De que modo é que este poema vos ajuda a compreender o que é ser migrante? Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento