Higienização das mãos de Profissionais de Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marcia Cabral Enfermeira
Advertisements

INFECÇÃO DO SÍTIO CIRÚRGICO
ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
COLETA, TRANSPORTE E PROCESSAMENTO
Racionalização da Higienização das Mãos
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
Contato: AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO SÊMEN DE EQUINOS DA RAÇA MANGALARGA MARCHADOR   Camila Hamond1, Júlio Jacob2, Gabriel Martins 1,
PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DE AGENTES INFECCIOSOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE CDC 2007 GUIDELINE DE PRECAUÇÕES PARA ISOLAMENTO Hospital de Pronto Socorro Direção.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
Ações de Suporte Assistencial
PROF/ENFª. TATIANY CAVALCANTE
ISOLAMENTO.
SISTEMA IMUNOLÓGICO.
Higienização das mãos.
Profa. Leticia Lazarini de Abreu
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTA)
O CONTROLE DAS INFECÇÕES ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS!
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 3
ASSEPSIA, ANTI-SEPSIA E ESTERILIZAÇÃO
Higienização das Mãos.
Higiene e Saúde dos Manipuladores
Bacilos Gram Negativos não fermentadores (Pseudomonas e Acinetobacter) Faculdade de Farmácia Universidade Federal do Pará/UFPA Belém/PA Profa. Marta Chagas.
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
Streptococcus e Enterococcus
Controle de Infecção Hospitalar
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
Cuidado e Importância do Uniforme dos Profissionais da Saúde – NR32
CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE LAVAGEM
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa
Biossegurança em Odontologia
Segurança Ocupacional
Degermação das mãos e antebraços
Técnicas Assépticas 1.Introdução A existência de microrganismos no ambiente Justifica a aplicação de técnicas que produzem O seu número e proporcionam.
Curso de Odontologia - turma 202A03
Assistência de enfermagem ao cliente em uso de curativos
PRODUTOS DE TECNOLOGIA
Ressuscitação Cardiopulmonar no adulto em ambiente hospitalar
Principais medidas de barreira na prevenção das IRAS
HIGIENE DE MÃOS FABIANA MENDES NCIH-NSP/HMIB
INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA DAS IRAS
Identificação de Cocos Gram-positivos
Prevenção da Gripe A Orientações para a concepção de um Plano de Contingência.
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
Higienização das mãos com ÁLCOOL GEL
Papiloma Humano.
PRE E POS TESTE NÃO DEVEM TER FEEDBACK – POIS É UMA AVALIAÇÃO
ENFERMARIA LIMPEZA E PREPARO DA UNIDADE DO PACIENTE
Sem feedback Testes para o começo do curso.
Métodos de controle bacteriano
Assepsia e Anti-sepsia
INFECÇÃO HOSPITALAR.
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Profº Enf. Rosangela Rosa
Cuidados Preventivos: Assepsia e Controle de Infecções
Controle de Infec ç ão nas Institui ç ões de Sa ú de. Higienização d as mãos Indicação para o uso de luvas de procedimento e estéreis Profa. Dra Lívia.
INFLUENZA A (H1N1) GRIPE SUÍNA.
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR
Higiene das mãos Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
HIGIENE e MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS ESTÉRIEIS
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
Profª.Ms. Alexander de Quadros
MÉTODOS DE ASSEPSIA, DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO
Higiene das mãos. O modo mais frequente de transmissão de infecções é por contacto directo entre as pessoas, através de equipamentos e materiais contaminados.
Enfermeira: Neusa Acadêmica : Alissa
CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: SEMIOLOGIA DURAÇÃO: 140 HORAS/AULA PROFESSORA: MARIA APARECIDA A. DANTAS.
Transcrição da apresentação:

Higienização das mãos de Profissionais de Saúde Baseado no Manual Técnico de Higienização das Mãos em Serviços de Saúde da ANVISA

A pele das mãos tem dois tipos de flora microbiana: I - Flora transitória II - Flora residente

A flora transitória fica localizada na superfície da pele e é formada por microrganismos que adquirimos no contacto com o ambiente quer seja animado ou inanimado. Qualquer tipo de microrganismo pode ser encontrado transitoriamente nas mãos, apesar de ser mais comum encontrar bacilos Gram negativo (p.ex. Escherichia coli e Pseudomonas) e cocos Gram positivo (p.ex. Staphylococcus) – os agentes bacterianos mais frequentemente causadores de infecção hospitalar. Têm um curto tempo de sobrevivência, um elevado potencial patogênico e são facilmente transmitidos por contacto. A lavagem das mãos com sabão simples remove-os com facilidade.

A flora residente existe normalmente na epiderme onde se multiplica, tendo funções importantes de prevenção da colonização com a flora transitória. Aquela flora é constituída principalmente por bacilos e cocos Gram positivo e anaeróbios. Raramente causa doença a não ser quando introduzida traumaticamente nos tecidos ultrapassando as barreiras naturais, pelo que tem pouco significado nos procedimentos clínicos de rotina. Estes microrganismos não são facilmente removidos pela ação mecânica da lavagem das mãos sendo necessário recorrer à ação química de um anti-séptico associado ou não ao agente de lavagem.

As mãos são o principal veículo de transmissão dos microrganismos de um indivíduo para outro. Assim sendo, a lavagem das mãos é a principal medida de controle da infecção nosocomial.

  O QUE É HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS? É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba a higienização simples, a higienização anti-séptica, a fricção anti-séptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos, que serão abordadas mais adiante.

Importante Antes de iniciar qualquer uma dessas técnicas, é necessário retirar jóias (anéis, pulseiras, relógio), pois sob tais objetos podem acumular-se microrganismos. A NR32, que versa sobre Saúde e Segurança no trabalho em Serviços de Saúde, proíbe o uso de adornos.

HIGIENIZAÇÃO SIMPLES DAS MÃOS Finalidade Remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos. Duração do procedimento: 40 a 60 segundos.

Importante • No caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel-toalha. • O uso coletivo de toalhas de tecido é contra-indicado, pois estas permanecem úmidas, favorecendo a proliferação bacteriana. • Deve-se evitar água muito quente ou muito fria na higienização das mãos, a fim de prevenir o ressecamento da pele.

HIGIENIZAÇÃO ANTI-SÉPTICA DAS MÃOS Finalidade Promover a remoção de sujidades e de microrganismos, reduzindo a carga microbiana das mãos, com auxílio de um anti-séptico. Duração do procedimento: 40 a 60 segundos

FRICÇÃO ANTI-SÉPTICA DAS MÃOS (COM PREPARAÇÕES ALCOÓLICAS) Álcool Gel ou álcool glicerinado Finalidade Reduzir a carga microbiana das mãos (não há remoção de sujidades). A utilização de gel alcoólico a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas. Duração do Procedimento: 20 a 30 segundos.

AGENTES ANTI-SÉPTICOS São substâncias aplicadas à pele para reduzir o número de agentes da microbiota transitória e residente. Entre os principais anti-sépticos utilizados para a higienização das mãos, destacam-se: Álcoois, Clorexidina, Compostos de iodo, Iodóforos e Triclosan.

PAPEL-TOALHA O papel-toalha deve ser suave, possuir boa propriedade de secagem, ser esteticamente aceitável e não liberar partículas. Na utilização do papel-toalha, deve-se dar preferência aos papéis em bloco, que possibilitam o uso individual, folha a folha. Importante Na aquisição de produtos anti-sépticos, deve-se verificar se estes estão registrados na Anvisa/MS. As informações sobre os produtos registrados na Anvisa/MS utilizados para a higienização das mãos estão disponíveis no endereço eletrônico: http://www.anvisa.gov.br/scriptsweb/index.htm