A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS

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Transcrição da apresentação:

A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS Tema da apresentação a direita EXPERIMENTOS: A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS

Experimento 01: A evaporação Objetivos • Entender uma das transformações que ocorrem no ciclo da água. • Entender a evaporação como transformação lenta de água em vapor. Os materiais que vamos utilizar são: • • papel-toalha; • • 1 prato de plástico; • • 1 conta-gotas; • • 1 copo

Agora, reflita e discuta com seus colegas de grupo: • O que influencia a velocidade de evaporação da água? Faça uma lista das hipóteses levantadas. 1. Vamos, agora, colocar duas gotas de água no papel-toalha, uma num recipiente fechado (tampe o copo com um saquinho plástico) e a outra no ambiente aberto. •Anote as observações e o tempo que demorou para secar o papel-toalha no ambiente fechado, bem como no ambiente aberto.

2. Pingue duas gotas de água em dois pratinhos 2. Pingue duas gotas de água em dois pratinhos. Pingue um pratinho exposto ao vento e o outro protegido do vento. • Anote as observações e o tempo que demorou para evaporar as gotas de água expostas ao vento e as gotas protegidas do vento. 3. Usando o Sol como fonte de calor, pingue uma gota de água no pratinho e outra em papel toalha. Note que, no papel, a superfície da gota que está esparramada é maior. • Anote as observações e o tempo que demorou para evaporar as gotas de água do pratinho e a do papel-toalha.

Conclusões Os grupos devem discutir as respostas de cada um e, depois, fazer uma discussão com toda a classe. Discutam também as seguintes questões: •• Por que se pendura a roupa no varal para que essa seque mais rapidamente? •• Quando chove, retira-se água do ar. Desta forma, a água no ar não acabaria? •• Como se renova a água na atmosfera para formar novas nuvens?

Experimento 02:Ciclo da água No ambiente, a água apresenta-se nos estados líquido, sólido e gasoso, estando em constante interação com o solo, a atmosfera, a vegetação e a fauna. A compreensão dessa interação não é simples, pois a água muda de estado em muitas ocasiões, e em outras, sua existência não é evidente, como quando se infiltra, deixando o solo úmido, ou quando se torna invisível, na forma de vapor. A água pode estar armazenada no subsolo e também é parte integrante dos seres vivos, em que sua presença não é evidente à primeira vista. Pode-se imaginar que a água pratica um verdadeiro jogo de “esconde-esconde” conosco, sendo um desafio identificá-la sempre que ela está presente.

Questão De onde vem a água da chuva? Levantando hipóteses Fabricando a chuva Simulação do ciclo da água em sistema fechado. Observe o ciclo evaporação-condensação, tendo com fonte de energia o Sol. Material •• 1 aquário ou bacia com água e um corante qualquer; •• 1 proveta ou copo, um funil, 1 película plástica (filme); •• algodão; •• fita crepe.

Agora, de acordo com a figura, monte o experimento

•• Coloque água misturada com corante no aquário, até a altura aproximada de 3 cm. •• No centro do aquário, coloque a proveta graduada com o funil, que servirá para coletar a água condensada. •• Cubra o aquário com a película de plástico, de forma que o sistema seja vedado, fazendo uma inclinação em direção ao funil. •• Colocar sobre a película uma camada fina de algodão, que deverá ser mantida úmida durante o experimento, para que essa área permaneça resfriada. •• Monte o experimento em local que tenha luz solar durante o período de observação. Em dias ensolarados, é necessário, no mínimo, duas horas de exposição, para se obter um resultado significativo.

Agora, responda: 1. Quais as transformações que você conseguiu identificar nesse sistema? 2. Quantas hipóteses se confirmaram? 3. Você agora consegue explicar como a chuva é formada? 4. Compare as partes do modelo utilizado para simular a chuva com os componentes reais da natureza. O que você conclui?